Buscar

TPI - Gerenciamento de Portfólio e PMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

trabalho de
participação individual
	matriz
	Disciplina: Gerenciamento de Portfólio e PMO
	Turma: 05 
	Nome: Jéssica Pompilha Santana Moura
	ROL escolhida: Aula 01
	resenha crítica sobre a reunião On-line
	Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:
· o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.
 
Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.
	Todo gerente de projeto precisa saber a diferença entre Portfólio de Projetos e Portfólio de Produtos. O portfólio de projetos são os projetos que atingem a estratégia da empresa. Como por exemplo missão, visão, valores e metas. Através desses portfólios (projetos) são alcançados os objetivos estratégicos dessa organização. Já o portfólio de produtos é um processo de decisão pelo qual uma lista de produtos é revisada e atualizada.
Efetuamos o gerenciamento de portfólio para selecionar as melhores opções fornecendo total transparência nas tomadas de decisão. Como por exemplo, comparar entre diversos projetos qual seria o melhor para implementação, nesse caso, ele faz um comparativo entre as informações, como prazo de finalização do projeto, retorno, custo e diversos outros pontos que podem ser considerados.
Outro objetivo que podemos dar ênfase no objetivo do gerenciamento de portfólio é o aumento da probabilidade de alcançar o retorno sob o investimento do projeto (ROI). 
Precisamos entender primeiramente quais são os 4 pilares da gestão de portfólio:
Primeiro pilar seria a Governança de portfólio. Governança é diferente de gerenciamento, a governança dita as regras e diretrizes, não executa atividades, ao contrário do gerenciamento;
Segundo pilar seria a metodologia, que seria adaptar uma metodologia escolhida dentro daquele projeto trazendo diversas melhorias;
Terceiro pilar seria a tecnologia que traz sistemas de informações melhores para auxílio no projeto;
Quarto pilar seria trazer pessoas capacitadas tecnicamente e comportamentalmente. 
Estruturalmente falando de governança podemos dizer que ela tem uma visão não muito aprofundada do projeto, garante que o gerenciamento de portfólio seja seguido à risca. Esse time de governança tem autoridade de avaliar todo o desempenho e tomar todas as decisões necessárias, incluindo suspensão, alteração ou realocação de qualquer recurso ou componente.
Outro ponto seria a definição de um PMO (Project Management Office) – escritório de gerenciamento de projeto - Não tem a função de gerenciar um projeto, porém não há nada que negue um PMO fazer o gerenciamento. A principal função de PMO é ter um olhar de governança sob os projetos, criando metodologias que serão aplicadas no gerenciamento, também é responsável por dar suporte ao gerentes dos projetos.
De acordo com o PMBOK® um Project management office (PMO) ou escritório de gerenciamentos de projetos (EGP) é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas.
De acordo com Casey e Peck (2001) os escritórios de projetos dividem-se em 3 níveis:
· Estação Metereológica (Weather Station) – relata o andamento e condições do projeto, sem engajamento direto. O objetivo principal é padronizar a comunicação. Sendo um facilitador na coleta e divulgação das informações. É o modelo mais simples de escritório de projetos. 
· Torre de Controle (Control Tower) – dá a direção, procedimentos, mentorias e faz auditoria ou qualquer outra iniciativa necessária para atingir os objetivos que são: aplicação de metodologia, garantir a compreensão do tema por todos, habilita os gerentes de projetos, realiza a gestão das lições aprendidas, concentrando na excelência do gerenciamento.
· Pool de Recursos (Resource Pool) – realiza contratação, capacitação alocação e define os papéis de cada um no projeto. É o nível mais complexo, pois além de todas as demais funções citadas acima, ainda inclui toda a parte de recursos humanos. 
Conclui-se que um bom gerenciamento de portfólio, remete no cumprimento de metas e objetivos definidos pela empresa, controlando riscos, prazos, custos e riscos de vários projetos. Com objetivo de suprir todas as necessidades referente à recursos financeiros, sistêmico, infraestrutura. O papel do escritório de projetos está cada vez mais consolidado, pois as organizações estão obtendo resultados estratégicos favoráveis, gerando lucro e vantagem competitiva em relação ao que se tem ultimamente no mercado. 
Bibliografia 
ALMEIDA, Norberto de Oliveira. Gerenciamento de portfólio e PMO. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. 
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK 6ª. Ed. – EUA: Project Management Institute, 2017.
	
	1
	2 
	
	
	
	3

Outros materiais