Buscar

Trabalho PCC- Artes Visuais Unip 1 Semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) 
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS -1º SEMESTRE
1.Resumo das disciplinas
1.1 Interpretação e Produção de Textos
Nesta disciplina pudemos ter o entendimento sobre o que é um texto e como a linguagem permite que possamos construir sentido ao mundo e desenvolver organização e sequência lógica para que a comunicação se estabeleça.
Aprendemos também a interpretar textos híbridos, orais, escritos e textos literários e não literários. Também aprendemos a interpretar gráficos, tabelas, e gêneros textuais como os jornalísticos, utilizando-se de do raciocínio dedutivo e indutivo. 
1.2 Homem e Sociedade
Aprendemos que a cultura é um processo de aprendizagem (Edward Tylor) e que as relações entre o homem e a sociedade possibilitam que cada indivíduo se desenvolva de uma maneira. Abordou-se também que a cultura tem um cunho material, devido sua relação de produção e consumo e imaterial, ao criar e planejar ritos, costumes, arte, etc. Ressaltando no mundo material nossa capacidade adaptativa e no imaterial nossa capacidade de atribuir significado. 
No mundo moderno as regras fazem com que o homem saiba seus limites e possibilidades de convívio. E em sua totalidade elas permitem que orientem a conduta e o senso próprio, permitindo que as sociedades evoluam e mudem suas regras. 
E dentro da globalização, que intensifica as atividades de troca, podemos observar como os símbolos culturais migram de maneira mais rápida, e dá voz a grupos que não necessariamente estão dentro do processo científico e filosófico. Com isso observamos que onde antes existia um ciclo entre um mundo, uma cultura e um lugar hoje temos um povo real e muitos povos virtuais gerando muitas culturas dentro de lugares reais e muitos lugares virtuais. 
1.3 Educação Ambiental
Através dessa matéria pudemos compreender que a Educação Ambiental deve conter nos currículos das instituições públicas e privadas de ensino com o propósito de ampliar o desenvolvimento crítico da sociedade, desenvolver comportamentos ecologicamente adequados e garantir a formação de cidadãos com consciência local e planetária. 
Alguns fatores que levaram a conscientização e a valorização da importância da Educação Ambiental se deram à partir de alguns acontecimentos como as inversões térmicas entre as décadas de 30 à 50, explosão de reatores químicos, vazamento de gases tóxicos nas décadas de 70 à 90, entre outros. 
No Brasil os maiores desastres ambientais foram os casos de rompimento das barragens de Mariana-MG (2015) e Brumadinho-MG (2019) e manchas de óleo por todo o litoral Nordeste que se espalharam em 2019. 
Com a Conferencia de Tbilisi(1977) se desenvolveram os conceitos para orientação da construção da educação ambiental. Vimos também que a educação ambiental deve acontecer de maneira formal, através dos cursos, sala de aula, visitas ambientais, e de maneira não formal, com programas turísticos, participação de ONGs, etc. 
1.4 Prática de ensino Introdução à Docência
Essa matéria explicou como serão a Divisão ao longo dos semestres das Práticas de Ensino que serão divididos em 6 matérias: Introdução à Docência, Observação de Projetos, Integração Escola x Comunidade, Vivências no Ambiente Educacional, Trajetória de Práxis e Reflexões.
Todas elas visam a compreensão do nosso papel como futuros professores, ajudando a formar e transformar a sociedade em que vivemos.
A matéria ressaltou qual o embasamento legal e conceitual para a divisão das matérias e explicou ainda conceitos práticos de como serão realizados os trabalhos e atividades. 
1.5 Registro Visual e Sonoro
Essa matéria abordou o desenvolvimento do senso estético diante da imagética e da sonoridade. Iniciou-se com os registros nas cavernas com pinturas, gravuras e esculturas e na idade média houve um refinamento e novas tecnologias começaram a surgir.
A fotografia foi resultado da descoberta da sensibilidade da luz à certas substâncias químicas e ao estudo da óptica. 
A cultura acústica iniciou-se com estudos de Pitágoras, no qual descobre a música através da matemática. Galileu Galilei associa a cultura do som e define o grave e o agudo. Joseph Sauver definiu o termo acústica para denominar a ciência dos sons e Graham Bell inventou o telefone. 
Mais à frente estudamos a inserção do cinema na nossa cultura com os Irmãos Lumiere e como que a chegada do som nessa nova arte trouxe alguns estranhamentos no início. 
A massificação dos registros visuais e sonoros, partiram das mídias radiofônicas, principalmente com a invenção, em 1947 do transistor permitindo a popularização do rádio. A TV no Brasil iniciou com a TV Tupi em 1950. Surgiram também as animações tendo ao longo dos anos uma transformação que passou do processo artesanal para a computação gráfica. 
Musicalmente falando tivemos algumas importantes descobertas como o gramophone, o LP, a Fita K7, o Pen Drive que possibilitaram a gravação do som. 
E a revolução dos meios de comunicação se deu com a internet, com a invenção do hipertexto e a fusão digital ampliando a distribuição da informação e permitindo que fosse feita de maneira mais rápida.
1.6 Sistemas de Representação
A habilidade exclusiva do homem de decodificar mensagens é o resultado de uma inteligência visual. Com isso compreendemos que a construção do conhecimento visual se dá pelo estágio elementar, pelas características particulares e pelo nível significativo de cada representação. 
Na abstração dos elementos básicos podemos reconhecer o ponto, a linha, a forma a direção e movimento natural das formas, o tom, a cor, a saturação, o brilho, a textura, a escala, e o movimento como elementos importantes. 
Algumas técnicas abordadas sobre a comunicação visual durante a matéria foram: o equilíbrio e a instabilidade, simetria e assimetria, regularidade e irregularidade, simplicidade e complexidade, unidade e fragmentação, previsibilidade e espontaneidade, sutileza e ousadia, transparência e opacidade, exatidão e distorção, repetição e episodicidade e singularidade e justaposição. 
Ampliando essa codificação vemos que na atualidade as agencias usam desses recursos para trabalhar a imagem e significação das empresas.
E com a semiótica estudamos o sistema de significação das imagens, onde cada signo tem uma informação específica e um entendimento. E cada signo é definido por 3 partes: índice, ícones e símbolos. Essa categorização pode ser aplicada para interpretação fotográfica. 
1.7 Artes Visuais na Pré-História
Começamos a matéria compreendendo o que arte. Entendemos que a arte é uma das primeiras manifestações do ser humano e representa a reconstrução simbólica que o homem faz do universo ao seu redor.
Fica claro com a matéria que ao analisar uma obra podemos reconstruir um momento histórico. E que podemos atribuir 3 funções à ela: função pragmática, naturalista ou formalista.
Partindo da teoria evolutiva, podemos ver que a vida do homem na pré-história se dividiu em dois momentos: o Paleolítico e o Neolítico.
No Paleolítico a arte e a magia se interligavam, começaram a fazer rituais funerários e pinturas em grutas. Já no período Neolítico as gravuras e pinturas foram se modificando surgindo também os monumentos megalíticos. 
Com o surgimento das civilizações houve o que é chamado de Revolução Neolítica conde houve o advento da agricultura, o sedentarismo, a domesticação de animais e a revolução urbana. 
Essa revolução trouxe importantes grupos que praticaram a arte de diferentes maneiras. Como os Sumérios que criaram os Zigurate, um tipo de templo, os Assírios que sua arte glorificava os reis e o exército, e as esculturas como o Lamassu. 
Já na arte Egípcia, o principal tema da arte era a religiosidade, grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides, revelando a vida dos faraós, a ação dos deuses e a vida pós morte.
Em antecedência a Grécia Clássica, vemos a arte expressa em 3 civilizações: A Cicladica, Minoica ou Cretense e Micênica. Já na Antiguidade Clássica tivemos ascensão da cultura Grega onde se desenvolveram o teatro (com os gêneros datragédia e comédia), as ciências destacando-se na matemática Pitágoras e Tales, na medicina Hipócrates e na filosofia Sócrates, Platão e Aristóteles. 
A arte Romana foi voltada para expressão da realidade vivida e a expressão de um ideal de beleza. Já a arte Cristã se limitava a símbolos cristãos como a cruz, a palma e a ancora, feita de forma rude, simples e grosseira pois eram feitas por pessoas comuns e não por artistas profissionais.
Por fim a Arte Bizantina se apropriou do uso de cores e presença marcante de temas religiosos. Na arquitetura desenvolveram grandes e imponentes igrejas e foi também o período de desenvolvimento dos mosaicos.

Outros materiais