Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 - Engenharia de Métodos

Prévia do material em texto

7/7
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 3º 
Disciplina: Engenharia de Métodos
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4
Professor: Rafael da Silva Araújo Ribeiro
ORIENTAÇÕES 
Cada questão respondida terá ATÉ 1 (UM) PONTO por anotação correta.
Utilize as CAIXAS DE TEXTO para responder tanto as questões DISSERTATIVAS, quanto as questões OBJETIVAS. Ex. (objetivas): “Resposta correta letra A”.
1º) Defina Engenharia de Métodos.
	A engenharia de métodos busca a definição e finalidade do estudo de tempos e movimentos baseada na forma com que ela se introduz no processo, analisando-o de forma sistemática do início até o fim de cada processo, procurando sempre a redução de custo aprimoramento e aumento de produtividade. Ou seja, podemos definir que a engenharia de métodos busca manter o processo o mais próximo do ideal esperado.
2º) Explique as diferenças entre o fluxograma e o gráfico de fluxo de processos, que também é conhecido como fluxograma vertical. Existe alguma restrição para uso dessas ferramentas?
	Fluxograma representa uma figura esquemática com objetivo de representar o processo produtivo através de sequência de atividades de transformação, facilitando a compreensão da rede de atividades do processo produtivo com suas possíveis melhorias. 
No gráfico de fluxos de processos expõe uma sequência de atividades que deve ser seguida durante o processo produtivo, com a vantagem de apresentar colunas para que possam ser anotadas as informações contendo tempo gastos na operação, distâncias a serem percorridas, e demais dados a serem adicionados, possibilitando que as informações sejam apresentadas de forma organizada. Não existe gestão em processo com aplicação simples de fluxogramas ou gráficos, sendo que na sua maioria nuca correlacionado com outros processos, não existindo restrição para se utilizar tais ferramentas.
3º) Leia atentamente as afirmativas a baixo que se tratam das funções da Engenharia de Métodos e assinale a ALTERNATIVA CORRETA.
I.    A Engenharia de Métodos pode ser utilizada pelas empresas como forma de inovação, através do aprimoramento dos métodos de produção já existentes, ocasionando aumento da produtividade.
II.       Para desenvolver um método ótimo de trabalho, a forma pela qual o trabalho é realizado atualmente não deve ser analisada, para evitar que vícios antigos contaminem o estudo.
III.      As atividades da Engenharia de Métodos limitam-se à elaboração do plano ideal de trabalho, não sendo de sua responsabilidade a aplicação do método criado, tão pouco o treinamento da equipe. 
IV.     Um processo de produção otimizado reduz a propensão a erros, e aumenta a visibilidade de eventuais erros, garantindo maior segurança para a empresa.
a. V, F, V, V.
b. V, F, F, V.
c. V, F, V, F.
d. V, V, F, F.
	Resposta correta letra B
4º) Analise atentamente os dados do processo produtivo exposto a seguir, calcule sua Capacidade instalada, Capacidade disponível, Capacidade efetiva e Capacidade realizada e, a seguir, assinale a alternativa que contenha UMA RESPOSTA CORRETA.
Uma fábrica de bicicletas é capaz de produzir 8.400 bicicletas trabalhando 24h por dia ao longo dos 7 dias da semana. Porém, a empresa trabalha somente 10 horas por dia, durante 6 dias da semana. A direção determinou que todas as máquinas devem receber manutenção preventiva toda semana, que é realizada pelo próprio operador da máquina, de forma que 4 horas por semana é de parada planejada. Além disso, os operadores têm o hábito de trocarem de roupa na empresa quando chegam pela manhã, o que soma 2 horas de paradas não planejada para a empresa. (Considerar o tempo padrão = 0,02 h).
a. Capacidade instalada = 2.800 bicicletas por semana.
b. Capacidade efetiva = 2.700 bicicletas por semana.
c. Capacidade realizada = 2.700 bicicletas por semana.
d. Capacidade disponível = 2.800 bicicletas por semana.
Capacidade instalada=8400
Capacidade disponível =10*6/0,02=3000
Capacidade efetiva= 9/0,02=450
Capacidade realizada= 60-6/0,02=2700
	Resposta correta letra C
5º) Leia atentamente o processo produtivo e observe o fluxograma proposto para esse processo. Em seguida assinale a alternativa correta em relação à construção do fluxograma.
Em uma fábrica de cadeiras de plástico com estruturas de metal, o processo produtivo tem início no derretimento do plástico, que em seguida passa para o processo de moldagem em gabarito pré-definido. Após esse processo há uma inspeção das peças. A empresa trabalha somente com dois tipos de cadeira, uma que possui estofado no assento e uma outra que não possui, o modelo das duas é o mesmo, sendo a única diferença a presença do estofado. Saindo do processo de moldagem, as cadeiras seguem por dois caminhos diferentes, as que possuem estofados vão para o setor de costura e depois passam por uma segunda inspeção, enquanto que as que não possuem estofados vão direto para o setor de montagem da estrutura. Ao final do processo há uma inspeção final de todas as cadeiras e depois todas seguem para o depósito de produtos acabados. Sabe-se que, como o setor de montagem da estrutura é comum para todas as cadeiras há uma espera antes desta etapa, gerando estoque de produtos em processo.
a. Não há a etapa de inspeção após a montagem da estrutura como indicado na figurado do fluxograma, as peças devem ser armazenadas logo na sequência do processo.
b. O símbolo utilizado para inspeção não é o correto, o certo seria um círculo.
c. O símbolo de armazenagem não está correto, deveria ser um triangulo normal e não um invertido.
d. A segunda inspeção do processo, realizada após a costura não foi representada no fluxograma.
	Resposta correta letra D
6º) Em relação à ferramenta do mapo fluxograma, como o representado na figura abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
a. O mapo fluxograma não se trata de uma ferramenta para análise do processo e sim uma ferramenta de análise da planta fabril, devendo ser usada somente quando deseja-se realizar alguma mudança ou ampliação da planta.
b. Ganha maior importância quando o estudo possui foco nas atividades de transporte ao longo do processo produtivo.
c. A planta a ser utilizada para o estudo não precisa ser atualizada, mesmo que tenha sido movida máquinas de lugar e que tenha sido realizada ampliação de planta fabril.
d. Os números e setas indicam qual é a ordem que as atividades devem ser analisadas, partindo daquelas que mais contribuem para a agregação de valor ao produto.
	Resposta correta letra B
7º) Determine o tempo médio da operação através das medições expostas a baixo e assinale a alternativa que contenha o valor encontrado.
a. 441,2
b. 212,4
c. 144,2
d. 122,1
	Resposta correta letra C
8º) Determinada operação foi cronometrada 20 vezes, obtendo-se o tempo médio por ciclo de 50 segundos (TC). O ritmo de trabalho do operador foi calculado em 85% (V) e foi atribuído ao trabalhador uma folga (pessoal e fadiga) de 20% do seu tempo total (p). Calcular o tempo padrão da operação e assinalar a alternativa que contenha o valor encontrado.
a. 53,125
b. 103,750
c. 50,000
d. 100,550
e. 47,250
TC=50s
Ritmo de trabalho=85%
30/65=0,46
Fadiga= 20%
TN=50*0,85=42,5
FT= 1/1-0,20=1,25
TP=42,5*1,25= 53,125
	Resposta correta letra A
9º) Os princípios da economia de movimentos servem para melhorar a eficiência e reduzir a fadiga em trabalhos manuais. Sabendo disso, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I.    A altura do local de trabalho e da cadeira deve ser tal que possibilite ao operário trabalhar a maior parte do tempo possível somente sentado, evitando assim a fadiga de levantar e garantindo mais ergonomia ao corpo que ficará em posição estática por muito tempo.
II.   Segundo um dos princípios de economia dos movimentos relacionados com o local de trabalho deve existir lugar definido e fixo para todas as ferramentas e materiais, além disso materiais e ferramentas devem ser localizados de forma a permitirem a melhor sequência de movimentos.
III. As duas mãosdevem iniciar e terminar os seus movimentos no mesmo instante, não devendo permanecer inativas ao mesmo tempo, exceto durante os períodos de descanso.
IV.  Um dos princípios de economia dos movimentos relacionados com o projeto de ferramentas e equipamentos diz que, sempre que possível as mãos devem ser usadas para realizar o trabalho, evitando o uso de ferramentas e dispositivos.
a. F, V, V, V.
b. F, V, V, F.
c. V, F, F, V.
d. V, F, V, F.
	Resposta correta letra B
10º) A seguir será exposta uma situação cotidiana de um mecânico, que ao chegar na oficina para iniciar a rotina diária de trabalho, pega a primeira Ordem de Serviço em seu nome, retira a peça separada para manutenção, coloca-a em sua bancada, e inicia o trabalho. Em seguida serão listados alguns movimentos fundamentais das mãos. 
Situação: Com a peça na bancada, o mecânico pega o parafuso, leva-o até a peça, o posiciona no buraco correto, em seguida pega a chave de fenda, leva a chave de fenda até o parafuso, coloca na posição correta e aperta o parafuso, por fim, leva a chave até sua posição inicial e larga ela no local.
Assinale a alternativa correta:
a. Há dois movimentos de transporte carregado nesta tarefa.
b. Utilizar a mão direita para pegar o parafuso e com esta mesma mão apertá-lo com a chave de fenda seria uma boa alternativa para aumentar a eficiência da tarefa.
c. Não há movimentos de transporte carregado nesta tarefa.
d. A fim de buscar uma maior eficiência na execução da tarefa, é necessário identificar os Therbligs (movimentos fundamentais) para decompô-la e analisa-la detalhadamente. 
	Resposta correta letra D

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes