Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Unidade 02

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Francisco Micael da Silva Oliveira
Pergunta 1 0 /1
Levanto em conta que diversas forças conseguem ser empregadas em um sistema e que estas estão sendo aplicadas em um determinado ponto, é possível observar a força de tração; trata-se de uma força externa fazendo com que o corpo se movimente para um certo sentido ou permaneça estático. FR = 2 F = 8 F = 6 → → →
Depois da leitura do trecho acima, e baseando-se no conteúdo estudado sobre forças de tração aplicadas em um corpo, analise as afirmativas a seguir:
I. Nos cálculos realizados para obter-se a força de tração que deve ser exercida para movimentar um corpo, a força normal e força peso são irrelevantes.
II. No sistema que envolve forças de tração, o ângulo de inclinação tanto da força quanto do corpo a ser tracionado é um fator que deve ser considerado.
III. No analisarmos o cálculo de tração num pêndulo, é observada a existência apenas da força de tração que puxa o pêndulo para baixo devido a força da gravidade.
IV. Ao ser aplicada a força de tração sobre dois corpos de mesma massa, um não sofre atrito proveniente da superfície, porém o outro sofre atrito; um deles terá sua aceleração reduzida.
Está correto apenas o que se afirma em:
A Resposta corretaII e IV.
B I e III.
C I e II.
D I, III, IV.
E Incorreta: II e III.
Pergunta 2 1 /1
As forças colineares são forças paralelas que têm a mesma direção, contudo, podem ter mesmo sentido ou sentidos opostos. Independentemente de quais sejam seus sentidos, as forças colineares podem ser aplicadas no mesmo ponto, ou seja, o sistema de forças parte de um ponto para outro ponto.
Após a leitura do excerto acima, e considerando o material estudado referente à determinação da resultante de um sistema de forças, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Se F2 > F1, o sentido de FR é igual ao sentido da força F2; se F1 > F2, o sentido de FR é igual ao sentido da força F1.
Porque:
II. Se F2 > F1, resulta em FR = F2 – F1, pois F2 é maior que F1; se F1 > F2, resulta em FR = F1 – F2, pois F1 é maior que F2.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 3 1 /1
Tendo em vista uma barra homogênea, independentemente do tipo de material que a constitui, seja aço, seja madeira, seja alumínio, seja concreto, é possível que o sistema de força aplicada sobre essa barra permaneça em equilíbrio. Caso isso não ocorra, pode haver situações de momentos, torção, deformação e até mesmo colapsar a barra.
Após a leitura do trecho acima, e tomando como base o conteúdo estudado sobre força de compressão aplicada em uma barra, analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas enquadram-se nas unidades base:
I. Quando uma força é aplicada em uma barra homogênea, independentemente da posição dessa força, o sistema tende a manter-se em equilíbrio.
II. O baricentro de uma barra homogênea coincide com o local onde a força peso é mais atuante.
III. Quando duas forças são aplicadas nas extremidades de uma barra, na direção vertical e sentido para baixo, para que a barra permaneça em equilíbrio, é necessário que as forças atuantes tenham a mesma intensidade.
IV. Uma barra com secção retangular e comprimento de 3m, admite a força peso oriunda de seu peso próprio, desprezando as forças que atuam externamente no sistema.
Está correto apenas o que se afirma em:
A III e IV.
B II e IV.
C I e IV.
D Resposta corretaII e III.
E I e II.
Pergunta 4 1 /1
Sabendo-se que forças são grandezas vetoriais que possuem intensidade (módulo), direção e sentido, é possível que sobre um determinado ponto consiga atuar uma ou mais forças. Dessa forma, pode-se considerar as operações das regras vetoriais para determinação de forças aplicadas em um dado ponto, sendo:
P = (2,3); F1 = (2,3), (4,6); F2 = (4,6), (10,10); F2 = (10,10), (12,8).
Após a leitura do trecho acima, e considerando o conteúdo estudado referente a sistemas de forças aplicadas em um ponto material, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Em um sistema de forças, os vetores podem ser organizados e agrupados graficamente de forma a entrar ou sair de um ponto material, a fim de obter-se a força resultante.
II. ( ) Só e possível determinar a força resultante de um conjunto de sistemas de forças aplicadas em um ponto se possuirmos o valor da aceleração.
III. ( ) Para a localização da força resultante de um conjunto de vetores, pode-se projetar as linhas poligonais em um plano cartesiano, obtendo-se a intensidade da força de FR = 11,18 N.
IV. ( ) Em um sistema de forças aplicadas em um ponto material toda resultante será composta de pelo menos três forças.
V. ( ) Encontrando a intensidade da força FR = 11,18 N, pode-se obter também o ângulo de inclinação da FR, em relação ao eixo x e ao eixo y, que são, x= 26,56º e y= 63,43º
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V, V, V, F, F.
B Resposta corretaV, F, V, F, V.
C F, V, F, V, F.
D F, V, F, V, V.
E F, F, V, V, F.
Pergunta 5 1 /1
Leia o trecho a seguir:
“A força é resultado da interação entre corpos. Ela pode produzir equilíbrio, variação de velocidade e deformação [...] e sobre a interação entre dois corpos, os corpos não têm força, a força é o resultado da interação entre os corpos [...].”
Fonte: PARANÁ, D. N. Física Mecânica. v. 1. São Paulo: Editora Ática, 1996, p. 163.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre forças aplicadas em um ponto, pode-se afirmar que, se as forças resultantes da interação entre dois corpos anularem-se, o movimento será restringido, porque:
A as forças produzem movimento.
B na interação entre os corpos as forças dissipam-se na atmosfera.
C na interação entre corpos são produzidas forças que se bifurcam.
D as forças produzem outras forças.
E Resposta corretaas forças entram em equilíbrio estático.
Pergunta 6 1 /1
Considerando que um caminhão de aterro precise chegar a uma obra para descarregar certa quantidade de brita no período da manhã, e sabendo que a massa total do caminhão (cheio de terra) é de 80.500 quilos, para que possa atingir o local no prazo, este precisará de uma aceleração mínima de a= 1,2 m/s².
Assim, e considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a segunda Lei de Newton, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Conhecendo a aceleração, é possível determinar qual a força necessária a ser empregada para chegar a essa aceleração mínima.
Porque:
II. A força pode ser determinada por: FR= m • a, assim:
FR= m • a FR= 80.500 • 1,2 FR= 96.600N.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 7 1 /1
Leia o excerto a seguir:
Em Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, Newton sintetiza as obras dos que o antecederam. O núcleo central do livro são três leis fundamentais, sendo uma delas: “todo corpo
Página12