Buscar

EXERCÍCIOS Acupuntura aplicada a estética corporal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS Acupuntura aplicada a estética corporal
1. A estética corporal pode ser beneficiada pelo uso e associação dos conhecimentos baseados na medicina oriental. Leia as afirmativas a seguir, referentes a esse tema, e assinale a alternativa correta.
A acupuntura é uma técnica aplicada por meio da inserção de agulhas em pontos específicos, a fim de promover o equilíbrio energético do organismo.
I - A acupuntura é uma técnica aplicada por meio da inserção de agulhas em pontos específicos, a fim de promover o equilíbrio energético do organismo.
II - Yin e Yang são considerados a energia vital que mantém o corpo com energia positiva.
III - A moxa aplicada nos pontos de acupuntura produz efeitos semelhantes aos da agulha.
A - São corretas apenas as afirmativas I e II.
A acupuntura é uma técnica aplicada por meio da inserção de agulhas em pontos específicos, a fim de promover o equilíbrio energético do organismo. As energias baseiam-se nos princípios Yin e Yang, consideradas energias opostas que trabalham em sinergia e harmonia. Não apresentam polaridade, mas se complementam. A moxa aplicada nos pontos de acupuntura produz efeitos semelhantes aos da agulha.
2. Luana buscou um tratamento com queixa de estrias na região dos glúteos. Na avaliação, foram observadas lesões lineares avermelhadas. O profissional decidiu utilizar a acupuntura. Leias as frases a seguir e assinale a alternativa correta.
I - A estria pode ser tratada com punturação local, estimulando a estria com a ponta da agulha.
II - Dispositivos como “rolo” ou “caneta” contendo agulhas podem ser utilizados na estria para estimular a produção de colágeno.
III - As estrias brancas apresentam melhor resposta aos tratamentos, apresentando um resultado mais rápido.
A - São corretas apenas as afirmativas I e II.
A estria pode ser tratada com punturação local, estimulando a estria com a ponta da agulha. Dispositivos como “rolo” ou “caneta” contendo agulhas podem ser utilizados na estria para estimular a produção de colágeno. As estrias avermelhadas estão na fase inicial, sendo o melhor momento para realizar o tratamento. As estrias brancas estão em fase tardia, demoram mais para apresentar resultados.
3. As afirmações a seguir trazem informações sobre a aplicação da acupuntura no tratamento estético corporal. Leia as frases I e II e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I - Na visão oriental, a celulite pode estar relacionada com estagnação da energia Qi do fígado, a qual precisa ser drenada a partir de estímulos em pontos de acupuntura.
Porque:
II - A medicina oriental considera que as alterações corporais na pele estão relacionadas a desequilíbrios energéticos que diminuem o aporte de sangue (Xue) e a energia vital (Qi), sendo que a aplicação da acupuntura tem como objetivo equilibrar as energias.
A - As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
A celulite apresenta dor na palpação, retenção de líquidos na região das mamas, do abdômen e das extremidades do corpo. Esses sinais podem estar relacionados com energia Qi do fígado estagnada. Os estímulos nos pontos de acupuntura podem mobilizar essa energia. Isso porque, para a MTC, as causas multifatoriais que levam às alterações corporais na pele estão relacionadas a desequilíbrios energéticos e à congestão da região que diminui o aporte de sangue (Xue) e diminui a energia vital (Qi). Portanto, o objetivo da acupuntura é equilibrar as energias.
4. Luís tem 1,68m de altura e pesa 89kg - seu IMC é um pouco acima de 30, o que o classifica como obeso. A acupuntura é um recurso que pode ser associado ao tratamento da obesidade. Leia as afirmativas a seguir sobre esse tema e assinale a alternativa correta.​​​​​​​
I - A ação da acupuntura na diminuição do peso pode estar associada a estímulos no sistema nervoso, à liberação de neurotransmissores que resultam em mudança no humor, na sensação de fome e na diminuição do estresse​​​​​​​
Porque:
II - No tratamento da obesidade, pode-se utilizar agulha, moxa ou laser para estimular os pontos de acupuntura - sendo que a agulha também pode ser associada à eletroterapia.
B - As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. A primeira refere-se aos efeitos provocados pela acupuntura. Por sua vez, a segunda refere-se às formas de aplicações da acupuntura. ​​​​​​​​​​​​​​
5. As frases a seguir trazem informações sobre a aplicação da acupuntura no tratamento de gordura. Leia as frases I e II e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I - A gordura, quando está localizada em maior quantidade na região do tronco (abdômen), é chamada de gordura androide. Na visão oriental, o acúmulo dele pode estar relacionado a desequilíbrio no meridiano baço-pâncreas, que recebe a energia do meridiano do estômago.
II - O objetivo do tratamento com acupuntura busca aumentar a energia, para que haja um excesso de Yang a fim de que o corpo tenha seu metabolismo acelerado e queime gordura.
C - A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
Quando a gordura está localizada em maior quantidade na região do tronco (abdômen), ela é chamada de gordura androide. Na visão oriental, o acúmulo dele pode estar relacionado ao desequilíbrio no meridiano baço-pâncreas, que recebe a energia do meridiano do estômago.
O objetivo do tratamento com acupuntura busca equilibrar a energia, para que o organismo funcione em harmonia.

Outros materiais