A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Questões sobre Gestão de Pessoas - Poder | Liderança | Recursos Humanos

Pré-visualização | Página 1 de 1

1- No Texto 48 Leis de Poder, escolham duas para comentar.
Uma organização é composta por um agrupamento de pessoas e o alicerce para bons resultados é compreendê-las. Com base nisso, segundo “As 48 Leis do Poder” de Robert Greene, as passagens referentes às leis 33 e 43 abordam o que considero primordial quando se precisa lidar com os outros, seja família, colegas de trabalho, funcionários, amigos e entre outros.
Em analogia à expressão oriunda da lenda grega “calcanhar de Aquiles”, a Lei 33 apresenta que todos possuem um ponto fraco, independentemente do quão forte e invulnerável uma pessoa possa aparentar ser. A fraqueza no indivíduo pode se apresentar na forma de uma insegurança, emoção ou desejo. Com isso, no momento de persuadir alguém, o ponto fraco pode ser uma opção para tal.
No entanto, tocar na fraqueza nem sempre pode ser o caminho ideal, visto que é muito mais maleável jogar com aquilo que atinge as emoções no indivíduo, referente ao que ele gosta e sente atração, como é exemplificado na Lei 43. Uma pessoa seduzida por você, isto é não no contexto sexual, mas, sim emocional, é muito mais suscetível a concordar numa negociação, do que uma que te odeia ou possui sentimentos negativos em relação a você.
2- No Texto "O Trabalho, os recursos humanos e as organizações", escreva sobre as as responsabilidades dos chefes/gerentes/administradores/gestores de recursos humanos.
O gestor de recursos humanos é elementar no meio organizacional, tratando-se de um estrategista, ele visa garantir uma boa relação entre os colaboradores e a empresa, visando bons resultados. Suas responsabilidades envolve o recrutamento de profissionais, isto é, quando se tem uma vaga aberta na empresa, cabe a ele cuidar do processo seletivo, definindo o cargo, as funções e inclusive o perfil mais compatível aos objetivos da Organização; como também é compromisso do RH treinar o novo colaborador a fim de se adaptar às condições do ambiente e desenvolvê-lo aos outros, seja com treinamentos, cursos ou workshops.
Vale ressaltar também o encargo de evitar/e ou diminuir a demanda por demissões e contratações, ou seja, tudo que envolve o processo de substituir um colaborador por outro. Ademais, é compromisso também do gestor de Recursos Humanos cuidar do clima organizacional, desde a questão da motivação, como resolução de conflitos e avaliação de oportunidades e melhorias no ambiente de trabalho.
E para finalizar, é importante complementar que pode ser incluído nas incumbências do gerente de RH, a criação de planos de carreiras, realização de feedbacks, gerenciamento da folha de pagamento e direitos, elaboração de PDI’s e o monitoramento do desempenho dos colaboradores.
2- Observem os dois conjuntos de slides sobre liderança (que envio anexados) e respondam: "O que é um líder?"
Um líder é a pessoa capaz de influenciar e modelar o comportamento de outras pessoas, nos mais diferentes ambientes. Normalmente, preocupa-se no direcionamento do grupo diante de uma situação, utilizando a comunicação e a cooperação para atingir determinado resultado, mantendo-o motivado. Além disso, ao liderar enfrentam desafios recorrentes como a clientela múltipla que consiste em lidar ao mesmo tempo com diferentes pessoas e grupos, de modo que encontre um consenso razoavelmente aceitável entre os envolvidos, uma vez que haverá momentos em que nem todos concordarão com determinada decisão. É também um desafio para o líder, a questão da diversidade, visto que ao liderar um grupo, ele enfrentará um grupo muitas vezes heterogêneo, diferenciando-se em idade, sexo, origem, geração, religião e entre outras características. Vale ressaltar que ser um líder, envolve o uso de poder, isto é, sobre seus seguidores, de modo que exercem influência sobre os seus comportamentos. Entretanto, tal poder também possui limites, de forma que essa influência possa ter prazo, quando o líder comete erros sequencialmente e usa seu poder de forma negativa ou equivocada.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.