Buscar

Teníase e Cisticercose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discente: Laiz Freire Lima, Larissa Jesus Barreto e Lorenna Oliveira Araújo
Teníase e Cisticercose
Espécies mais encontradas: Taenia solium e T. saginata
Ambas são doenças causada pelo mesmo parasita, porém em fases de vida distintos.
A teníase tem como agente etiológico a Taenia solium e a Taenia saginata em sua forma adulta, no caso a verme, sendo que tem como hospedeiro intermediário a carne bovina (saginata) e a carne de porco (solium), e o hospedeiro definitivo é o ser humano. Seu local de infecção é o intestino delgado. Ela ocorre quando o ser humano ingere uma carne que esteja infectada com as larvas da tênia.
A Cisticercose tem como agente etiológico a Taenia solium em sua forma de larva que é o cisticerco, que tem como hospedeiro definitivo o ser humano e se aloja nos tecidos, principalmente os moles. Ela ocorre quando o ser humano ingere os ovos da tênia.
As tênias são popularmente conhecidas como solitárias, porém pode ocorrer mais de uma no intestino. 
O verme adulto pode ser dividido em 3 partes, a cabeça (escólex), pescoço (colo) e corpo (estróbilo). No escólex possui ventosas que grudam no intestino delgado do hospedeiro, o colo é a região onde o parasita vai crescer e o estróbilo é o local onde ficam “gominhos” que são as proglotes. 
As proglotes são estruturas que possuem organismo independente, ou seja, elas possuem órgãos reprodutores para se autofecundarem e se reproduzir, como também se alimentar independente um dos outros. As proglotes que estão pertos colo, são as jovens, as mais ao centro do verme são as maduras e serão mais longas, e as do final serão as grávidas, que se desprenderão da tenia para serem eliminadas nas fezes.
Diferença entre as espécies: A temea solium possuem as ventosas ao seu redor, e seu diferencial é que ela possui uma coroa de ganchos, que auxiliam na fixação nas paredes intestinais. Ela possui um tamanho menor e suas proglotes possuem menos ramificações saindo do útero e uma quantidade menor de ovos. A saginata possui um tamanho maior, podendo atingir até 8m, suas ventosas estão próximas uma da outra, ela não possui a coroa de ganchos, e suas proglotes possui muito mais ramificações saindo do útero e uma quantidade muito maior de ovos.
Os ovos são esféricos, de ambos, dentro possui a oncosfera, que é o embrião, e por fora uma casca, que é uma dupla membrana chamada de embrióforo.
O cisticerco tem o escólex, uma cabeça, que auxilia na fixação, possui o colo, e uma vesícula que possui um líquido onde o escoléx e colo ficam dentro.
CICLO DA TENÍASE
O indivíduo libera as proglotes nas fezes.
As proglotes chegam ao ambiente e liberam os ovos, e se os ovos se manterem protegidos em locais úmidos e sem exposição a luz direta, eles podem resistir por meses. Os ovos ficam ali aguardando o hospedeiro intermediário, que são os porcos para a solium e a saginata para os bois. Ao infectar os hospedeiros através da ingestão dos ovos, e quando eles chegam no estômago o embrióforo se rompe, oncosfera no intestino e ficarão por 4 dias se adaptando, até entrarem nas veias e linfáticos mesentéricos em busca dos tecidos moles, que podem ser músculo esquelético, olho, cérebro causando a neurocisticercose, e nesses locais elas se desenvolve e viram cisticercos.
Quando esses cisticercos ficam alojados no musculo esquelético, por esse ser o local dos porcos e bois que são consumidos pelo homem, o homem pode acabar ingerindo uma carne infectada com essas larvas, e sofrerão a ação do suco gástrico que ajudará a ela se desenvolver e se tornar a verme adulta e se fixando no intestino delgado. Ele irá crescer constantemente porque enquanto está perdendo as proglotes grávidas, o colo continua em desenvolvimento. Enquanto a Taenia solium pode viver até 3 anos, a saginata vive até 10 anos.
CICLO DA CISTICERCOSE
As proglotes chegam ao ambiente e liberam os ovos, e se ovos se manterem protegidos em locais úmidos e sem exposição a luz direta, eles podem resistir por meses. Os ovos ficam ali, porém nesse caso eles não passarão pelo hospedeiro intermediário, eles serão ingeridos pelo próprio homem, e irão eclodir e encontrar tecidos moles para se desenvolverem.
Ainda pode haver autoinfecção.
SINTOMAS TENÍASE
Podem ocorrer sintomas relacionados as substancias que as tênias soltam no intestino, podendo causar inflamação local ou alergia, mas como elas crescem muito rápido, elas consomem muitos nutrientes do hospedeiro, causando roubo de nutrientes, fome excessiva, fraqueza, tontura e enjoo, diarreia, constipação.
SINTOMAS CISTICERCOSE
Vão estar relacionados aos locais onde as larvas se alocarão. No tecido muscular ou subcutâneo, ela pode ser assintomática ou apresentar dor, fadiga, câimbra. No tecido cardíaco, causa palpitações e dispneias. No ocular, gera perda parcial ou total da visão. O mais comum é a neurocisticercose, que é quando atinge os tecidos cerebrais, no sistema nervoso central, tendo sintomas variados. Se a localização das larvas for parenquimatosa, possui um prognostico bom, causando epilepsia se possuir poucos cisticercos e hipertensão intracraniana até déficit cognitivo na presença de muitas larvas.
Quando a localização é extraparequimatosa, o prognóstico ruim, causando epilepsia, coma.
DIAGNÓSTICO TENÍASE
O diagnóstico clinico é difícil de ser realizado porque várias outras parasitoses compartilham dos mesmos sintomas, então é feito exames laboratoriais. Exame de fezes para procurar as proglotes ou os ovos.
DIAGNÓSTICO CISTICERCOSE
É possível realizar um diagnóstico clínico pelos sintomas, principalmente neurológicos, além de alguns fatores como hábitos de higiene, parentes com a doença, local onde mora etc. Também é realizado diagnostico laboratorial, porém o parasita é procurado nos tecidos, pela biopsia, cirurgia. O cisticerco presente nos órgãos pode ser diagnosticado por exame de fundo de olho. A neurocisticercose pode ser encontrada através de exame de liquor, neuroimagem e detecção de anticorpos no soro.
TRATAMENTO TENÍASE.
Se a tênia está no intestino é utilizado medicamentos, que são a niclosamida (utilizado em crianças), praziqantel, albendazol e mebendazol.
Se ela atingir o apêndice o tratamento é cirúrgico.
TRATAMENTO CISTICERCOSE
Utilização do praziqantel por 21 dias, juntamente com a dexametasona que é um corticoide para aliviar os efeitos inflamatórios causado pelas toxinas liberadas após a morte das larvas. Também pode ser utilizado anticonvulsionantes.
PROFILAXIA
Ambas são doenças que poderiam ser erradicadas de houvesse um maior empenho do poder público. Existem formas de prevenção coletivas, que são: saneamento básico, tratar os infectados, educação em saúde, inspeção nos abatedouros e manejo correto dos suínos e bovinos.
Os individuais são: evitar consumo de carne crua ou mal cozida, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos e hortaliças e manter hábitos de higiene.

Outros materiais