Buscar

Estudo de questões Química Fisiológica

Prévia do material em texto

Estudo de questões Química Fisiológica 
Q1:
A) Explique, com base nos conhecimentos de bioquímica fisiológica, o motivo para que o soro caseiro seja uma mistura de açúcar e sal.
R: A base para a reidratação oral é o cotransporte de Na e glicose através das células luminais do intestino, realizado pelo co-transportador SGLT1+ que usa o gradiente de sódio para co-transportar a glicose contra o seu gradiente. Então o sódio entra por transporte passivo que dissipa energia para o transporte ativo da glicose (transporte ativo secundário). Sem um ou o outro, o co-transporte não seria possível. A entrada de sódio é seguida pela entrada de cloreto e na sequência, acompanhada pela água.
B) Que efeito sobre a digestão de carboidratos seria esperado caso um animal fosse lesado ao nível de glândulas salivares e, portanto, não fosse capaz de produzir a amilase salivar? Explique baseado na importância da enzima citada para a digestão de carboidratos
R: A amilase salivar é a primeira enzima a encontrar em contato com o bolo alimentar. Em casos de ausência dessa enzima não ocorrerá a digestão inicial dos carboidratos, não ocorrendo a hidrólise das ligações alfa 1,4 do amido. a digestão dos carboidratos só iria acontecer nointestino delgado por ação da amilase pancreática.inclusive animais nao possuem amilase salivar, como por exemplo o cão, gato e os ruminantes.
Q2:
A) Descreva a estrutura molecular de uma micela e de um Quilomícron, diferenciando-as e esclarecendo em que locais (tecidos ou células) as mesmas são encontradas, normalmente.
R: As estruturas das micelas e dos Quilomícrons (QM) são semelhantes, por serem esféricas, porém o tamanho e a
constituição são diferentes. As micelas são encontradas no intestino delgado, sendo formadas basicamente por lipídios
emulsificados provenientes dos alimentos. No duodeno, as gotículas de gordura sofrem a introdução de ácidos e sais biliares e lisofosfolipídeos biliares que facilitam a sua formação e as estabilizam para o ataque das enzimas pancreáticas. No caso dos Quilomícrons, estas moléculas são formadas por organelas dos enterócitos, e liberadas para a linfa, podendo também ser encontradas posteriormente no sangue. Os Quilomícrons são lipoproteínas muito maiores do que as micelas. No caso dos QM há proteínas com domínios que se apresentam externamente, embebidos na camada de fosfolipídeos, que tem suas cabeçaspolares, hidrofílicas, voltadas para fora, o que facilita sua hidrossolubilização. Na região interna, estão as vitaminas, e triacilglicerois, além de ésteres de colesterol. No caso das micelas, há semelhança nessa disposição, mas ao invés dproteínas, há sim sais biliares embebidos aos fosfolipídeos. Enquanto as micelas tem aproximadamente 1 a 50 nanômetros emmédia, os Quilomícrons variam de 100 a 500 nanômetros, portanto os QMs podem ser até 500 vezes maiores que as micelas.
R:Ineficiência da digestão e absorção lipídica, portanto, perda desses macronutrientes pelas fezes, pela falta de volume adequado de ácidos e sais biliares, o que pode representar distúrbio calórico; Ineficiência de digestão e absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), o que poderiam causar variados distúrbios relacionados a cada avitaminose; -Ineficiência de digestão e absorção de ácidos graxos essenciais, em especial os ácidos linoleico e linolênico, que podem causar distúrbios cardíacos, da pele e de outros tecidos.
B) Considerando os fundamentos discutidos na disciplina, disserte, objetivamente, sobre as possíveis consequências de uma interrupção parcial do fluxo biliar sobre os aspectos nutricionais.
R: Essa desnaturação proteica promovida pelo HCl faz com que ocorra a perda da estrutura tridimensional da proteína, ou seja, promove um desenovelamento e assim, expõe as ligações peptídicas do interior da estrutura, as quais são o alvo de ação das primeiras proteases a atuarem: pepsina, tripsina e quimiotripsina, todas endopeptidases, pois rompem ligações pépticas do interior da cadeia.
Q3: 
A) O HCl produzido pelas células parietais da mucosa gástrica, dentre outras funções, tem a capacidade de desnaturar as proteínas. Explique como esta propriedade funcional favorece o processo de digestão das proteínas.
R: Essa desnaturação proteica promovida pelo HCl faz com que ocorra a perda da estrutura tridimensional da proteína, ou seja, promove um desenovelamento e assim, expõe as ligações peptídicas do interior da estrutura, as quais são o alvo de ação das primeiras proteases a atuarem: pepsina, tripsina e quimiotripsina, todas endopeptidases, pois rompem ligações pépticas do interior da cadeia.
B) Muitas enzimas proteolíticas da digestão são sintetizadas e secretadas como zimogenios. Qual a importância químico fisiológica dessa característica. Explique.
R: As enzimas proteolíticas são sintetizadas na forma de zimogênio, visto que assim, encontram-se na sua forma inativa e não atuam nos tecidos do corpo. Portanto, essa conformação garante que elas transportem de forma segura até o momento na qual entra em contato com alimento, fazendo assim com que essa enzima mude para sua forma ativa. Isso acontece ao entrar em contato com o PH baixo e suco gástrico atuam exibindo o sítio ativo de proteínas, permitindo a formação de enzimas ativas capazes de hidrolisar proteínas em pequenos peptídeos.
Q4: 
A) Julgue a correção da seguinte frase ‘’A circulação dos ácidos e sais biliares ocorre em todos os grupos de mamíferos, incluindo os herbívoros poligastricos e monogástricos’’ avalie a frase e indique se a mesma é plenamente correta ou não. Se julgar a informação correta, inclua um exemplo, ou complemento de ideia que confirme a informação. Se julgar a informação errada, indique a falha e mencione, com argumentos técnico-científico as informações verdadeiras.
R: 
B) Julgue a correção da seguinte frase ‘’ A cecotrofagia é um tipo de coprofagia, do ponto de vista biológico. Mas por ser um processo fisiológico normal e útil, esse comportamento não representa qualquer distúrbio do comportamento alimentar, principalmente porque as fezes ingeridas (cecotrofos) são diferenciadas das fezes normais (mais secas)’’ avalie a frase e indique se a mesma é plenamente correta ou não. Se julgar a informação correta, inclua um exemplo, ou complemento de ideia que confirme a informação. Se julgar a informação errada, indique a falha e mencione, com argumentos técnico-científico as informações verdadeiras.
R: R: Errado. Esses animais que realizam a cecotrofagia (monogástricos) fazem a fermentação no ceco e grande parte das proteínas formadas pelos microrganismos que se encontram nessa região seriam perdidas, por isso ingerem os cecotrofos. Portanto, cecotrofo é o alimento que
foi processado no ceco, advindos da celulose, pelas bactérias locais (formada por Bacteroides sp., streptococos, colibacilos, Clostridium perfringens, protozoários ciliados e Cyniclomydes guttulatulus) que são ricos em nutrientes como ácido fólico, vitaminas C, B e K e aminoácidos que seriam perdidos se não fossem reaproveitados nessa segunda passagem. No entanto, essas fezes por já ter passando pelo tubo digestivo uma vez, ou seja, são subprodutos da digestão, são fezes mais moles. Portanto, a cecotrofagia trata-se da ingestão de fezes moles para uma absorção mais eficiente dos nutrientes que seriam perdidos e é um processo fisiológico normal, diferente dos 
coprofagia que se trata da ingestão das fezes sem ser uma necessidade fisiológica, podendo significar deficiência alimentar ou distúrbios mentais. 
Julgue a correção das seguintes frases: ‘’ A cecotrofagia é um tipo de coprofagia, do ponto de vista biológico. Mas por ser um processo fisiológico normal e útil, esse comportamento não representa qualquer distúrbio do comportamento alimentar, principalmente porque as fezes ingeridas (cecotrofos) são diferenciadas das fezes normais (secas)’’
R: 1) Alimentos concentrados (para herbívoros) são aqueles ricos em amido, sendo normalmente já triturado, podendo ter um teor de proteína variável, mas dificilmente chega a 20%, sendo sempre seco(desidratado). Já os alimentos volumosos incluem a própria pastagem ou alimentos vegetais conservados, como silos e fenos, por exemplo. Molecularmente, são ricos em celulose e hemicelulose, mas podem incluir proteína, amido e pectina (em menor proporção) na dependência do vegetal e da sua fase de crescimento. São alimentos hidratados.
2) Objetivamente, ao se deixar o animal ruminante exclusivamente com alimento fibroso, desde que tenha qualidade, o animal estará se alimentando mais naturalmente e com baixo custo, sendo estimulado o peristaltismo adequado, o processo de ruminação, mas, a
liberação de AGCC é mais lenta, e por isso, o ganho de peso também mais lento. Em animais alimentados apenas com concentrados, que são mais caros, o ganho de peso normalmente é maior em função da taxa de liberação dos AGCC em menor tempo nas câmaras fermentadoras. Porém, a restrição de fibras diminui radicalmente o peristaltismo e a ruminação. Também essa opção de alimento aciona especialmente as vias independentes de co-fatores oxidados (NAD e FAD), como a via do ácido propiônico, que pode levar à formação de intermediários ácidos, o que pode causar acidose e deterioração das colônias bacterianas. Ou, seja, a alimentação com concentrados leva ao ganho de peso maior, em menos tempo, porém, corre-se mais risco sanitário.
Q5
Julgue se é verdadeira ou falsa as frases a seguir ( não tenho a resposta) 
· Durante a fase de absorção ocorre o armazenamento da glicose na forma de glicogênio hepático e muscular, dos quais apenas o glicogênio hepático pode ser usado para manutenção da glicemia nas fases de pós absorção (jejum inicial) ou jejum (jejum tardio). 
· Durante a fase metabólica de absorção os substratos para a lipogênese no tecido adiposo podem ser os ácidos graxos provenientes da dieta através da absorção dos quilomícrons, ou ainda podem provir dos ácidos graxos que são esvaziados dos VLDL ou podem ser recém-sintetizados no tecido adiposo a partir da glicose que chega a esse tecido adiposo na fase de absorção.
· No jejum há maior produção de corpos cetônicos para serem direcionados para o metabolismo, como substitutos da glicose. Todas as células poderão oxidar estes corpos cetônicos, os quais funcionam então como verdadeiros substitutos para a glicose.
· Durante a fase metabólica de absorção, ou seja, "bem alimentado", a glicose utilizada pelos tecidos extra-hepáticos é oriunda da glicogenólise hepática, ou seja, da reserva de glicogênio.
· Os aminoácidos de cadeia ramificada (ACR) são preferencialmente direcionados para o músculo para fazerem parte do estoque intracelular de aminoácidos e serem convertidos em proteínas.
· No jejum a glicemia é mantida graças à gliconeogênese hepática, tendo como precursores os esqueletos carbônicos dos aminoácidos.
· No momento metabólico conhecido como absorção ocorre lipólise
· Durante os primeiros momentos da fase metabólica chamada de pós-absorção, a fonte inicial de glicose e glicemia são mantidas pela via de glicogenólise (degradação do glicogênio) hepática e depois pela gliconeogênese que busca nos esqueletos carbônicos dos aminoácidos a matéria para sintetizar glicose no hepatócito, a qual será exportada para os tecidos.
· Os ácidos graxos são absorvidos pelo intestino, na maior parte, como quilomícrons que são as lipoproteínas plasmáticas com menor conteúdo de triacilgliceróis e são absorvidos para o sistema linfático.
· O excesso de glicose absorvida é totalmente convertido em glicogênio apenas que será utilizado na fase de pós-absorção.
Q6)
A) Analise o seguinte texto: De um modo geral, podemos afirmar que as concentrações de íons inorgânicos observadas na linfa, sangue e no interstício são muito semelhantes”
Julgue se a mesma é VERDADEIRA ou FALSA. Analise se as informações contidas naquele texto estão corretas. Além desse julgamento, será obrigatório e necessário que você, comente ou complemente ou exemplifique ou justifique sua decisão, utilizando um pequeno texto original, de até 40 palavras, relacionado à frase proposta naquele enunciado. Caso, você apenas textualize como “VERDADEIRA” ou “FALSA”, você poderá obter até 50% do valor da questão, se realmente estiver de acordo com o GABARITO. Caso você julgue corretamente a oração e ainda textualize, usando argumentos válidos, você obterá até 100% do valor da questão
R: verdadeiro. o conteúdo iônico dos líquidos extracelulares é semelhante, admitindo-se variações temporárias.
B) Analise o seguinte texto: “Os gráficos densitométricos auxiliam a visualizar melhor a separação das bandas na eletroforese. Esses mesmos procedimentos, tanto a eletroforese como a utilização de gráficos densitométricos podem ser utilizados para técnicas de separação de proteínas, DNA e RNA”
Julgue se a mesma é VERDADEIRA ou FALSA. Analise se as informações contidas naquele texto estão corretas. Além desse julgamento, será obrigatório e necessário que você, comente ou complemente ou exemplifique ou justifique sua decisão, utilizando um pequeno texto original, de até 40 palavras, relacionado à frase proposta naquele enunciado. Caso, você apenas textualize como “VERDADEIRA” ou “FALSA”, você poderá obter até 50% do valor da questão, se realmente estiver de acordo com o GABARITO. Caso você julgue corretamente a oração e ainda textualize, usando argumentos válidos, você obterá até 100% do valor da questão.
R: VERDADEIRO. OS GRÁFICOS DENSITOMÉTRICOS UILIZAM SOFTWARES SENSÍVEIS PARA DETECTAR AS DIFERENTES FRAÇÕES DE PROTEÍNAS, DNA E RNA EM GÉIS, SEPARADAS PREVIAMENTE PELA ELETROFORESE.
Q7) 
A) Explique, com base nos conhecimentos acerca do metabolismo energético dos eritrócitos, a importância da glutationa na função antienvelhecimento das hemácias
R: A glutationa tem esse papel importante no antienvelhecimento das hemácias, visto que, a geração de NADPH após a via das pentoses, ajuda a manter a glutationa. Assim, o NADPH,com a ajuda a glutationa redutase,doa H+ para o glutatião,com o objetivo de reduzir o peróxido de hidrogênio a água, impossibilitando danos oxidativos em células. Portanto,a glutationa age na redução da água oxigenada em água, diminuindo os efeitos oxidativos do peróxido de hidrogênio e evitando e estresse oxidativo, e dessa forma o envelhecimento.
B) USE AS SEGUINTES PALAVRAS: HEMOGLOBINA, RAREFEITO, 2,3-BPG, AFINIDADE e OXIGÊNIO para construir uma frase, uma oração, que possa uni-las de um modo coerente, criativo e correto, gramaticalmente, e em termos de conhecimento técnico-científico (conforme abordado na nossa disciplina). Utilize as palavras em qualquer ordem, podendo repeti-las, se necessário. Use no máximo 30
palavras no total.
R: O 2,3 BPG se une a hemoglobina, diminuindo a afinidade dela pelo o², permitindo assim que se desprenda do o² para os tecidos em uma pressão rarefeita.
Q8)
A) Elabore um pequeno texto original, que contenha as seguintes palavras durante sua descrição: “lesões”, “ativação”, “fígado”, endotélio”, “fibrina”.
R: Em lesões no endotélio, as plaquetas circulantes formam um tampão e dar início a ativação da cascata de coagulação, repondo a fibrina. No rompimento completo do endotélio, tem a ativação da via extrínseca, estimulando os fatores de coagulações, sintetizados pelo fígado, a partir do contato do fator tecidual com outros fatores no sangue, promovendo a formação de rede de fibrina. 
b) Para responder a esta questão, você deve ler atentamente as informações e as instruções descritas a seguir:
O processo de Hemostasia é controlado, em grande parte, por estímulos químicos, ou seja, a concentração de determinadas substâncias em detrimento de outras, em um local específico de um vaso, define a direção dos eventos hemostáticos, se os pró-coagulantes ou anti coagulantes vão predominar. Dessa maneira, é importante reconhecer tanto os estimuladores, a origem celular quanto a função de
determinadas substâncias. Pensando nisso, associe cada molécula (colocadas na coluna da esquerda) com características bioquímicas ou com a sua função biológica na hemostasia (descritas na coluna à direita).
Q9)-
--
Qual importância dos lipídios
R:Os lipídios colaboram com a composição da membrana plasmática das células dos organismos (os fosfolipídicos compõe a camada bilipídica). Atuam como isolante elétrico. A bainha de mielina, por exemplo, envolve o axônio de alguns neurônios, facilitando a condução dos impulsos do sistema nervoso. Fornecem uma proteção mecânica para o organismo, que são as gorduras que ficam armazenadas no tecido adiposo fornecem uma proteção interna para os órgãos e outras estruturas. 
R: O processo de desnaturação das proteínas é importante, visto que permite a perda da sua forma tridimensional e as ligações peptídicas ficam expostas para que possam sofrer ação das enzimas proteases e endopeptidases. Caso a ação da HCI não exista na desnaturação, as proteínas continuariam envelopadas e as enzimas teriam dificuldades em clivar as ligações peptídicas, prejudicando todo o andamento do processo de digestão das proteínas. 
R: Em ambos, tanto na lactose quanto os lipídios, são nutrientes energéticos. Entretanto, a lactose é de liberação mais rápida do que os lipídios, visto que os lipídios demoram a ser absorvido e metabolizado. Além disso, a lactose é a principal fonte de glicose para os neonatos, importantíssimo para nutrir os neurônios e hemácias, ressaltando sua importância nessa fase da vida. Entretanto, devido a sua concentração baixa no leite a lactose fornece energia limitada na maioria das espécies, por esse motivo os lipídios são essenciais como fonte de energia mais concentrada, principalmente para os animais de ambiente frio, para que os mesmo possam manter a temperatura do corpo. 
R: Nessa fase de absorção do metabolismo os nutrientes são encaminhados para moléculas de sítio e armazenamento e ocorre a utilização de glicose com combustível. Durante a alimentação, há um aumento da secreção de insulina, que é importante pois garante que o fígado e os outros tecidos desempenham seu papel. O fígado, sob ação da insulina ativa vias metabólicas que levam direcionam a glicose para formação de glicogênio. Ao se alimentar de alimentos proteicos, nessa fase, a insulina é estimulada pelos aminoácidos, promovendo uma maior captação e transporte de aminoácidos para os tecidos que irão armazená-los. Com isso, nessa fase de absorção ocorre a formação de proteínas (aas) e de gordura (glicose). A glicose é convertida em ácidos graxos que vão ser armazenados no tecido adiposo para ser utilizados na produção de energia na fase pós absorção. 
R: Na fase pós-absortivo a glicemia é mantida por meio da mobilização dos nutrientes armazenados para a produção de energia. Nessa fase ocorre: I- A degradação do glicogênio pela via da glicogenólise, devido a influência do glucagon, a glicogênio fosfatase é ativada pela fosforilação e causando a degradação do glicogênio e a elevação das concentrações intracelulares de glicose. II- Devido a mobilização de aminoácidos ocorre a degradação dos aminoácidos de cadeia ramificadas e formando alanina, que são liberadas no sangue e encaminhadas e absorvidas pelo o fígado para a via da gliconeogênese. III- E as gorduras do tecido adiposo: As enzimas lipaze hormônio sensível é ativa em situações de baixa de glicose, assim ocorre a liberação de ácidos graxos para o sangue. Esses ácidos graxos se ligam a albumina e podem ser utilizados para produzir energia diretamente nos tecidos. 
R: Essa doença é causada devido a intolerância ao glúten. Ao entrar em contato com esse alimento, provoca uma reação inflamatória nas mucosas e atrofiamento dos vilos e microvilos do intestino. O glúten – proteína- provoca danos as células intestinais, mas não prejudicando na primeira fase da digestão, mas sim na absorção. Os vilos curtos causam um comprometimento das absorções de nutrientes, devido a perda da área de superfície absortiva do intestino. Essas células que se perdem são células maduras de partes mais superiores dos vilos. Já as células maduras apresentam enzimas para a fase membranosa da digestão e transportar nutrientes e proteínas pelo co-transportador de sódio. Dessa forma, a absorção de carboidratos e outros nutrientes fica comprometida. Portanto, a absorção de água também reduz, visto que ela depende da absorção dos nutrientes, para que gere uma pressão osmótica em favor da entrada da água nas células. Conclui-se que a doença celíaca também pode causar desidratação. 
R: O potássio é um íon em abundancia no interior das células, assim, as concentrações de potássio intra e extracelulares formam um gradiente de concentração e é importante para vários processos metabólicos das células. Entretanto, o cloreto de potássio é um íon cardiotóxico, e provoca excitação de fibras nervosas, podendo também causar dor em níveis muito alto no animal que estiver consciente, por esse motivo, a eutanásia é realizada junto com um anestésico. Quando administrado via intravenosa, esse KCL vai causar fibrilação cardíaca, e depois a morte em poucos minutos. 
R: A circulação composta por nitrogenados, não proteicos, ocorre devido a ação dos microrganismos presente na microbiota desses animas, tendo a capacidade de sintetizar proteína através da amônia, ureia e nitratos. Dessa forma, a amônia é absorvida pelo rúmen e alcança o fígado, por meio do sangue, do sistema porta- hepático. No fígado, a amônia é transformada em ureia que circula livremente, e são absorvidas pelas glândulas salivares para a síntese de saliva - que é importante no processo digestivo dessa classe – assim, ela chega no rúmen. Dessa maneira se torna um ciclo, a circulação dos compostos nitrogenados dos ruminantes. Já a circulação dos sais biliares é entero-hepática, ocorre dentro do fígado - onde são sintetizados – duodeno – ação detergente- íleo – são absorvidos devido a ação de transportadores específicos – veias mesentéricas e portais hepáticos – que ligam ao fígado – fígado – onde são reutilizados para a síntese de bile -. Essa circulação evita gastos metabólicos para a formação dessas substâncias que são essenciais durante a refeição. 
----
Optativa
1. Com base nos efeitos do 2,3-DPG, explique os motivos bioquímicos para que após uma temporada em um local de altitude mais elevada, no retorno para uma cidade ao nível do mar, parece que estamos revigorados e com mais energia.
R: O 2,3 DPG se une a hemoglobulina, diminuindo a afinidade dela pelo oxigênio, permitindo assim que se desprenda do oxigênio para os tecidos em uma pressão mais rarefeita. Sendo assim, em locais de alta altitude ocorre o aumento de 2,3 DPG – regulador alostérico de hemoglobulina- e assim mais moléculas de hemoglobulina tem sua afinidade reduzida para com o o² e ofertando abundancia de 0². Em elevadas altitudes a saturação pulmonar da hemoglobulina diminui, ficando assim, rarefeito, mas para o individuo que está a nível do mar, - com alto índice de 2,3 DPG – ocorre o aumenta a oxigenação, visto que a saturação nos pulmões volta ao normal. 
2. Durante o processo evolutivo, a anatomia e a fisiologia digestivas dos animais adaptaram-se, eficientemente, às suas características alimentares. No homem, o alimento é digerido seqüencialmente nos diversos compartimentos do tubo digestivo até atingir condições ideais para absorção. Observe abaixo a indicação dos tipos de alimentos, enumerados de 1 a 4, em diferentes padrões, e o gráfico de barras que registra as taxas de digestão referentes aos tipos distintos de alimentos em cada compartimento digestivo do homem. Indique o número que representa o principal carboidrato e a mais importante proteína do leite e explique como chegou a essa conclusão.
R: 
3. No momento metabólico conhecido como pós-absorção ocorre proteólise muscular. Explique a estratégia bioquímica para o músculo disponibilizar aminoácido que possa ser captado pelo fígado e diga qual o destino metabólico destes aminoácidos no fígado e sua função metabólica para esse momento energético
R: Após a absorção o organismo vai reagir a falta de entrada de glicose. Dessa forma, o músculo vai mobilizar os aminoácidos para supriras suas necessidades energéticas e fornecer esqueletos carbônicos para a gliconeogênese, realizada pelo fígado, e assim produzir glicose. Portanto, no momento pós absortivo com a baixa secreção de insulina, se tem baixa entrada de glicose, por isso ocorre a degradação de proteínas para ter a entrada de aminoácidos nos músculos, vindo pelo sangue. Ou seja, nessa fase, a glicose é produzida pela via da glicogenólise hepática com o objetivo de manter os níveis desse composto na circulação sanguínea e em conjunto ocorre o início da gliconeogênese utilizando esqueletos carbônicos originados das aas devido a proteólise muscular. 
4. O gráfico mostra a origem da glicose usada durante os momentos metabólicos. Diga cada uma das 3 fontes (retângulos A, B e C no gráfico) e explique como o organismo mantém a glicemia durante o jejum:
R: 1º - Fonte exógena: Vinda da ingestão de carboidratos; 2º - Glicogênio: Uso do estoque de glicogênio presente no fígado para gerar glicose. ; 3º - Gliconeogenese: Síntese de glicose através da quebra de glicogênio, do uso de aminoácidos de proteínas musculares e por meio da lipólise. No jejum ocorre o aumento da liberação de glucagon, hormônio este que estimula a gliconeogenese, inibe a glicogênese, inibe a síntese de proteínas musculares e estimula a degradação ds mesmas em aminoácidos, estimula lipólise.
5. Quais as estratégias básicas para que células distantes consigam sinalizar uma para as outras? Explique.
R: A estratégica básica de sinalização é através um mensageiro químico sintetizado para o meio, conhecido por ligantes. Essa molécula deve ser capaz de percorrer pelo meio extracelular até as células alvo, interagir com o receptor que se encontra na membrana ou dentro de uma célula. A célula alvo emite uma resposta, parácrina ou autocrina, exócrina, neural ou endócrina. Esses sinais são essenciais par que essas células possam crescer e se diferenciar, caso ocorra problema nessa sinalização pode ocasionar em sua morte. 
6. Cite as moléculas que são absorvidas do processo de digestão de proteínas dos alimentos ingeridos por Suínos, Caninos e Bovinos. Mencione, para cada espécie, o local onde ocorre tais absorções.Se achar necessário, explique ou justifique sua resposta. O seu texto está limitado a 150 palavras. As moléculas normalmente absorvidas derivadas da digestão das proteínas são carboidratos. Nos suínos e caninos ocorrem geralmente no intestino delgado, especialmente no duodeno e jejuno que ocorre a maior absorção de proteinas, já nos bovinos(ruminantes) a maior parte da proteína absorvida é constituída pelos micro-organismos da microbiota ruminal, os quais assimilam amônia e produzem proteínas a partir dela e de carboidratos.
R: No processo de digestão ocorre a absorção de aminoácidos, peptídeos e tripeptídeos, que são transportados pela membrana apical e a tripeptídeos que são hidrolisadas até chegar aas nos enterócitos, após essas moléculas são absorvidas e liberadas para a corrente sanguínea. Assim, elas são absorvidas pelo intestino delgado, pelo duodeno de todas as espécies de mamíferos, seja suínos, caninos ou bovinos. Em bovinos, no entanto, também ocorre a fermentação nos pré-estômagos, mas não ocorre a absorção nessa região, mas no duodeno como dito anteriormente. 
7. Como podemos explicar o desequilíbrio causado nos sistemas hemostáticos a partir da infecção pelo Coronavírus, considerando os eventos de tendência hipercoagulação verificado em pacientes infectados pelo novo vírus. Disserte, opine, ou lance hipóteses lógicas sobre esse tema, a partir das bases fundamentais abordadas na Química fisiológica. Sua resposta está limitada a 150 palavras
R: Pelas lesões endoteliais, que são desenvolvidas pela interação do vírus com as proteínas inflamatórias – citocinas- ou pela multiplicação vira, causando então alterações na membrana citoplasmática endotelial. Dessa forma, as regiões lesadas são predisposta a ativação plaquetária, tendo a formação de fibrina, o que torna o problema ainda mais grave, o que pode acarretar em trombos. 
8. Elabore uma pergunta com uma resposta que contemple a pergunta elaborada, que trate sobre algum tema abordado na disciplina de Química Fisiológica. O texto, incluindo a pergunta e a sua resposta, devem ser presentadas em até 150 palavras. 
R: 
9. Quando ocorre uma doença grave no fígado de mamíferos, como isso pode repercutir na digestão e metabolismo de moléculas lipídicas? Explique, com suas próprias palavras, relembrando as associações focadas na disciplina de Química Fisiológica. O texto está limitado a 150 palavras.
R: Menor produção de bile, acarretando na má absorção de lipídios, vitaminas lipossolúveis no trato digestivo, ou seja, diminui a eficiência da digestão. Ao apresentar uma doença no fígado, afeta a metabolização hepática, acarretando no acúmulo de colesterol, bilirrubina, fármacos e moléculas hidrofóbicas na corrente sanguínea, cominando em toxemia. 
10. Sobre a síntese e manutenção da produção de leite, explique, com suas palavras, como fêmea consegue manter o padrão de qualidade e de volume do leite em uma situação na qual a fêmea não foi preparada para essa demanda
R: 
Na digestão e absorção de lipídeos os ácidos graxos de cadeia longa , colesterol e vitaminas que são absorvidos pelo enterócito vão ser todos reesterificados e irão formar os quilomícrons que são formados em grande parte por lipídios e uma pequena parte de proteínas, onde parte dessas proteínas são hidrofílicas o que favorece a dissolução dos quilomícrons quando forem exocitatos para a linfa, as proteínas também atuam como marcadores proteicos que interagem com receptores presentes no endotélio dos vasos linfáticos e dos vasos sanguíneos possibilitado a liberação de componentes dos quilomícrons para que sejam utilizados pelas células .
o organismo vai reagir a falta de entrada de glicose. Dessa forma, o músculo vai mobilizar os aminoácidos para suprir as suas necessidades energéticas e fornecer esqueletos carbônicos para a gliconeogênese, realizada pelo fígado, e assim produzir glicose. Portanto, no momento pós absortivo com a baixa secreção de insulina, se tem baixa entrada de glicose, por isso ocorre a degradação de proteínas para ter a entrada de aminoácidos nos músculos, vindo pelo sangue. Ou seja, nessa fase, a glicose é produzida pela via da glicogenólise hepática com o objetivo de manter os níveis desse composto na circulação sanguínea e em conjunto ocorre o início da gliconeogênese utilizando esqueletos carbônicos originados das aas devido a proteólise muscular. 
O aminoácidos podem sofrer degradação oxidativa, em uma dieta rica de proteínas as aas excedentes podem ser catabolizadas e virar gordura ou glicogênio

Outros materiais