Buscar

SCALP E CATETER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SCALP E CATETER: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ELES
Scalp e cateter jelco são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico. A técnica consiste na introdução de um dispositivo em uma veia periférica com o objetivo de tirar uma amostra de sangue, administrar drogas via endovenosa ou realizar reposição volêmica e de hemoderivados.
Popularmente conhecido como Butterfly, o scalp borboleta é um dispositivo de infusão intravenoso que deve ficar menos tempo no acesso venoso do paciente do que os cateteres venosos. Esse scalp é composto de agulhas nos calibres 19G, 21G, 23G, 25G e 27G, que ficam acopladas a uma mangueira extensora conectada a uma seringa. 
Os scalps mais antigos não permitiam que o paciente dobrasse o braço para evitar que o equipamento saísse do lugar. Mas o avanço da tecnologia na saúde trouxe uma nova técnica, mais segura e confortável: o cateter intravenoso. Além de evitar vazamento de sangue, esse dispositivo garante mais mobilidade ao paciente.
Qual o objetivo da punção venosa?
A punção venosa com jelco e scalp (o jelco apresenta tamanhos diferentes usadas nas mais diversas situações para a punção venosa, geralmente, em internações mais longas. Composto pela tampa, cápsula, agulha pré-lubrificada e cateter de teflon) tem o objetivo de instalar um cateter no trajeto venoso periférico para coletar sangue venoso; realizar uma infusão contínua de soluções; administrar medicamentos; ou realizar manutenção de uma via de acesso venosa. O procedimento é indicado nos casos de desidratação em adultos e crianças, para repor volumes estéreis, administrar drogas de uso contínuo e hemoderivados. 
A técnica com scalp e cateter é contraindicada quando o paciente apresenta hiperemia, edemas, queimaduras, escoriações, flebites e fraturas presentes no local da punção. Em situações emergenciais, deve-se manter uma via de acesso rápido.
Quais os materiais necessários para realizar uma punção venosa?
Para realizar o procedimento, além do scalp ou outros tipos de cateter, o profissional também precisará de uma bandeja para reunir os materiais, bolas de algodão e álcool 70% para antissepsia do local, garrote para localizar a veia, luvas de procedimento, esparadrapo ou fita adesiva hipoalergênica, etiqueta ou fita adesiva, além de escala, equipo e suporte de soro.
Quando usar cateter?
Os cateteres venosos são utilizados nos procedimentos intermitentes de fluidos, quando há a necessidade de se manter o acesso no paciente por um tempo prolongado. O cateter intravenoso é ideal para administrar medicamentos com maior risco de causar danos aos vasos e à pele do paciente ou inflamações, e também em casos em que possa ocorrer a contaminação do profissional de saúde, como sessões de quimioterapia.
A agulha deste dispositivo é de aço inoxidável com bisel trifacetado, que perfura a pele até o acesso venoso, mantendo a integridade do cilindro e evitando que ele se dobre ou se quebre até chegar ao vaso. 
Existem dois tipos de cateter: o venoso periférico e o venoso central. O primeiro é utilizado em procedimentos cotidianos, em membros, como braço, mão e perna; enquanto o segundo é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro ou dieta parental.
Quando usar scalp?
Diferentemente do cateter intravenoso, o scalp borboleta deve ser utilizado para infusão de curta duração (em torno de 24 horas), de baixo volume, quando não há necessidade de manter o acesso no paciente. O scalp é feito em aço inoxidável biocompatível, não flexível.
Pode ser usado para administração de medicamentos “in bolus” ou “flush”, e para pacientes com veias muito finas e comprometidas, como terapia de dose única, administração de medicamento IV em bolus ou para coleta de sangue.

Outros materiais