Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
PLANO DE AÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

PLANO DE AÇÃO
1.IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Estágio Supervisionado Gestão Educacional
Ano/série: Educação infantil - 1º período do Pré-escolar
2.CONTEÚDO DA AULA/ ATIVIDADE
A atividade consta da organização do seguinte projeto: 
Despertando o gosto pela leitura através do Projeto de leitura “Mala viajante” para alunos de uma escola de educação infantil durante a pandemia de Corona Vírus.
3.OBJETIVOS
· Levar oportunidade de leitura para as crianças em isolamento social
· Permitir o contato dos alunos com os livros de literatura infantil e despertar o gosto pela leitura
· Promover aos alunos a oportunidade de desenvolver a leitura e consequentemente a escrita e a oralidade
4.SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)
Um projeto de leitura é muito importante porque pode proporcionar ao aluno uma experiência diferenciada das atividades diárias da escola, amplia a competência leitora, favorece momentos de diversão e fruição de obras literárias além de proporcionar diferentes leituras de vida e de mundo.
 Para Antunes (2001), Os projetos têm que estar definidos como um componente que se insere no planejamento pedagógico escolar. Ele afirma que o projeto configura
[...] um esforço investigativo, deliberadamente voltado a encontrar respostas convincentes para questões sobre o tema, levantadas pelos alunos, professores, ou professores e alunos juntos e eventualmente funcionários da escola, pais e pessoas da comunidade escolhidas (ANTUNES, 2001, p. 15). 
Desta forma conclui-se que além dos projetos servirem para a procura de respostas sobre assuntos e temas específicos é essencial que estes também tenham como propósito a busca por um aprendizado eficaz e significativo não só para a escola, mas para todos os alunos e a comunidade escolar em geral.
Ver-se dessa forma que o referido projeto de leitura é de fundamental importância para desenvolver a leitura, a oralidade e a aprendizagem como um todo e se faz como uma ótima situação para os alunos entrar em contato com livros de literatura infantil no momento atual em que vivem o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.
Sobre a realidade literária que se pode proporcionar aos estudantes Filho (2012) cita que
Trabalhar com literatura Infantil em sala de aula é criar condições para que se formem leitores de arte, leitores de mundo, leitores plurais. Muito mais do que uma simples atividade inserida em propostas de conteúdos curriculares, oferecer e discutir literatura em sala de aula é poder formar leitores, é ampliar a competência de ver o mundo e dialogar com a sociedade. (FILHO, pag. 59-60)
Desta forma a partir da leitura literária a escola estará oportunizando a formação de leitores e esta será também uma forma de possibilitar a formação de leitores através de um trabalho direcionado através do universo da literatura infantil.
5.DESENVOLVIMENTO DA AULA/ ATIVIDADE
 O referido projeto de leitura é de fundamental importância para levar aos alunos um momento de contato com a leitura de livros de literatura infantil em suas casas durante o isolamento social que estão vivendo em decorrência da pandemia de Covid-19. Desta forma os alunos terão contato com diversos livros e oportunidade de leitura literária diversificada e terão oportunidade de adquirir a competência leitora. Por isso faz-se necessário construir o plano de ação para dar andamento no projeto de leitura em questão.
Para a construção do referido projeto de leitura faz-se necessário que haja o apoio e participação da coordenação pedagógica, professores e pais dos alunos. Para isso será necessário seguir alguns passos primordiais para dar andamento ao projeto e assim ter sua execução de forma organizada, didática e eficaz.
O primeiro momento será a efetuado através de uma reunião inicial entre a direção escolar, coordenadora pedagógica, professores e pais de alunos ou responsáveis. Em um segundo momento faz-se necessário a construção do material que servirá de apoio para a entrega dos livros para as crianças. Os professores ficarão incumbidos de construir uma maleta personalizada para a sua turma e esta será entregue na casa dos alunos contendo os livros e orientações aos pais, referente à forma de agir em casa para a efetivação de uma leitura adequada e eficaz, além de instruções de como os pais podem ajudar as crianças na atividade. Além disso, a criança também vai receber um dado colorido como material manipulável contendo perguntas para a realização de uma atividade lúdica sobre o livro.
De forma online (no grupo da turma no Whatsapp) o professor vai receber um vídeo do aluno criado pelos pais durante a atividade lúdica em que o aluno explica sobre a leitura do livro e suas impressões sobre a historinha de acordo com as seis perguntas contidas no dado. Perguntas como: Quais são os personagens; qual o autor e ilustrador da historinha; o que conta a historinha; onde se passa a historinha; o que você gostou nessa historinha; se pudesse mudar algo na historia o que você mudaria?
6. RECURSOS
Eva, cola quente, cola branca, pistola, papel cartão, livros de literatura infantil e pasta de plástico para fazer a maleta.
7. REFERÊNCIAS 
ANTUNES, C. Um método para o ensino fundamental: o projeto. Petrópolis, 
RJ: Vozes, 2001.
FILHO, José Nicolau Gregorin. Literatura Infantil – Múltiplas linguagens na formação de leitores. 1ª Edição. Coleção. SP: Editora Melhoramentos Ltda. 2012. Disponível em: <https://br1lib.org/book/3490515/d61fc4> . Acesso em: 24 de Novembro de 2021.