Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- CIÊNCIA DOS MATERIAIS
José Eduardo Sereno
01451477
Curso: Engenharia Civil
ESTRUTURA CRISTALINA
Descreva, em um texto sucinto, quais são as principais características de uma estrutura cristalina, quais fatores podem afetá-la (considere apenas materiais metálicos) e qual é a técnica prática utilizada para determinação de planos cristalinos.
Os metais formam estruturas cristalinas nas quais os átomos estão dispostos de forma repetida ou periódica, apresentam ordem de longo alcance. A descrição das estruturas cristalinas representa os átomos como esferas rígidas que tocam os vizinhos mais próximos. Quando um determinado arranjo de átomos é representado e repetido no espaço, tal é chamado de rede cristalina.
Célula unitária é o menor agrupamento de átomos representativo de uma determinada estrutura cristalina específica. As estruturas cristalinas mais comuns em metais são: Cúbica de corpo centrado (CCC), na qual existe um átomo em cada vértice e um no centro do cubo. Os átomos se tocam ao longo da diagonal; Cúbica de face centrada (CFC); Hexagonal compacta (HC), na qual cada átomo de uma determinada camada está diretamente abaixo ou acima dos interstícios formados entre as camadas adjacentes.
Uma das propriedades dos metais é a plasticidade, que se dá por meio do deslizamento de planos cristalinos. Esse deslizamento ocorre mais facilmente em certos planos e direções das redes cristalinas do que em outros. A combinação entre planos e direções mais favoráveis forma os sistemas de deslizamento característicos das diferentes estruturas cristalinas. O deslizamento é mais favorável em planos e direções compactos porque nestes casos a distância que a rede precisa se deslocar é a menor.
Em determinadas situações é necessário definir planos atômicos dentro de uma estrutura cristalina. Para definir planos cristalinos, o sistema de notação dos índices de miller deve ser utilizado. Os índices de Miller de um plano cristalino são definidos como sendo os inversos das coordenadas de interceptação do plano com os eixos x, y e z. O procedimento básico para determinar os índices de Miller para um cristal são:
a. Escolha de um plano que não passe pela origem (0,0,0);
b. Determinação dos pontos de interceptação do plano com os eixos x, y e z;
c. Obtenção dos inversos das interceptações;
d. Obtenção dos menores números inteiros para representar o plano;
e. Apresentação dos índices obtidos entre parênteses.
Fontes:
NEVES, Paulo Cesar Pereira. Introdução à mineralogia prática. 2ª Ed. Canoas: ULBRA. 2008.
WIKIPEDIA. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_cristalina>.
http://www.cdcc.sc.usp.br/elementos/carbono.html

Outros materiais