Buscar

APX1 - ESTÁGIO 2 (EJA) - 2021.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1/APX1 - 2021.1 
DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 - EJA 
Coordenação: PRISCILA RIBEIRO GOMES 
	Nome: 
	Matrícula:
	E-mail: 
	Telefone:
	Pólo:
	Cidade que reside: 
 	 
 “.... os conselhos municipais e estaduais de educação pensem nessas especificidades dos sujeitos e nessa diversidade de público e não regulem a educação de jovens e adultos, apequenando as possibilidades que podem ser oferecidas a sujeitos de saberes, de experiências que podem aportar à escola muitos conhecimentos e dar a eles sistematicidade e continuidade”. (Fala da professora Jane Paiva, da UERJ, no curso Educação de jovens, adultos e idosos na diversidade. Vídeo produzido pela CEAD/UFF, 2014). 
A passagem acima é encontrada no vídeo “EJA NA DIVERSIDADE” – parte 2, ao abordar as micropolíticas para EJA. Para ter acesso aos vídeos na íntegra, basta acessar os endereços: https://www.youtube.com/watch?v=1ELU3v_cR04 (parte 1) https://www.youtube.com/watch?v=w_1CPMHPbHA (parte 2) 
Deste modo, levando em consideração a relevância das políticas públicas da EJA com foco na diversidade desses sujeitos, elabore um texto dissertativo, procurando articular suas reflexões com o conteúdo dos vídeos (partes 1 e 2) e os aspectos abaixo: 
· EJA e diversidade (2,5) 
· Políticas públicas da EJA (2,5) 
· Sujeitos da EJA e suas experiências (2,5) 
· Prática pedagógica na EJA (2,5) 
A Educação no Brasil sempre foi alvo de muito descaso do Estado, principalmente a Educação de Jovens e Adultos que ao longo dos anos vem lutando para se manter de pé. Os anos se passaram e a situação só se agravou, com a chegada da pandemia a dificuldade do aprendizado dos Jovens e Adultos se tornou um desafio maior ainda, a falta de estrutura e suporte faz com que alunos que já vem de um processo de fracasso escolar fiquem mais desmotivados ainda, consequentemente abandonam novamente os estudos. Os pontos que mais chamaram minha atenção nos vídeos “ EJA na Diversidade “ da professora Jane Paiva, foram os índices com números expressivos de analfabetos no Brasil, correspondendo a cerca de 9,6% da população maiores de 15 anos, tendo como maior porcentagem a população negra 14,4% e parda 13%, com isso podemos ver o descaso do governo que não disponibiliza e nem busca formas para que esse aprendizado ocorra. Portanto, concluímos que o Estado se contradiz no momento que cria leis na Constituição de 1988 onde é dito que será oferecido o ensino fundamental para Jovens e Adultos mas que os poderes públicos não tem obrigação de fornecê-lo. Temos também a LDBEN que gerou a primeira lei que mostra a EJA como um caminho de ensino efetivo mas apresenta alguns contras, como por exemplo a idade mínima para realizar exames supletivos que é de maiores de 18 para os do Ensino Médio e para maiores de 15 para os do Ensino fundamental. Isso pode se tornar extremamente prejudicial para os alunos do ensino regular, que buscando diminuir o tempo de escola e iniciar uma vida profissional antecipada acabam se atrapalhando e não conseguem dar conta da jornada dupla, como pudemos ver nos índices apresentados nos vídeos.
Sendo assim, o Estado precisa acordar e evoluir em relação a Educação no Brasil, a EJA precisa ser vista com outros olhos, precisa de atenção e investimentos para que as melhorias no país realmente ocorram e o fracasso escolar deixe de ser a realidade de tantos brasileiros, que por falta de acesso e oportunidade vivem as consequência de um país onde a desigualdade social reina.
 
Obs.: Lembrando que se for identificado plágio na produção do texto a avaliação ficará com zero.

Outros materiais