Buscar

Variação Linguística em Auto da Compadecida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Você já parou para pensar em como é comum existir formas diferentes para designar a mesma coisa, ou seja, palavras diferentes com o mesmo significado? Isso acontece devido a um fenômeno chamado variação linguística.
Há quem pense que a língua culta é o único modo "correto", sem levar em consideração as variações que ocorrem na língua. A linguística, porém, afirma que não existe uma variação linguística superior a outra variação, uma que seja melhor ou mais importante, por exemplo. Bagno diz que o "fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo".
Agora, assista a um trecho do filme Auto da Compadecida (2000):
E então responda:
a) Que variedade linguística as personagens do vídeo usam para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b) Analisando os locais de fala do vídeo, cite dois motivos que contribuem para que as personagens falem dessa forma.
c) Considerando a forma como as personagens falam, explique que marcas da variação linguística e que variedades linguísticas aparecem no trecho do filme e em quais personagens.
Padrão de resposta esperado
a) No vídeo, aparecem as duas variedades, a linguagem culta, falada por Rosinha, e a linguagem coloquial, proferida por Chicó e João Grilo.
b) O que contribui para que as personagens falem dessa forma, considerando os locais de fala, é o fato de o contexto acontecer no sertão do Brasil e com pessoas que não têm acesso a fatores culturais diferentes.
c) Podemos verificar na linguagem oral das personagens marcas que indicam o regionalismo e a classe social destas. O regionalismo está marcado na forma de pronunciar as palavras, principalmente, e a classe social está marcada a partir das variedades da linguagem culta, de Rosinha, por exemplo, e da linguagem coloquial, nas falas de Chicó e João Grilo.

Continue navegando