Buscar

Unidade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Francisco Micael da Silva Oliveira
Pergunta 1 1 /1
Sabendo-se que as vigas são elementos estruturais horizontais que distribuem o carregamento da estrutura sobre os pilares, é preciso ter uma compreensão clara dos fatores que as distinguem umas das outras, identificando alguns parâmetros que podem definir uma viga como sendo isostática, hiperestática ou hipostática, a fim de realizar seu dimensionamento correto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vigas isostáticas, analise as afirmativas a seguir:
I. As vigas isostáticas biapoiadas possuem pelo menos um apoio articulado fixo; o outro apoio pode ser articulado móvel.
II. As vigas isostáticas podem possuir três ou mais apoios, desde que pelo menos dois deles sejam apoios articulados fixos.
III. As vigas isostáticas também podem ser vigas em balanço com um apoio engastado.
IV. O que distingue a viga isostática das hiperestáticas e hipostática é o fato de possuírem dois apoios.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I e IV.
B Resposta corretaI e III.
C I e II.
D III e IV.
E II e IV.
Pergunta 2 0 /1
Ao sujeitar um elemento estrutural a determinadas ações (cargas externas majoradas), aplicadas de forma concentrada (pontual) ou distribuída, esse elemento sofrerá desempenhos oriundos das ações aplicadas. Por exemplo, uma viga, ao ser submetida a determinado carregamento transversal no centro de sua seção, apresentará esforço cortante que tende a cisalhar o elemento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre esforços normais e cortantes, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os esforços cortantes tendem a partir a estrutura sem racioná-las.
Porque:
II. Quando a estrutura é submetida a ações, os esforços cortantes produzem a tensão de cisalhamento (tensão de corte), que ocorre no mesmo sentido que o esforço cortante.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma preposição falsa.
B Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 3 1 /1
Todo o sistema estrutural precisa ser estável para que permaneça normal sem colapsar, ou seja, precisa de equilíbrio estático, de modo a garantir a segurança. Para isso, todos os elementos estruturais devem ser dimensionados com muita responsabilidade, sabendo que um erro de cálculo pode colocar em risco diversas vidas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de apoios, analise as afirmativas a seguir: 
I. Os graus de liberdade nos apoios correspondem às direções dos movimentos que a estrutura apoiada tem para se mover, seja na direção vertical, horizontal ou rotacional.
II. É muito importante dimensionar de forma correta os apoios, pois sua ligação com a viga é um dos fatores que influenciam na estabilidade do sistema estrutural.
III. No Brasil, o Sistema Estrutural é caracterizado como um sistema mais eficiente por dispensar alguns elementos, tais como os apoios engastados, visto que eles restringem todos os movimentos estruturais.
IV. A quantidade de restrição dos graus de liberdade nos apoios sempre produzirá a mesma quantidade de reações nos próprios apoios, em sentido contrário à aplicação das forças.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I e II.
B Resposta corretaI, II e IV.
C II e III.
D I e III.
E II, III e IV.
Pergunta 4 0 /1
Para entendermos os tipos de estruturas, existem diversas análises que devem ser feitas para garantir a segurança da estrutura, como a análise linear, a análise linear com redistribuição, a análise plástica, entre outros. Mas, antes de tudo, é fundamental conhecermos as equações de equilíbrio da estática que farão com que o sistema permaneça em estaticidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vigas isostáticas, analise as afirmativas a seguir: 
I. As equações de equilíbrio são: ΣFx = 0, ΣFy = 0, ΣM = 0 e são utilizadas para determinar se o corpo (viga) está estável ou instável.
II. A análise linear com redistribuição faz parte das três equações de equilibro, sendo utilizada para verificar o Estado Limite de Serviço da Estrutura.
III. Em uma estrutura, a estaticidade corresponde ao módulo de elasticidade do elemento estrutural submetido a uma carga aplicada.
IV. Analisando as equações de equilíbrio é possível determinar que tipo de classe de estrutura que a viga pertence.
Está correto apenas o que se afirma em:
A Resposta corretaI e IV.
B I e III.
C Incorreta: II e IV.
D I e II.
E III e IV.
Pergunta 5 1 /1
Quando falamos sobre Sistemas Estruturais, tanto os arquitetos como os engenheiros precisam escolher qual melhor sistema estrutural a se utilizar em uma dada construção, buscando conhecimento sobre seus diversos aspectos construtivos, inclusive as características dos elementos estruturais que compõe o sistema, como: lajes, vigas, pilares e fundações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vigas isostáticas, analise as afirmativas a seguir: 
I. Uma viga é um elemento estrutural horizontal capaz de vencer grandes vãos de abertura em uma edificação, dependendo do material que a compõe.
II. Como elemento estrutural, uma viga deve ser capaz de suportar seu próprio peso, bem como o peso das demais cargas e ações aplicadas sobre ela.
III. O Sistema Estrutural vertical compreende vigas, que nascem na fundação e se prolongam no sentido vertical até o pavimento superior realizando a função de apoios.
IV. No Sistema Estrutural, as vigas têm a função de vencer grandes vãos a fim de deixar o espaço aberto e livre, trazendo conforto ao ambiente, sendo dispensável cálculo de dimensionamento.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I e IV.
B II e IV.
C Resposta corretaI e II.
D I e III.
E III e IV.
Pergunta 6 1 /1
Leia o trecho a seguir: 
“A função dos apoios, é a de restringir graus de liberdade das estruturas despertando com isto reações nas direções dos movimentos impedidos. Eles são classificados em função do número de graus de liberdade permitidos (ou do número de movimentos impedidos) […].”
Fonte: SUSSEKIND, J. C. Curso de Análise Estrutural. V. 1, 4. ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1979, p.17.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de apoios, pode-se afirmar que entender sobre as restrições de grau de liberdade de cada tipo de apoio é importante, porque:
A Norteiam aquele que está analisando o sistema estrutural quanto à dinâmica das forças envolvidas.
B Refletem a relação entre o solo onde o elemento estrutural está apoiado e o seu movimento.
C Retratam a amplitude de determinado grau de liberdade que o elemento estrutural desenvolve ao longo de sua vida útil.
D Resposta corretaEssas restrições impedem o movimento da estrutura mantendo o sistema em equilíbrio.
E Apontam os sentidos em que o elemento estrutural deve se movimentar em relação ao seu apoio, para que o movimento ocorra com segurança.
Pergunta 7 1 /1
Os apoios fazem parte do sistema estrutural, sendo imprescindível a determinação correta dos graus de liberdade e restrição de movimentos. A escolha correta do tipo de apoio que será utilizado para dimensionar uma estrutura colabora para garantir a estaticidade de todo o sistema estrutural.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de apoios, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s)e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Ao restringir o grau de liberdade ocorre o aparecimento de reações no próprio apoio em direção aos movimentos que estão sendo impedidos.
II. ( ) As reações nos apoios colaboram para manter a estaticidade de todo o sistema estrutura, anulando as forças que estão sendo aplicadas no apoio.
III. ( ) Para a escolha correta do tipo de apoio que se irá utilizar no cálculo estrutural faz-se necessário o uso de softwares específicos para cálculos.
IV. ( ) Os apoios têm dimensões padrão, especificadas na NBR 6118:14, que coincidem com as dimensões das vigas que estão sobre o apoio adotado.
V. ( ) Os apoios são símbolos usados no momento dos cálculos estruturais e sua representatividade no elemento estrutural real é nula.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V, V, V, F, F.
B V, F, V, F, V.
C F, F, F, V, V.
D Resposta corretaV, V, F, F, F.
E F, V, F, V, F.
Pergunta 8 1 /1
As ações são combinações de carregamentos somados e majorados pelos coeficientes de ponderação, sendo aplicados à estrutura. Quando o elemento estrutural é submetido a essas ações, esforços internos aparecem, como os esforços normais (axial) e cortantes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre esforços normais e cortantes, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os esforços normais tendem a achatar ou alongar os elementos, provocando deformações.
Porque:
II. Quando uma viga ou pilar é submetido a alguma ação axial no sentido longitudinal do elemento, os esforços normais à tração ou à compressão aparecem.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma preposição falsa.
E A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 9 1 /1
Uma viga pode receber diversas cargas sobre si mesma, como paredes ou mesmo cargas de outras vigas. Essas cargas percorrem o interior dos elementos estruturais, as vigas e os pilares, até chegar às fundações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre esforços normais e cortantes analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) No dimensionamento estrutural, o primeiro e um dos mais importantes cálculos é a determinação de cargas que serão aplicadas à estrutura.
II. ( ) O cálculo correto do carreamento normal (variável + permanente) deve ser realizado de acordo com fatores encontrados em tabelas na ABNT NBR 6118:2014.
III. ( ) Quando uma carga distribuída é aplicada de forma uniforme sobre uma viga biapoiada com apoios de primeiro e segundo gêneros, as reações de apoio são iguais à metade da carga.
IV. ( ) Para obtenção da resultante de esforços cortantes, é necessário conhecer e utilizar o método dos elementos finitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F, F, V, V.
B V, V, F, V.
C Resposta corretaV, V, F, F.
D V, F, V, F.
E F, V, F, V.
Pergunta 10 1 /1
Todos os elementos estruturais sofrem aplicações de cargas. Essas cargas geram esforços na estrutura, que se dissipam no interior do elemento estrutural, criando tensões e outros componentes de forças. Assim, o elemento estrutural deve ser dimensionado de modo a resistir a todas essas ações a não sofrer danos ao longo de sua vida útil.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre esforços cortantes, analise as afirmativas a seguir:
I. Nas vigas, as resultantes dos esforços cortantes são as reações verticais nos apoios, e as resultantes dos esforços normais são as reações horizontais nos apoios.
II. As ações variáveis podem ser ignoradas nos cálculo, pois a sua ocorrência real pode acontecer de forma eventual; assim, calculá-las seria desnecessário.
III. As ações são combinações de carregamento majoradas aplicadas sobre o elemento estrutural, a fim de garantir a segurança.
IV. O carregamento mais usual é o carregamento normal e, em caso de edifícios ou pontes, usa-se também o carregamento especial.
Está correto apenas o que se afirma em:
A Resposta corretaI, III e IV.
B III e IV.
C I e II.
D I, II e IV.
E II e III.
Comentários para o aluno
Seu instrutor não fez comentários
8/10
Nota final
Enviado: 19/09/21 17:48 (BRT)
××

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes