Buscar

AVALIAÇÃO NEUROCIÊNCIAS APLICADA A EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – NEUROCIÊNCIAS APLICADA A EDUCAÇÃO
Analise as afirmativas abaixo e marque a incorreta.
a) A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995, se referiu à neurociência como uma disciplina que envolve tanto a biologia do sistema nervoso, como as ciências humanas, sociais e exatas que em conjunto representam a possibilidade de contribuir ao bem estar humano por meio de melhorias na qualidade de vida durante todo o ciclo vital.
b) A neurociência é um ramo do conhecimento que envolve várias áreas, como a neurologia, psicologia, biologia e a medicina nuclear, tendo como ponto comum de estudo o sistema nervoso (SN), sendo considerada uma área multidisciplinar. O termo mais apropriado para designar este conhecimento na atualidade seria neurociências (no plural).
c) Acredita- se que as pessoas utilizam o cérebro da mesma maneira para pensar e aprender e, o sistema educacional considerando este princípio, estará ensinando a operar a mente, ajudando o processo de aprendizagem dos alunos.
d) A Pedagogia Neurocientífica estuda a estrutura, desenvolvimento, evolução e funcionamento do sistema nervoso, interligando-o a biologia, neurologia, psicanálise, psicologia, matemática, física, química e filosofia, sub-bases tecnológicas da oferta de conhecimentos ao aprendizado e evolução dos seres.
Analise as afirmativas abaixo e marque a correta.
1. Aprender, entretanto, depende exclusivamente dos neurônios em suas redes neurais, das células da glia e do cérebro com seus lobos, e pouco pode interferir o estado de saúde em que a pessoa se encontra.
2. As funções intelectuais como a memória, linguagem, atenção, emoções, assim como ensinar e aprender, são produzidas pela atividade dos neurônios no nosso encéfalo. O encéfalo é o órgão da aprendizagem.
3. O encéfalo humano é composto por aproximadamente 86 bilhões de neurônios, as células nervosas, que interagem entre si e com outras células formando redes neurais para que possamos aprender o que é significativo e relevante para a vida.
4. As sinapses, ou seja, as conexões entre as células nervosas que compõe as diversas redes neurais vão se tornando mais bem estabelecidas e mais complexas, à medida que o aprendiz interage com o meio ambiente interno e externo. Mas estudos comprovam que crianças pouco ou não estimuladas durante a infância também podem ter o mesmo desenvolvimento na aprendizagem, quanto às crianças mais estimulas.
a) Somente as alternativas 2 e 3 estão erradas.
b) Somente as alternativas 1 e 4 estão erradas.
c) Todas as alternativas estão erradas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas exceto:
a) A aprendizagem, bem como o de aquisição de novas informações, envolve fundamentalmente o sistema nervoso de um indivíduo, que está envolvido na recepção, transmissão, análise, organização e desencadeamento de respostas a tudo aquilo que ocorre dentro e fora do corpo, sendo considerada uma rede complexa responsável por controlar e coordenar todos os sistemas do organismo que ao receber estímulos do ambiente é capaz de interpretá-los e desencadear respostas adequadas a eles.
b) O sistema nervoso humano, em especial o cérebro, é único quando comparado com outras espécies em seu processo evolutivo.
c) Do ponto de vista da aprendizagem, a aquisição de conteúdos teóricos está relacionada, sobretudo com estruturas do cérebro, mais especificamente estruturas do sistema límbico temporomedial, como o hipocampo, a amígdala e o córtex entorrinal.
d) A aprendizagem cognitiva resulta de sinais internos ao indivíduo e pode ser identificada com experiências tais como prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade.
Assinale a alternativa incorreta.
a) A Neurociência é e será um poderoso auxiliar na compreensão do que é comum a todos os cérebros e poderá nos próximos anos dar respostas confiáveis a importantes questões sobre a aprendizagem humana.
b) A imaginação, os sentidos, o humor, a emoção, o medo, o sono, a memória são alguns dos temas que deveriam ser abordados e relacionados com o aprendizado e a motivação. Mas espera-se que com o avanço das Neurociências estudos sobre os sentidos venham a ser feitos e comprovados.
c) A neurociência atual contribui para mudar a visão do cérebro humano. Tradicionalmente este seria um conhecimento das áreas médicas.
d) A neurociência atual contribui para mudar a visão do cérebro humano. Tradicionalmente este seria um conhecimento das áreas médicas.
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A neurociência cognitiva é a ciência que procura compreender e explicar as relações entre o cérebro, às atividades mentais superiores e o comportamento.
( ) Para que os professores consigam atingir os resultados esperados, é necessário combinar, modificar, adaptar e alternar as diversas estratégias pedagógicas, de acordo com o perfil dos alunos e da turma.
( ) “Cada vez mais fica evidente que a ação mental não é algo exclusivamente abstrato, que se dirige para uma determinada situação problema, tentando resolvê-la na prática”.
( ) No modelo de ensino tradicional, o ensino está estruturado para a aprendizagem através da prática, para a capacidade da descoberta, para aprender a aprender.
a) V. V. V. F.
b) V. V. F. F.
c) F. V. F. V.
d) F. V. V. V.
Analise os textos abaixo:
Texto 1
De acordo com a neurociência cognitiva, cujo foco de atenção é a compreensão das atividades cerebrais e dos processos de cognição, a aprendizagem humana não decorre de um simples armazenamento de dados perceptuais, e sim do processamento e elaboração das informações oriundas das percepções no cérebro.
Texto 2
Os sistemas cognitivos são aqueles sistemas mentais que regem as atividades diárias do ser humano – como ler, escrever, conversar, planejar, reconhecer rostos. Alguns sistemas comportam outros sistemas, agregando complexidade na geração de um comportamento. O sistema cognitivo da linguagem, por exemplo, envolve falar, ler e escrever, ativando diferentes estruturas cerebrais.
a) Somente o texto 1 está correto.
b) Somente o texto 2 está correto.
c) Tanto o texto 1 quanto o texto 2 apresentam incoerência.
d) Texto 1 e texto 2 são coerentes.
Marque a alternativa verdadeira.
a) Ainda que a inteligência do indivíduo dependa, pela interação entre as células neuronais, do desenvolvimento biológico, somente as mediações que o indivíduo sofre em suas interações com o meio ambiente onde está inserido é que permitirão expandir essa inteligência em todo seu potencial.
b) O conhecimento científico crescente produzido pela neurociência deve ser dirigido àqueles que, de algum modo, colaboram profundamente no desenvolvimento cognitivo das crianças - em especial, pais e professores, interventores reconhecidos na aprendizagem desses indivíduos.
c) Por entender a importância do cérebro no processo de aprendizagem, consideram-se, aqui, as contribuições da Neurociência para a formação de professores, com o objetivo de oferecer aos educadores um aprofundamento a esse respeito, para que se obtenham melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem, especialmente, na educação básica.
d) Todas as alternativas estão corretas.
“A orientação de pedagogos e professores do ensino infantil e fundamental sobre a organização geral, funções, limitações e potencialidades do sistema nervoso, permitirá que eles compreendam como as crianças aprendem como elas se desenvolvem como nosso corpo pode ser influenciado pelo que sentimos a partir do mundo e porque os estímulos são tão relevantes para o sistema nervoso. O conhecimento da neurociência poderá contribuir para o processo ensino- aprendizagem, pois permite compreender este processo, levando ao melhor desenvolvimento do trabalho com as crianças, aumentando a eficiência da aprendizagem escolar, o rendimento dos alunos, diminuindo a evasão e estimulando a interação social.” Pode-se dizer que está afirmativa é:
· Verdadeira.
· Falsa.
O desenvolvimento da pesquisa integrada na neuroeducação, com padrões e metodologias próprias, envolvea psicologia e a neurologia, embora a pedagogia não esteja envolvida neste processo, espera-se que em breve possa inclui-la. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
· Verdadeira.
· Falsa.
O desenvolvimento, segundo Vigotski (2007) se faz segundo planos genéticos. O psiquismo não é inato como, também, o indivíduo não o recebe pronto do ambiente. Existe um aspecto interacionista somando o que o indivíduo tem, com o que recebe. O conhecimento não é dado, transmitido e nem é inato. Entende-se que o conhecimento depende de uma matriz genética e do meio sociocultural. Seriam quatro entradas para o desenvolvimento psíquico: a filogênese, a ontogênese, a sociogênese e a microgênese. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
· Verdadeira.
· Falsa.

Continue navegando