Buscar

Ap1 Uninta Instrumentalidade

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Yolanda Guerra reflete a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto com as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional. A partir do pensamento da autora, analise as proposições.
I___ Podemos considerar que a instrumentalidade é uma capacidade adquirida no fazer profissional executável apenas pelo assistente social.
II___ A divisão do trabalho, a conjuntura, os espaços sócio-ocupacionais são exemplos de condições objetivas do exercício profissional do assistente social.
III___ É por meio do talento e de habilidades adquiridas no exercício profissional que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais no nível do cotidiano.
IV___ As condições subjetivas são relativas aos sujeitos, às suas escolhas, ao grau de qualificação e competência, ao seu preparo técnico e teórico-metodológico, aos referenciais teóricos, metodológicos, éticos e políticos utilizados, dentre outras.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
A. a) I e III.
B. I, III e IV.
C. d) II e IV 
D. b) I, II e III.
E. III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: d) II e IV
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As técnicas não são portadoras de uma capacidade imanente de alcançar determinados resultados, pois são mobilizadas a partir da capacidade teleológica dos sujeitos, no sentido de pôr finalidades, a partir das necessidades presentes na realidade a ser transformada, portanto a um conteúdo e uma direção social próprios ao uso das técnicas. (TRINDADE, 2001)
Quando tratamos de instrumentos e técnicas do Serviço Social é correto afirmar:
Escolha uma opção:
A. Tem o objetivo de modelar o comportamento humano, para tornar as relações hierarquizadas atendendo a um determinado tipo de interesse social.
B. Estamos transitando entre práticas humanas que se voltam para a transformação de outras atitudes humanas, aquelas que incidem sobre as consciências. 
C. Os instrumentais que as potencializam se caracterizam com um acervo de instrumentos e técnicas materiais;
D. São instrumentos e técnicas elaborados e organizados por uma disciplina das ciências sociais e utilizados para um único tipo de prática;
E. São instrumentos que minimizam a produção de atitudes, posturas e comportamentos adequados a estes diferentes interesses;
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: Estamos transitando entre práticas humanas que se voltam para a transformação de outras atitudes humanas, aquelas que incidem sobre as consciências.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os meios de trabalho que auxiliam no alcance das finalidades reais, possibilitando a passagem das possibilidades para o exercício profissional do assistente social, são denominados:
Escolha uma opção:
A. Técnicas
B. Metodologias
C. Dinâmicas de Grupos
D. Instrumentos 
E. Teorias
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: Instrumentos
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A partir da discussão teórica da autora Yolanda Guerra sobre a instrumentalidade podemos afirmar que :
Escolha uma opção:
A. Reconhecer a instrumentalidade como mediação representa tornar o Serviço Social como totalidade constituída apenas pela dimensão técnico-instrumental na condução das respostas da profissão.
B. A instrumentalidade é a capacidade ou a propriedade de algo, desenvolvida no exercício profissional, permitindo ao profissional de serviço social, objetivar sua intencionalidade em respostas profissionais resultando na modificação, transformação e alteração das condições relativas à produção material da sociedade, bem como ao seu preparo técnico, teórico- metodológico e aos referenciais éticos e políticos que permeiam sua prática. 
C. A utilidade social do serviço social está em atender às necessidades sociais de maneira cada vez mais imponderada. Para tanto, é necessário a utilização da razão instrumental, enquanto único caminho para a construção de novas possibilidades.
D. Sabendo que a instrumentalidade se insere no espaço da singularidade, do cotidiano e do imediato, é necessário superdimensionar sua perspectiva instrumental à dimensão voltada para a mediação.
E. A instrumentalidade está ligada a um conjunto de instrumentos e técnicas que possibilita ao profissional de serviço social o atendimento das demandas e o alcance dos objetivos sejam eles profissionais ou sociais.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: A instrumentalidade é a capacidade ou a propriedade de algo, desenvolvida no exercício profissional, permitindo ao profissional de serviço social, objetivar sua intencionalidade em respostas profissionais resultando na modificação, transformação e alteração das condições relativas à produção material da sociedade, bem como ao seu preparo técnico, teórico- metodológico e aos referenciais éticos e políticos que permeiam sua prática.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na contemporaneidade, mais precisamente, desde os anos 90, as configurações e reconfigurações da questão social e o redimensionamento das intervenções sociais sobre as suas manifestações vêm rebatendo diretamente no mercado de trabalho do assistente social e nas suas atribuições profissionais (TRINDADE, 2001):
Sobre as novas configurações no trabalho do assistente social a partir da década de 90:
I) O exercício do papel de educador social pelo assistente social, através da interferência nos comportamentos, atitudes e visão de mundo dos usuários;
II) As características nas atribuições profissionais de informar, esclarecer, recomendar mudanças de atitudes, promover a conscientização sobre os "problemas sociais";
III) Os instrumentos e técnicas presentes nos procedimentos profissionais colaboram para uma atuação voltada à promoção de atitudes e comportamentos.
IV) Lembremos que o serviço social colabora na reprodução material da força de trabalho, mas não da reprodução ideológica, não interfere na difusão de ideias.
É correto afirmar:
Escolha uma opção:
A. II e III
B. I,II e III 
C. I, III , IV
D. I e IV
E. III e IV
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: I,II e III
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Até o século XIX, o desenvolvimento e o aprimoramento das técnicas voltam-se apenas, para a indústria e para os transportes, o que muda no início do século XX:
Sobre o desenvolvimento das técnicas de acordo com Trindade (2001):
I) Na esfera do processo de produção de bens materiais, as técnicas deixam de ser utilizadas apenas na confecção dos produtos, pois são incorporadas à organização do processo produtivo;
II) As técnicas se voltam à gestão dos recursos humanos materiais e humanos nele envolvidos, e nas atividades voltadas à circulação e ao consumo de mercadorias e serviços, sendo possível falar em tecnologias sociais;
III) No processo de complexificação da sociedade capitalista, um novo campo se coloca no horizonte da ciência: o homem e suas relações sociais;
IV) Essa realidade alavanca o incremento de um conhecimento científico do qual é exigido não somente explicações sobre estes fenômenos sociais, mas principalmente a elaboração de subsídios para a criação de mecanismos reguladores e moralizadores das relações sociais.
É correto afirmar:
Escolha uma opção:
A. I, III , IV
B. III e IV
C. II e III
D. I,II,III, e IV 
E. I e IV
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL- AP1
A resposta correta é: I,II,III, e IV
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As particularidades reconhecidas no trabalho do assistente social, que são apropriadas e desenvolvidas ao longo do seu fazer profissional vão materializar este exercício profissional como especialização na divisão sociotécnica do trabalho, isso se constitui naParte superior do formulário:
Escolha uma opção:
A. Pensamento ontológico do Serviço Social.
B. Caráter técnico social do Serviço Social.
C. instrumentalidade do Serviço Social.
D. teoria e metodologia para a pesquisa no Serviço Social.
E. Práxis cotidiana do Serviço Social. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 7 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: instrumentalidade do Serviço Social.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A discussão acerca da instrumentalidade no Serviço Social é essencial para análise da profissão constituída na sociedade capitalista, na sua complexidade que é permeada por diversos determinantes ideopolíticos, sócios-históricos e econômicos. O que significa então a instrumentalidade:
Escolha uma opção:
A. O diálogo entre as demandas institucionais, profissionais e dos usuários que guardam uma complexidade que compreende a totalidade das relações sociais, em seu processo de produção e reprodução, e suas particularidades que se expressam no cotidiano institucional.
B. A concepção fim da ação do assistente social em que as metodologias buscam a intervenção nas necessidades sociais devendo seguir ao que o instrumental prescreve, mesmo apesar das mudanças no contexto social.
C. A compreensão das racionalidades da profissão, a sua forma de ser e pensar, o seu modus de executar, a apreensão das suas singularidades, a partir das dimensões instrumental, técnica, política, pedagógica e intelectual subsidiadas pela relação teoria e prática. 
D. A análise de seus elementos constitutivos como uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, com uma autonomia efetiva e que apresenta o perfil de um profissional crítico, propositivo e com capacidade de análise das contradições sociais.
E. O arcabouço de instrumentos e técnicas utilizados pelos assistentes sociais que a partir de seus referenciais teóricos-metodológicos, técnico operativos e ético-políticos conduzem sua prática reflexiva para atendimento das massas empobrecidas para a resolução dos problemas sociais.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: A compreensão das racionalidades da profissão, a sua forma de ser e pensar, o seu modus de executar, a apreensão das suas singularidades, a partir das dimensões instrumental, técnica, política, pedagógica e intelectual subsidiadas pela relação teoria e prática.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O exercício profissional do assistente social o convoca a agir com avaliações formais, ou seja, são realizadas num contexto profissional distinto, cujos objetivos imediatos irão direcionar os critérios a serem utilizados no desenvolvimento da ação. Nessa lógica, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
A. É essencial para intervir o uso de instrumentos técnicos.
B. Independente da existência de uma intencionalidade, o assistente social deve estar atento aos objetivos de sua ação, à linguagem que utiliza e aos instrumentos, pois esses vão direcionar seu fazer profissional.
C. O conjunto articulado de instrumentos e técnicas que possibilitam a materialização do exercício profissional é denominado de instrumental. 
D. A perspectiva técnico-operativo da profissão deve estar relacionado ao seu norte técnico-metodológico.
E. A utilização do instrumental técnico deve ter um fim em si mesmo em razão da sua própria utilidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: O conjunto articulado de instrumentos e técnicas que possibilitam a materialização do exercício profissional é denominado de instrumental.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas :
As técnicas se aprimoram a partir da utilização dos instrumentos, diante da necessidade de sua adequação às exigências de transformação dos objetos, visando o atendimento das mais variadas necessidades humanas. A técnica pode ser tomada, então, como uma qualidade atribuída ao instrumento para que ele se torne o mais utilizável possível, em sintonia com a realidade do objeto de trabalho. (TRINDADE, 2001)
PORQUE
O instrumental técnico operativo como a articulação entre instrumentos e técnicas, expressam a conexão entre um elemento constitutivo dos meios de trabalho (os instrumentos de trabalho) e o seu desdobramento- qualitativamente diferenciado-ocorrido ao longo do desenvolvimento das forças produtivas (as técnicas) (TRINDADE, 2001)
Assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
A. A asserção I e uma proposição falsa e a II e uma proposição verdadeira
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa correta da II.
C. As asserções I e II são proposições falsas
D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
E. A asserção I e uma proposição verdadeira e a II e uma proposição falsa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3 - INSTRUMENTALIDADE EM SERVIÇO SOCIAL - AP1
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Outros materiais