Buscar

TRIAGEM NEONATAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRIAGEM NEONATAL III
Qual a função da tripsina? Ela é sintetizada na forma inativa? Qual seu local de produção? Qual a característica histológica do órgão de produção da tripsina?
INFO: as proteínas do plasma contêm uma euglobulina, chamada plasminogênio que quando ativa se transforma na substancia chamada plasmina (ou fibrinolisina). A plasmina é enzima proteolítica semelhante à tripsina, a enzima digestiva proteolítica mais importante da secreção pancreática. 
RESUMO: a tripsina é sintetizada pelas células acinares do pâncreas, sob a forma de uma pró-enzima inativa, denominada tripsinogênio, a qual é secretada no duodeno através do suco pancreático. No trato gastrointestinal, o tripsinogênio é convertido pela enteroquinase em tripsina, enzima que participa da proteólise de proteínas e peptídeos, produzindo aminoácidos. 
A função da tripsina é digerir tosos os três principais grupos de alimentos: proteínas, carboidratos e gorduras. 
· Ela hidrolisa proteínas a peptídeos de tamanhos variados, sem levar à liberação de aa individuais 
Quando sintetizadas nas células pancreática, as enzimas digestivas proteolíticas estão em formas inativas tripsinogênio, quimotripsinogênio e procacarborxipolipeptidade, que estão todas enzimaticamente inativas. Elas são ativadas somente após serem secretadas no trato intestinal. 
· O tripsinogênio é ativado pela enzima denomina enterocinase – secretada pela mucosa intestinal, quando o quimo entra em contato com a mucosa. Além disso, o tripsinogênio pode ser ativado, autocataliticamente, pela própria tripsina já formada. 
· O quimotripsinogênio é ativado pela tripsina, para formar quimotripsina, e a procarboxipolipetidase é ativada de maneira semelhante 
O pâncreas é uma glândula mista, com parte exócrina e endócrina. 
· A porção exócrina, onde são produzidas enzimas digestivas, é uma glândula acinosa composta. 
O pâncreas é revestido externamente por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, que envia septos para o seu interior e dividi-o em lóbulos, contendo vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. O estroma é constituído pelos septos interlobulares e pelas fibras reticulares que servem de sustentação ao órgão. A unidade morfofuncional do pâncreas exócrino é o ácino seroso. Cada ácino pancreático é formado por células piramidais com núcleos arredondados localizados na base da célula. 
A parte endócrina, onde são secretados hormônios, é formada pelas ilhotas pancreáticas (Ilhotas de Langerhans). Estas são grupos arredondados de células, dispostas em cordões, em volta dos quais existe uma abundante rede de capilares sanguíneos com células endoteliais fenestradas, situados entre os ácinos secretores.
Qual local de ação da tripsina
A pepsina atua sobre proteínas no processo de quimificação, dando origem ao quimo 
O que é secreção ecbólica? Qual sua composição? Quem estimula sua produção?
A secreção ecbolica ocorre na fase cefálica, quando o sistema parassimpático é ativado através da acetilcolina. Ademais, essa secreção ecbólica é a secreção das enzimas pancreáticas estimuladas pelo hormônio colecistoquinina e também pela gastrina, que estimula essa secreção e é liberada juntamente com o alimento 
Qual a relação da tripsina com o teste do pezinho?
A relação com o teste é para realizar a triagem neonatal para fibrose cística, através da determinação da tripsina imunorreativa que se encontra duas a 3 vezes aumentada no recém nascido com a doença

Outros materiais