Buscar

Desafio Legislação aplicada à Avaliação de Impactos Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Caracterizar os possíveis impactos ambientais provenientes da implantação de um empreendimento é fundamental para o planejamento das ações de controle e mitigação, auxiliando, assim, no processo de tomada de decisão e na consequente manutenção da qualidade ambiental.
Como gestor ambiental de uma construtora especializada em implantação de estradas, você tem ciência disso. Tanto que pretende melhorar o processo de Avaliação de Impactos Ambientais provocados pela construção de novas rodovias.
Ao levar esta iniciativa à direção, você é questionado sobre a real necessidade desse processo. Nesse momento, você percebe que o caminho para a sensibilização da direção deverá passar por uma justificativa legal. Você inicia então uma compilação de trechos presentes em legislação específica que o auxiliará nesta missão.
A fim de contemplar esse desafio, você deverá montar um texto que apresente, no mínimo, dois instrumentos legais (leis, decretos, portarias, resoluções, etc.) capazes de justificar a necessidade de realização de uma Avaliação de Impactos Ambientais.
Padrão de resposta esperado
Justificativas legais relacionadas à Avaliação de Impactos Ambientais.
Atualmente, o Brasil apresenta alguns instrumentos legais diretamente relacionados à Avaliação de Impactos Ambientais.
Um desses instrumentos compreende a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 01 de 23 de Janeiro de 1986. Essa resolução apresenta uma série de empreendimentos que obrigatoriamente devem contemplar um processo de Avaliação de Impactos Ambientais. Em seu artigo 2º, essa resolução delimita que estradas dependem de um estudo de impacto ambiental.
Outro instrumento legal alinhado à Avaliação de Impactos Ambientais compreende o Decreto nº 6.848, de 14 de maio de 2009. Esse decreto apresenta orientações relacionadas à compensação ambiental, a qual é baseada em um estudo prévio de impacto ambiental. Salienta-se que uma Avaliação de Impacto Ambiental realizada com base em conhecimentos legais e técnicos pode contribuir para a minimização da compensação ambiental devida por uma empresa.

Continue navegando