Buscar

Aap2 - História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap2 - História da Educação
1) Se até nesse momento o foco da educação centrava-se no professor, com __________, o foco dirige-se ao aluno, defendendo que a criança não deveria ser encarada como um adulto em miniatura. Sua principal obra educacional foi Emílio ou da educação, que relata de forma romantizada a educação de um jovem que é acompanhado por um professor. Todo o esforço desse preceptor é garantir que a natureza humana do aluno seja preservada e estimulada. Essa natureza refere-se as sensações, intuições, sentimentos que ainda não foram formalizados pelo pensamento racional e intelectual, refere-se, portanto, a natureza interior que ainda não foi influenciada pelos hábitos sociais. Nesse sentido, a educação também assume um caráter negativo, ou seja, uma negação daquilo que corrompa a natureza humana, valorizando o desenvolvimento interno e natural. Para ___________, o educador não deve impor o conhecimento à criança nem deve deixá-la em seu puro espontaneísmo, deve equilibrar esses dois aspectos para que a criança obtenha sua autonomia. Há uma dialética entre a liberdade e a obediência em seus ensinamentos. ____________ defendia também que somente após os 15 anos de idade, momento de posse da razão, segundo o filósofo, a criança deveria receber os ensinamentos morais, inclusive o religioso, que antes disso, essas ideias só serviriam como idolatria.
Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas com o nome do autor dessas ideias:
Alternativas:
J. J. Rousseau.
Alternativa assinalada
2)
 Com a reforma protestante, a Igreja Católica reagiu à expansão do protestantismo. Sua principal iniciativa no campo educacional foi a criação de uma ordem religiosa jesuítica que se dedicou à moralização da Igreja e às construções de colégios pelo mundo afora. Tal ordem ficou responsável pela educação dos leigos e lançou o Ratio Studiorum como um conjunto de leis que regulamentou a educação.
Sobre a ordem dos Jesuítas é CORRETO afirmar que:
Alternativas:
· a)
A ordem jesuítica foi a principal representante da Contrarreforma Católica no campo educacional, fundando as bases do ensino tradicional europeu, difundindo-se, também, por outras partes do mundo.
Alternativa assinalada
3)
Pode-se traduzir a essência do período Humanista como um movimento de contradição sob o lema: para ocorrer uma mudança do futuro seria preciso resgatar elementos do passado: “O risco e as contradições do humanismo, aliás, consistiram sempre nisso: visar o futuro mas baseando-se no passado, propor uma leitura livre dos autores antigos, mas para construir o modelo de um novo pedantismo.” (MANACORDA, 2002, p. 178.).
Sobre esse período considerado contraditório, analise as afirmações classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
Alternativas:
· a)
V – V – V – F
Alternativa assinalada
4)
No período Humanista a educação possuiu um caráter específico e inédito. Sobre isso, Bittar faz uma consideração bastante importante para que paremos para pensar:
Este segundo tema, frequentemente contra as intenções de quem o invoca, se levado ao extremo, ou seja, o de ensinar apenas o que a criança desejar, pode se prestar a uma renúncia a educar, ou a uma subestimação do poder da educação. Por essa razão, merece uma reflexão, especialmente se considerarmos uma tendência futura de renúncia a qualquer caráter diretivo da educação, deixando a criança vulnerável a outros interesses e tipos de educação, pois, se a escola não educar, outras instâncias da sociedade educarão. (BITTAR, 2009, p. 30-31.).
 Acerca dessa educação analise as afirmações a seguir:
 d)
I, II e III, apenas.
Alternativa assinalada

Outros materiais