Buscar

PLANO DE AULA de volei de praia

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
	
	Nº do Plano de Aula: 01
	Data: 22/11/2017
	Escola: Padre João da Rocha
	Ano:	9º fundamental
	Turma: Única
	Turno: Manhã/Tarde
	Nº de alunos:	 30 alunos
	Duração da aula: 50 minutos
	
	Professor: Ana Alice Lima de Sousa
Local: Praia
Conteúdo: Esportes
Tema: Fundamento de toque e manchete
Objetivos: Aprender os principais fundamentos do vôlei de praia, realizar os movimentos de saltar, arremessar, lançar, pegar, atenção e concentração.
	
Recursos: Bolas de voleibol e cones
Desenvolvimento da aula:
Parte inicial: Aula inicia com todos de pé, formando um circulo. A professora fala que será trabalho os principais fundamentos do vôlei, sendo o toque e manchete, iremos realizar movimentos de saltar, lançar, arremessar, como também manter controle da bola, atenção e concentração. Com todos na mesma posição para fazer o alongamento: afastem seus braços dando espaço um do outro para começar o alongamento. Levante os braços para cima tentando subir com ponta de pé, leve os braços abaixo, com as pernas paralelas, encoste a palma da Mao no chão, em seguida coloque com um braço direto coloque a palma da Mao nas costas e com braço esquerdo segura no cotovelo (com outro braço), sentado no chão, flexione os joelhos e abrace as pernas, estenda o joelho, tentado encostar na ponta do dedo do pé, fiquem de pé e com uma perna a frente flexione o joelho e deixa perna de trás bem estendida (outra perna). 
Parte intermediária: 
Atividade 01: com os alunos em filas atrás um do outro, em frente à rede de vôlei, no meio da quadra. Ficara um alvo na areia, em frente aos alunos e a rede de vôlei. Os alunos deverão fazer o toque, levando a bola acima da rede e tendo acerta dentro do alvo que esta na areia. Um aluno realiza o exercício e pega a bola levando ao próximo aluno, em seguida vai para trás da fila.
Atividade 02: os alunos ficaram em frente a rede, e no comando do professor deverão lançar a bola de lado por outro da rede, passando por baixo da rede, sem deixar a que a bola cai na areia.
Atividade 03: ficarão os cones em zigue zague na areia do campo. Os alunos formaram uma fila no canto da linha de fundo. Ficará um aluno no meio da quadra próximo a rede de vôlei. Logo, aluno que esta no meio da quadra lança a bola para o primeiro aluno que irá iniciar. O mesmo terá uma bola a qual deverá passar ao colega e receber sua bola fazendo uma manchete e seguindo o deslocamento do cone para esquerda e direita. Em seguida trocam-se para que todos realizem os movimentos.
Parte final: a professora reúne os alunos e pergunta se eles gostaram da aula, o que aprenderam e quais foram suas dificuldades.
PLANO DE AULA
Nº do Plano de aula:	02 Datas: 22/11/2017
Escola: Padre João da Rocha
Série: Infantil III Turma: única	 Turno: Manhã/Tarde
Nº de alunos:	24 Duração da aula: 50 minutos
Professor: Antonia Marcela Aleixo Rocha
Local: Quadra de esportes da escola
Conteúdo: Esportes		
Tema: Voleibol de praia
Objetivos: Aprender como executar o fundamento manchete
Recursos: Bolas de voleibol.
Desenvolvimento da aula:
Parte Inicial: Iniciar a aula falando sobre o fundamento manchete, qual sua importância dentro da jogada. Em seguida fará um aquecimento pedindo para que os alunos se dividam em duplas e fiquem de frente um para o outro. Em seguida um vai jogar a bola para o outro, que receberá de manchete e assim sucessivamente. 
Parte Intermediária:
Atividade 01: O aluno sairá da linha de fundo da quadra e irá deslocar-se até próximo a linha dos três metros para receber de manchete uma bola lançada pelo professor.
Atividade 02: O aluno sairá da linha dos três metros e irá deslocar-se até a linha de fundo para receber de manchete uma bola lançada pelo professor.
Em duplas, apenas um dos alunos trabalhando a manchete. O colega lançará, alternadamente, uma bola curta e uma bola longa, com o aluno deslocando-se, sempre de frente para a bola, e devolverá para o colega. Trocar as funções.
Atividade 03: Jogo de manchete - um aluno de cada lado da quadra, em um espaço limitado, enviará em apenas uma ação a bola por sobre a rede para a quadra do oponente, tentando evitar que a bola caia em sua quadra.
Mesma filosofia do exercício acima, com dois jogadores em cada lado da quadra.
Jogo de manchete. Em trios em um espaço limitado da quadra, alunos realizarão um jogo adaptado utilizando somente manchete. A bola terá que ser jogada pelos três alunos.Jogo de manchete seis contra seis. É obrigatório executar as três manchetes antes de enviar a bola para a quadra adversária. Após o envio da bola, os jogadores devem fazer um rodízio.

Outros materiais