Buscar

ATIVIDADES SUMARÉ 2022 - G AMBIENTAL - EDUC AMIENTAL E O DES SUSTENTÁVEL

Prévia do material em texto

ATIVIDADES SUMARÉ 2022 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
1.Atualmente o conceito de educação ambiental tem duas interpretações, de acordo com o contexto e conforme a influência e a vivência de cada indivíduo.
Analise os itens a seguir:
I. Trabalhar os aspectos físicos e químicos do ambiente.
II. Levar em consideração a vida animal dentro dos ecossistemas.
III. Desenvolver temas relacionados à natureza, ao lixo, às paisagens etc.
IV. Buscar o equilíbrio entre o homem e o ambiente.
V. Relacionar o homem e as paisagens.
Quais dos itens acima estão implicados no conceito de educação ambiental?
Resposta correta.
D.III e IV.
2. A educação ambiental nas organizações é muito importante. Geralmente muitas empresas elaboram projetos e programas de educação ambiental completamente formais, para cumprirem com uma "obrigação social". Nesse sentido, se a organização deve cortar gastos, seguramente um dos primeiros projetos a serem cortados serão os de educação ambiental. No entanto, um trabalho sério neste sentido pode trazer resultados positivos para a organização, basicamente por algumas razões básicas. Analise os itens a seguir:
I. Obriga os empresários a desenvolverem ações de EA.
II. Conduz aos profissionais a uma mudança de atitude perante o meio ambiente.
III. Estimula investimentos na área ambiental.
IV. Desperta os funcionários para a ação e busca de soluções de problemas ambientais.
V. Estabelece multas pelo descumprimento da política ambiental.
Dos itens acima, quais poderiam ser considerados razões básicas para o trabalho de EA numa organização?
Você acertou!
B. II, III e IV
3. Um programa de educação ambiental correto numa organização deve conter alguns aspectos básicos que farão com que a educação ambiental seja realmente uma ferramenta fundamental no sistema de gestão ambiental de uma empresa.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses aspectos.
Resposta correta.
E. Priorizar os interesses da empresa que o implanta.
4. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o objetivo fundamental de um programa de EA numa organização:
Resposta correta.
C. Melhorar os indicadores de performance da organização.
5. A Lei nº 9.795/99 dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. O artigo 3º da referida lei informa que todos têm direito à educação ambiental e estabelece obrigações para algumas instituições.
Nesse sentido assinale a alternativa CORRETA
Você acertou!
C. As empresas e entidades de classe devem capacitar os trabalhadores, visando ao controle sobre o ambiente de trabalho e sobre as repercussões da produção no meio ambient
1. A Lei nº. 9.795, de 27 de abril de 1999, apresenta o conceito de Educação Ambiental (EA) como "os processos por meio dos quais ___________ constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para ________________, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade". Marque a alternativa que completa adequadamente o conceito de EA.
Você acertou!
C. o indivíduo e a coletividade / a conservação do meio ambiente
2. A Educação Ambiental pode ser definida como um processo educativo de transmissão de informação e sensibilização das pessoas quanto às questões ambientais, e pode ser de caráter formal e não formal. Acerca do assunto, marque a alternativa correta.
Você acertou!
D. Compreendem exemplos de atividades de Educação Ambiental não formal: campanhas educativas aplicadas em condomínios e empresas públicas e privadas.
3. O Programa Nacional de Educação Ambiental prevê ações voltadas a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade. Marque a alternativa que indica corretamente essas dimensões da sustentabilidade.
Você acertou!
D. Ambiental, social, espacial e política.
4. Com relação ao histórico da Educação Ambiental em nível mundial, em 1965 foi utilizada a expressão "Educação Ambiental" (Environmental Education) na Conferência de Educação da Universidade de Keele, Grã-Bretanha, mas sem o devido conceito formalizado. Já na década seguinte ocorrem distintos e importantes fatos históricos acerca do tema. Em que ano e em qual evento se estabeleceram as metas e os princípios da Educação Ambiental?
Resposta correta.
C. Em 1975, no Congresso de Belgrado.
5. A Educação Ambiental (EA) refere-se ao processo de transmissão de informação e sensibilização quanto às questões ambientais. Marque a alternativa que apresenta um ou mais desafios da EA para o futuro.
Resposta correta.
E. O saneamento e a contaminação da água.
1. A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n. 9795/1999) define os princípios básicos que devem ser adotados para a educação ambiental. Na sequência são apresentadas cinco sentenças sobre os princípios dessa lei, mas uma delas não está correta. Indique a sentença INCORRETA.
Resposta correta.
A. O meio ambiente deve ser considerado somente como meio natural e com enfoque da sustentabilidade.
2. Leia as afirmativas:
I. A educação ambiental pode ser formal e não formal.
II. A educação formal deve estar presente do ensino fundamental ao médio.
III. A educação formal deve abranger todas as modalidades de ensino, como educação de jovens e adultos e educação especial.
IV. A sensibilização da coletividade pode ser alcançada somente com a educação formal.
Indique a alternativa INCORRETA.
Resposta correta.
E. As afirmativas II e IV.
3. Sobre o conceito de educação ambiental definido na Política Nacional de Educação Ambiental, é CORRETO afirmar:
Resposta correta.
B. A construção de valores voltados à conservação da natureza é um objetivo da educação ambiental.
4. Considerando o histórico da educação ambiental, é INCORRETO afirmar:
Resposta correta.
C. A Primeira Conferência sobre Educação Ambiental, que ocorreu na Geórgia em 1977, não teve representatividade para a evolução dessa temática.
5. Considerando os conceitos estudados nesta Unidade de Aprendizagem, assinale a afirmativa que NÃO corresponde às conexões entre a gestão ambiental e a educação ambiental.
Você acertou!
E. Os conceitos ecopedagógicos não estão relacionados com os conceitos pedagógicos da educação ambiental.
1. Desastres como o de Mariana (MG), com o rompimento da barragem de rejeitos, geram diversos impactos ambientais, como contaminação de rios e sedimentos, contaminação atmosférica e do solo, alteração dos ciclos de vetores, hospedeiros e reservatórios de doenças, danos às habitações e infraestruturas e impactos socioeconômicos.
Quais os possíveis efeitos na saúde decorrentes de impactos ambientais que geram alteração dos ciclos de vetores, hospedeiros e reservatórios de doenças?
Resposta correta.
A. Diarreia, gastroenterite, parasitoses, mordeduras, picadas e arboviroses.
2. A poluição atmosférica gera diversos problemas à saúde. Segundo especialistas, alguns surgem em curto prazo e outros em longo prazo, proporcionalmente ao tempo de exposição.
Assinale a alternativa que indica problemas referentes a efeitos a curto prazo da exposição à poluição atmosférica em dias de alta concentração de poluentes.
Resposta correta.
D. Irritação na garganta.
3. A educação ambiental é um tema transversal fundamental, que deve ser abordado na educação formal e não formal. Ele deve servir como uma ferramenta para a conscientização da importância do meio ambiente, gerando diversos benefícios para a coletividade.
Assinale a alternativa que indica corretamente um dos objetivos da educação ambiental.
Resposta correta.
A. Garantir a democratização das informações ambientais.
4. A poluição atmosférica é uma preocupação atual. Poluentes perigosos e compostos tóxicos são responsáveis por diversas patologias, como danos ao sistema nervoso central e imunológico, e má-formação congênita. O sistema respiratório é o primeiro a responder negativamente à poluição atmosférica devido à inativação do batimento ciliar e à alteração do olfato. Alguns poluentes têm efeito acumulativo, o que aumenta as consequências para a saúde ao longo dotempo.
Assinale a alternativa que indica um poluente com efeito acumulativo.
Resposta correta.
A. Chumbo.
5. Segundo especialistas, a longo prazo, a degradação do ecossistema e da biodiversidade e as mudanças climáticas antropogênicas irão retornar ao ser humano. Vidal (2020) afirma que “ao conduzir estradas para florestas, fragmentar ecossistemas, minerar em áreas remotas e incentivar o comércio global, não estamos apenas destruindo a vida selvagem, mas criando as condições perfeitas para que novas doenças surjam e se voltem contra nós”. Muitas vezes, o desmatamento leva ao surgimento de populações nas proximidades e faz o elo com o homem para um novo ciclo de uma patologia em uma localidade em que ela não existia. Assim, alguns vetores aumentam a incidência em terras recentemente desmatadas.
Assinale a alternativa que indica corretamente uma patologia cujo vetor não corresponde à característica de preferência por áreas desmatadas.
Resposta correta.
B.
Vírus HIV.
1. O desenvolvimento econômico da humanidade após a Revolução Industrial impediu que os problemas ambientais fossem considerados com a sua devida importância, resultando em muitos danos ao meio ambiente e às pessoas. Com respeito ao desenvolvimento econômico predominante na época, analise as afirmativas a seguir:
I – Os recursos são finitos.
II – O meio ambiente tem a capacidade infinita de reciclar matéria e poluição.
III – Predomina o foco no crescimento econômico ou lucro.
​​​​​​​Qual(is) está(ão) correta(s)?
Resposta correta.
B. II e III.
2. Após aumentar a discussão acerca dos impactos ao meio ambiente e aos seres vivos provocados por um desenvolvimento pautado apenas no lucro, surgiram linhas de pensamentos que integram as questões ambientais às econômicas. Acerca do assunto, marque a alternativa correta.
Resposta correta.
B. A economia ecológica, também chamada de verde, inclui os custos ambientais na abordagem econômica. 
3. Já percebemos que o desenvolvimento econômico a qualquer custo causa danos negativos diretos ao meio ambiente e às populações, de modo que novos modelos precisam ser propostos para a busca de um desenvolvimento mais equilibrado e voltado à qualidade ambiental, essencial à saúde e ao bem-estar das pessoas. Um desses modelos é o desenvolvimento sustentável. Leia a afirmativa a seguir e marque a alternativa que completa corretamente as lacunas:
O desenvolvimento sustentável visa a atender três aspectos básicos: o ____________, o _____________ e o _________________. Estes propõem que o desenvolvimento seja pautado em atender às necessidades atuais da humanidade, mas sem comprometer os recursos para  ________________.
Você acertou!
C. econômico / ambiental / social / as futuras gerações.
4. O desenvolvimento sustentável é um conceito cada vez mais difundido nas empresas, promovendo diversos benefícios e impactando diretamente no mercado. Com relação às vantagens diretas do desenvolvimento sustentável para as empresas, assinale a alternativa correta. 
Resposta correta.
E. O desenvolvimento de produtos sustentáveis potencializa o valor percebido pelo cliente. 
5. O termo "ambientalismo" tem se tornado cada vez mais comum. No entanto, esse é um movimento construído historicamente, com distintas vertentes, mas todas se dedicando à proteção e à conservação do ambiente.
Qual são, respectivamente, os tipos de ambientalismo que (i) projetam ao Estado a responsabilidade em recuperar e/ou minimizar os danos causados pelas empresas ao meio ambiente; e (ii) não aceitam modificação ambiental de qualquer forma?​​​​​​​
Resposta correta.
E. Ambientalismo populista/ ambientalismo radical.
1. Nesta unidade são analisados os principais conceitos que devem reger a transformação do modelo atual da sociedade. Entre esses conceitos, estão o de desenvolvimento sustentável, que é:
Você acertou!
C. É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras.
2. Conforme você já estudou nesta Unidade de Aprendizagem, a dimensão econômica é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. De acordo com esse conceito, considera-se que:
Você acertou!
D. Deve-se buscar uma forma de crescimento econômico que não comprometa o meio ambiente por meio de educação continuada e desenvolvimento de novas tecnologias.
3. Diversas são as maneiras para alcançar o desenvolvimento sustentável. Assinale a alternativa que NÃO descreve uma atitude condizente com a busca do desenvolvimento sustentável.
Você acertou!
D. Aumentar o consumo de energia e recursos naturais a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico.
4. No artigo 225 da Constituição Federal está expresso que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” No que tange ao desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa que NÃO representa o exposto na referida lei.
Você acertou!
D. Entre as atividades menos impactantes está a agricultura, pois essa atividade essencialmente busca a preservação e conservação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.
5. O termo "economia verde" foi proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Assinale a sentença que NÃO está de acordo com esse conceito.
Resposta correta.
B. A economia verde tem como princípios o desenvolvimento de novos modelos econômicos que utilizem de forma racional os recursos naturais, sem considerar a questão de inclusão social.
1. De acordo com os conceitos de cidade sustentável apresentados por Carlos Leite e Juliana Awad no trecho do livro-texto desta Unidade de Aprendizagem, é correto afirmar que:
Resposta correta.
A. Todos os recursos devem ser utilizados da forma mais eficiente possível para alcançar os objetivos da sociedade humana.
2. Marque a alternativa que, de acordo com a Dica do Professor desta Unidade de Aprendizagem, explica o significado de "expansão por esgotamento"
Resposta correta.
C. É o resultado do modelo de gestão que foi praticado no século XX.
3. De acordo com o conteúdo apresentado nesta Unidade de Aprendizagem, as infraestruturas urbanas listadas a seguir promovem maior sustentabilidade, EXCETO:
Você acertou!
D. pavimentação asfáltica.
4. Qual das imagens a seguir está enfatizando a busca de alternativas para um transporte de qualidade nos centros urbanos, tendo em vista, claro, o desenvolvimento sustentável?
Você acertou!
C. A imagem ilustra um trem, modo antigo de locomoção, mas, no entanto, utilizado com sucesso no transporte urbano em diversas cidades com planejamento voltado ao sistema coletivo de 
5. Dos exemplos de cidades com projetos sustentáveis citados no trecho do livro-texto desta Unidade de Aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA:
transporte.
Você acertou!
E.Rio de Janeiro (Brasil) projetos de educação ambiental estão fazendo a diferença.
1. 
Até a década de 1960, a produção, o lucro e o consumismo sem preocupação com o impacto ambiental prevaleceu. Após a década de 1970, vários problemas no meio ambiente fizeram aumentar as discussões e apreensão sobre o uso dos recursos naturais.
Nesse sentido, marque a alternativa que apresenta os aspectos alvo de preocupação nessa ocasião, e que foram fundamentais para desencadear o pensamento acerca da sustentabilidade do planeta.
I. Alta dos preços do petróleo
II. Diminuição da produção de alimentos
III. Aumento da população mundial
IV. Aumento da poluição
Resposta correta.
C. Apenas I, III e IV.
2. O termo sustentável, do latim sustentabile, significa o que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante ou estável, por longo período. De acordo com as cinco diferentes dimensões de sustentabilidade, marque a alternativa correta:
Resposta correta.
A. A Sustentabilidade ecológica busca reduzir ao mínimo os impactos ambientais negativos
3. O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como o desenvolvimento que atendeas demandas do presente, mas não afeta as necessidades das gerações futuras.
Acerca do desenvolvimento sustentável e seus principais aspectos e conceitos, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta.
I - O conceito de desenvolvimento sustentável engloba também as necessidades básicas das pessoas mais carentes.
II - O desenvolvimento sustentável ideal teria como elementos o pouco uso de matéria e energia e alto impacto ambiental.
III - A Produção sustentável engloba os produtos feitos a partir da natureza que não interferem de forma drástica no meio ambiente.
Resposta correta.
D. Apenas a I.
4. Para atingir o desenvolvimento sustentável é necessário seguir e aplicar os conceitos e requisitos inerentes ao tema.
Nesse sentido, marque a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir:
Dentre os requisitos para o desenvolvimento sustentável, podemos destacar o uso _______ dos recursos naturais, o _______ impacto ambiental e o uso de __________ que favoreçam a preservação da vida e a qualidade de vida das pessoas.
Você acertou!
C. racional – menor – tecnologias
5. Os recursos naturais podem ser classificados como renováveis e não renováveis, conforme sua capacidade ou não de regeneração, e a uma escala que possa sustentar a sua taxa de consumo.
De forma geral, as tecnologias que utilizam os recursos renováveis tendem a serem menos poluentes, mais baratas a médio e longo prazo e terem menor impacto ambiental. A questão energética é emergencial e distintas tecnologias têm sido propostas no setor.
Dentre as tecnologias colocadas abaixo, qual trata-se de um recurso renovável, ainda não implementado em grande escala no país, que não produz resíduos ou impactos e de grande potencial para o nosso território, que é tropical?
Resposta correta.
D. Energia solar
1. O desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Em relação ao desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta.
Resposta correta.
B. O desenvolvimento sustentável precisa, necessariamente, conciliar a harmonia entre os seres humanos, a economia e a natureza.
2. A crise ambiental atual pode ser relacionada à forma como o homem compreende sua relação com o ambiente. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa correta.
Resposta correta.
A. A crise ambiental atual tende a aumentar, pois o homem tem como prioridade dominar os recursos naturais.
3. 
Extinção é a morte, o desaparecimento total das espécies, como animais e plantas, podendo ocorrer de diversas maneiras, algumas inevitáveis e outras com uma causa específica. Quando houver chance de extinção maior que 10%, em 100 anos, diz-se que a espécie está:
Resposta correta.
C. vulnerável.
4. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que refere-se a uma prática que vem ocasionando na extinção em massa de espécies (animais e vegetais).
Resposta correta.
B. Destruição antrópica do ambiente, como desmatamento.
5. Uma maneira de minimizar a geração de águas contaminadas é por meio do reuso da água. Dessa forma, promove-se o desenvolvimento sustentável. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.
Resposta correta.
C. O reuso direto pode ser considerado um ciclo fechado.
1. No livro Consumo sustentável, destaca-se que os bens, em todas as culturas, funcionam como manifestação concreta dos valores e da posição social de seus proprietários. Analisando o conceito de consumismo, leia as afirmativas abaixo e defina qual delas mais se encaixa em tal conceito:
Resposta correta.
A. O consumismo é o modo de vida orientado pelo consumo de bens ou serviços calcados na ideia de status que ele pode oferecer (sucesso, felicidade, prazer), atribuído pelos meios de comunicação de massa.
2. Várias são as estratégias que foram surgindo em função da maior conscientização sobre o nosso papel de consumidor em relação ao meio ambiente. Entre as estratégias que surgiram, o consumo verde:
Resposta correta.
A. mostra-se como aquele que busca a qualidade e o preço, refletindo sobre o processo de produção mais limpo do produto, a partir da escolha de produtos e serviços que poluam menos o ambiente (através de seu ciclo de vida).
3. Refletindo sobre o conceito de consumo sustentável, que está além de consumir produtos “verdes”, do tipo de tecnologia existente nos produtos e do comportamento individual de consumo, marque a alternativa correta acerca do conceito de consumo sustentável:
Resposta correta.
A. Comprar o que é realmente necessário, estendendo a vida útil do produto o quanto for possível e descartando-o de maneira correta, considerando também o incremento de políticas públicas de inserção de todas as classes sociais em um patamar igualitário de escolha de produtos.
4. Leia atentamente as afirmativas a seguir e escolha a que descreve CORRETAMENTE as características das relações entre consumo e cidadania.
Resposta correta.
C. O consumo é uma apropriação coletiva de objetos que nos passam status e satisfação biológica e tem relação direta com a cidadania.
5. Sobre a politização das relações de consumo, leia atentamente as afirmativas a seguir e escolha a que condiz com seus conceitos e práticas.
Resposta correta.
A. É aquela política que busca ações em todos os locais, visando integrar o máximo de pessoas para que elas entendam as relações de consumo e sejam cidadãs mais conscientes.
1. A implementação de um sistema de gestão ambiental em empresas pode ser dividido em etapas. Em relação a estas etapas, assinale a alternativa correta.
Resposta correta.
E. Após a entidade certificadora assegurar que o sistema cumpre todos os requisitos definidos no plano de gestão ambiental, é fornecida a certificação, sendo essa a última etapa do plano de gestão ambiental.
2. O terceiro setor surgiu para preencher o espaço de atuação não ocupado nem pelo Estado (no caso, o primeiro setor) nem pelas organizações privadas comerciais e industriais (segundo setor). Dentre as alternativas a seguir, qual representa um exemplo de entidade do terceiro setor?
Resposta correta.
C. SOS Mata Atlântica.
3. A metodologia plan-do-check-act (PDCA) é utilizada no planejamento ambiental em um sistema de gestão ambiental estruturado pela NBR ISO 14001:2004. A respeito da metodologia PDCA, assinale a alternativa correta.
Resposta correta.
A.  Na etapa de planejar, ocorre o estudo do projeto, definindo uma metodologia e gerando cronograma e programações.
4. O principal objetivo da gestão ambiental é obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer seja por meio da redução ou da eliminação dos danos causados, quer evitando que esses surjam. A eficácia da gestão ambiental requer a análise conjunta de:
Resposta correta.
B. interação entre solo, água e ar e elementos bióticos, aliada a aspectos sociais relacionados ao uso de recursos naturais pelo ser humano.
5. O termo sustentabilidade é usado para definir ações que visam a suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Logo, a gestão ambiental engloba a ideia de desenvolvimento sustentável. Entre as alternativas a seguir, qual está correta em relação à ideia de desenvolvimento sustentável e gestão ambiental no segundo setor?
Você acertou!
D. A implantação de um sistema de gestão ambiental tem como objetivo principal reduzir impactos ambientais negativos, investindo em tecnologias que possam auxiliar nesta prática, porém elas devem ser economicamente viáveis.
1. Para realizar o manejo florestal sustentável, primeiramente é necessária a elaboração de um plano de manejo, o qual deve conter as diretrizes e os procedimentos técnicos a serem adotados, conforme estabelecido pelo Decreto n.º 5.975/2006. Dentro desse plano, estão elencados todos os passos para a obtenção, de forma sustentável, de todos os benefícios que a floresta pode proporcionar.
Entre as opções a seguir, qual delas apresenta as vantagens do manejo florestal sustentável?
Resposta correta.
E. Continuidade da produção. 
2. As discussões acerca do desenvolvimento sustentável evoluíram muito desde o surgimentodos conceitos de ecodesenvolvimento. A partir daí é que se pôde chegar ao atual conceito de desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade não é estática, mas dinâmica, visto que leva em conta as necessidades humanas.
Entre os itens relacionados nas opções a seguir, qual é uma das dimensões que foram incorporadas ao longo da construção dos conceitos de sustentabilidade? ​​​​​​​
Resposta correta.
E. Sustentabilidade cultura
3. Os encontros mundiais sobre sustentabilidade tiveram temas específicos que evoluíram do conceito inicial para amplitudes que englobaram a sociedade e seus atores.
Assinale a alternativa correta para o evento e sua aplicação temática que foi referência. ​​​​​​​
Você acertou!
D. Rio+20 — mudanças climáticas​​​​​​​.
4. Sustentabilidade na agricultura é o ato de produzir preservando os recursos naturais dentro da ótica social, ambiental e econômica. Quando a produção não ocorre dentro desse padrão de desenvolvimento, surge a preocupação com relação à extinção desses recursos naturais.
A expressão desenvolvimento sustentável está vinculada a qual das medidas a seguir? 
Você acertou!
D. Planejar o desenvolvimento sustentavel por meio de métodos que busquem desenvolver economicamente uma região conservando a natureza e o bem social.
5. O Brasil aderiu a critérios de sustentabilidade e, nos últimos anos, a um sistema de manejo florestal voltado à extração de madeira na Amazônia dentro dos princípios de conservação dos recursos que esse ecossistema oferece. Para que tal extração ocorra, é necessário elaborar um plano de manejo florestal sustentável contendo informações sobre as operações anuais e as vistorias técnicas.
Quais os tipos de manejo relacionados a seguir estão referidos no plano de manejo florestal sustentável? 
Resposta correta.
A. Manejo florestal madeireiro, manejo de florestas plantadas, Manejo florestal de uso múltiplo.
1. 
O homem ocasiona alterações no meio ambiente em geral, seja nos componentes físicos, biológicos ou sociais. Sua atividade provoca situações que afetaram a saúde humana. Analise os itens a seguir:
I. Acidentes nucleares
II. Tsunamis
III. Epidemias, como a peste negra
IV. Incêndios e vazamentos de gases em grandes indústrias
V. Terremotos
Tendo em vista os itens acima, assinale a alternativa que indica três problemas de responsabilidade humana que afetam o meio ambiente e provocam problemas de saúde:
Resposta correta.
B. I, III e IV.
2. O que podemos chamar de impactos ambientais?
Resposta correta.
A. Conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos no ambiente ou na sociedade.
3. A responsabilidade socioambiental procura aliar produtividade, qualidade, ética e bem-estar social e ambiental, e assim está baseada em três pilares, os mesmos pilares da sustentabilidade. Marque a alternativa que indica corretamente quais são esses “pilares”.
Resposta correta.
C. Social, Ambiental e Econômico.
4. "A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um "legado mundial".
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe- se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã."
SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto:
Resposta correta.
A. Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
5. Como opções de tecnologias sustentáveis podemos citar:
Resposta correta.
D. Ecodesign e neutralização de carbono.
1. O homem ocasiona alterações no meio ambiente em geral, seja nos componentes físicos, biológicos ou sociais. Sua atividade provoca situações que afetaram a saúde humana. Analise os itens a seguir:
I. Acidentes nucleares
II. Tsunamis
III. Epidemias, como a peste negra
IV. Incêndios e vazamentos de gases em grandes indústrias
V. Terremotos
Tendo em vista os itens acima, assinale a alternativa que indica três problemas de responsabilidade humana que afetam o meio ambiente e provocam problemas de saúde:
Resposta correta.
B.I, III e IV.
2. O que podemos chamar de impactos ambientais?
Resposta correta.
A. Conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos no ambiente ou na sociedade.
3. A responsabilidade socioambiental procura aliar produtividade, qualidade, ética e bem-estar social e ambiental, e assim está baseada em três pilares, os mesmos pilares da sustentabilidade. Marque a alternativa que indica corretamente quais são esses “pilares”.
Resposta correta.
C. Social, Ambiental e Econômico.
4. Capital Natural foi um importante conceito abordado durante a Rio+20. Acerca desse assunto, marque a alternativa correta.
Resposta correta.
B. O termo está associado com o entendimento dos recursos naturais que garantem a existência na Terra.
5. Como opções de tecnologias sustentáveis podemos citar:
Resposta correta.
D. Ecodesign e neutralização de carbono.

Outros materiais