Buscar

Prova dos retentores, posicionamento dos pônticos, molde de transferência, remontagem modelos, prova estética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Laura da Cunha Casimiro – 9847387 – 09-06-2020
Prótese Parcial Fixa II - Prova dos retentores, posicionamento dos pônticos, molde de transferência, remontagem modelos, prova estética
Responda à situação clínica, apresentada no arquivo adicionado. Paciente sexo masculino 68 anos, com hipertensão, diabetes descompensada, ansioso, apresentou dor e mobilidade no dente 25.
Planejamento: exodontia do 25 e prótese fixa de 03 elementos metalocerâmica. 
Perguntas:
a) De acordo com as informações acima descritas e os slides do caso clínico no arquivo, haveria um planejamento mais adequado?
Não. Esse é o planejamento mais adequado ao paciente. Após exodontia do dente 25, restou um espaço edêntulo, há paralelismo dos dentes pilares, espaço anodôntico compatível com uma prótese fixa. Além disso, pode-se observar que seus dentes adjacentes (24 e 26) não são hígidos, sendo que o dente 24 já tem um pino intrarradicular e o dente 26 possui uma grande restauração da coroa. Portando, não há indicação de confecção de uma prótese parcial fixa adesiva de 3 elementos e nem prótese fixa ultraconservadora de 3 elementos. A prótese deve conter um pôntico tangenciante, que facilita a higienização, além de que, proximamente, formará papila interdental, que colaborará com o assentamento adequado da prótese. Caso seja necessário, pode-se confeccionar novamente o pino do dente 24.
Antes de tudo, devemos conversar com paciente sobre nossa proposta de tratamento, a fim de quitar suas dúvidas e seus desejos. Antes de propormos estética e funcionalidade, devemos estar atentos à saúde do paciente, não apenas a bucal.
b) Justifique o planejamento proposto.
A prótese parcial fixa de 3 elementos metalocerâmica com pôntico tangenciante foi escolhido, porque esse tipo de pôntico converge na face vestibular na região do terço lingual e palatino, formando uma “rampa” para a higienização. Os dentes pilares 24 e 26, quando observados radiograficamente, apresentavam tamanho das raízes compatível com a prótese, proporção da coroa e raiz compatível, tamanho e forma da coroa necessários para preparo protético e colocação de retentor e inclinação paralela entre os pilares. O paciente possui boa saúde periodontal. Essa opção de prótese fixa restabelecerá a função, a oclusão e estética do paciente, ao mesmo tempo que promoveremos sua saúde.
c) Estabeleça o plano de tratamento (etapas clínicas) para o planejamento proposto, até à sua finalização.
Primeiramente, o paciente passa pela anamnese e exame clínico, análise de exames complementares (radiográficos), aferição da pressão arterial, checagem da glicose do paciente, elaboração do tratamento (exodontia do dente 25 e confecção de prótese parcial fixa metalocerâmica de 3 elementos). 
1. Planejamento-diagnóstico: exodontia do elemento 25 e confecção de prótese parcial fixa de 3 elementos, sendo os dentes 24 e 26 pilares. 
1. Plano de tratamento: confecção de prótese parcial fixa de 3 elementos, metalocerâmica, com pôntico tangenciante para ajudar na higiene do paciente, além de devolver estética e função. Avaliação do núcleo metálico do dente 24 a fim de se confirmar se está adequado. 
1. Moldagem inicial ou de diagnóstico/estudo com alginato e vazamento do gesso: é usado gesso tipo IV para área de dentes e rebordo e gesso tipo III para a base do modelo. Obtenção do modelo de estudo.
1. Montagem do modelo de estudo em ASA. 
1. Enceramento diagnóstico da prótese.
1. Preparos nos dentes pilares 24 e 26: com pontas diamantadas corretas. No dente 24 foi feito um núcleo metálico fundido. 
1. Confecção de provisórias. 
1. Moldagem de trabalho, com material de maior capacidade de cópia e melhor estabilidade como as siliconas e o poliéter; obtenção de modelos de trabalho através do vazamento do modelo com gesso apropriado, montagem do modelo de trabalho no articulador semi ajustável. Enceramento de trabalho da peça protética.
1. Encaminhamento do enceramento para o protético para confecção de estruturas metálicas
1. Prova das estruturas metálicas, checando a adaptação cervical, estabilidade da peça, contorno, ajuste da oclusão e acabamento da margem cervical. Encaminha-se para o protético, as peças unidas com resina, para que ele faça a soldagem das estruturas. 
1. Prova da estrutura metálica soldada. Checa-se todos os princípios ditos acima: adaptação cervical, estabilidade da peça, contorno da estrutura, ajuste da oclusão e acabamento cervical. 
1. Moldagem de transferência feita com alginato ou outro material de moldagem
1. Seleção de cor da parte estética da prótese – cerâmica
1. Prova estética da estrutura metálica + cerâmica para avaliação da cor e outras relações. Glazeamento da estrutura, promove o brilho final da cerâmica. 
1. Cimentação da prótese pronta.
1. Retornos programados para controle e manutenção.
1.

Outros materiais