Buscar

Exercícios de Embriologia Fertilização e formação do embrião com resolução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de Embriologia – Fertilização e formação do embrião
1) O que é reação de decidualização?
R- Consiste na transformação das células de natureza conjuntiva do estroma endometrial em células secretoras e armazenadoras de reservas nutritivas. Essa reação tem como finalidade o controle da invasão do tecido pelo trofoblasto (impedindo que ele alcance o miométrio, por ex.) e a proteção imunológica do concepto.
2) Explique a eclosão do blastocisto da zona pelúcida.
R- Após a fertilização, a zona pelúcida perde a sua fonte de manutenção proteica (as células foliculares) e passa a sofrer efeitos da estripsina do útero sobre sua estrutura. Entre 1-2 dias, a estrutura da zona pelúcida sofre aberturas e eclode — processo também denominado hatching — e o embrião consegue se soltar dela através de uma série de movimentos de contração e expansão, que inclusive auxiliam na degradação da estrutura proteica da ZP. O hatching é um importante processo pré implantatório. Depois da eclosão, inicia-se os processos de implantação do blastocisto na parede uterina.
3) Cite as modificações do trofoblasto durante a implantação, caracterizando funcionalmente cada componente.
R- O trofoblasto sofre modificações em sua estrutura que permitirão a associação do blastocisto ao endométrio. Células achatadas se modificam em células cúbicas, que se proliferam, formando o citotrofoblasto. As células citotrofoblásticas periféricas, por sua vez, unem-se em uma massa multinuclada de células, que forma o sinciciotrofoblasto. As células do sinciciotrofoblasto, por sua vez, liberam enzimas proteolíticas, cuja ação enzimática cria uma cavidade no tecido endometrial, auxiliando na adentração intersticial do blastocisto na cavidade uterina. Liberam também o hormônio da gonadotrofina coriônica, que, por sua vez, atingem a corrente sanguínea, alcançam os ovários e ligam-se ao corpo lúteo que continuará produzindo progesterona, realizando então o reconhecimento materno da prenhez.
4) Descreva a formação da cavidade amniótica e do epitélio amniótico.
R - Conforme a implantação do blastocisto progride, surge uma pequena cavitação no embrioblasto, que virá a ser o primórdio da cavidade amniótica. Logo, os amnioblastos (células epiblásticas adjacentes ao citotrofoblasto) se separam do epiblasto e formam o âmnio, que reveste a cavidade amniótica, formando então o epitélio amniótico.
5) O que significa dizer que o embrião, na segunda semana, é um disco embrionário bilaminar.
R- As células embrioblásticas se diferenciam em duas camadas: uma camada cuboide, adjacente a blastocisto denominada hipoblasto e uma camada celular colunar adjacente a cavidade amniótica denominada epiblasto. São duas camadas que, juntas, formam um disco bilaminar.
6) Descreva a formação do saco vitelino.
R- As células do hipoblasto migram para formar a membrana exocelômica que reveste a superfície interna do citotrofoblasto. Essas células logo se modificam para formar o saco vitelino primitivo, denominado também como vesícula umbilical primitiva.
7) Explique a formação do mesoderma extra embrionário e celoma extra embrionário.
R- As células do endoderma da vesícula umbilical primitiva (advinda do hipoblasto) produzem uma camada de tecido conjuntivo, que denomina-se mesoderma extraembrionário. Conforme ocorrem mudanças no trofoblasto e no endométrio, o mesoderma extraembrionário inicia um processo de cavitação, onde espaços celômicos extraembrionários isolados dentro dele surgem. Esses espaços rapidamente se fundem e formam uma grande cavidade isolada denominada celoma extraembrionário. Essa cavidade cheia de fluido envolve o âmnio e a vesícula umbilical, exceto onde eles estão aderidos ao córion pelo pedículo.
8) Quais são os componentes do córion?
R- O córion é composto por mesoderma somático extraembrionário e duas camadas de células trofoblasticas, revestindo a parede do saco coriônico.
9) Como se forma a circulação uteroplacentária primitiva.
R- Durante a implantação, o sinciciotrofoblasto juntamente com a sua ação enzimática proteolítica sobre a mucosa endometrial, rompe diversos vasos sanguíneos. Concomitantemente, o embrião estimula a vasodilatação desses vasos, fazendo com que o sangue se acumule entre as depressões das células sinciciotrofoblásticas. Esse sangue oferece oxigênio e nutrientes para o embrião através de difusão, iniciando assim a circulação útero-placentária primitiva.
10) Qual a importância do pedículo mesodérmico
R- O pedículo mesodérmico é o único local onde o mesoderma extraembrionário atravessa a cavidade coriônica. Com o desenvolvimento dos vasos sanguíneos, o pedículo se transforma no cordão umbilical.
11) A Figura abaixo mostra as estruturas iniciadoras da gastrulação. Sobre elas responda:
A) Identifique na figura as estruturas mencionadas.
R- Trata-se da linha primitiva e do nódulo primitivo.
B) Qual o processo de formação destas estruturas e qual sua importância para a gastrulação? R- A formação da linha primitiva marca o início da gastrulação, uma vez que ela intermedia o processo de formação do endoderma, mesoderma e ectoderma.
C) Após o término da gastrulação qual o destino das estruturas?
R- Ao fim da 3ª semana de desenvolvimento, a linha e o nódulo primitivo começam a regredir, diminuindo em tamanho relativo e tornando-se uma estrutura insignificante na região sacrococcígea do embrião. Nessa fase do desenvolvimento, as estruturas passam a ser sustentadas e induzidas pela notocorda, que é formada por intermédio do nódulo primitivo.
12) Explique o processo de formação dos folhetos embrionários, ressaltando a origem celular e o local de formação de cada um.
Através da linha primitiva, as células do epiblasto invaginam-se pelo sulco e fosseta primitiva, deslocando o hipoblasto e formando em seu lugar o endoderma intra-embrionário. As células epiblásticas que se deslocam pelo sulco e fosseta primitiva e que se posicionam entre o epiblasto e o endoderma recém formado, se denominará mesoderma e as células que permaneceram no epiblasto se diferenciam então no folheto denominado ectoderma.
13) A notocorda forma-se na 3a semana, a partir do nódulo primitivo.
A) Descreva a formação da notocorda.
R- A notocorda se forma através de migração de células epiblásticas pelo nódulo primitivo, que se estende da porção caudal até a porção cefálica.
B) Cite as funções da notocorda.
R- A notocorda tem a função de sustentar o disco embrionário. Além disso, as células da notocorda são capazes de gerar estímulos químicos que tem a capacidade de modificar os tecidos próximos a ela, auxiliando na formação de órgãos específicos do corpo do embrião. Ela gera modificações no ecto e mesoderma e age em conjunto com o endoderma.
C) Cite as ações da notocorda sobre o ectoderma.
R- O perfil celular do ectoderma passa de cúbico para cilíndrico, formando então as células precursoras do sistema nervoso. Essa modificação celular forma o que é denominado neuroectoderma, região onde localiza-se as placas e as cristas neurais.
D) Cite as fases de modificação do neuroectoderma para formação do tubo neural e cristas neurais.
R- Aproximadamente no 18° dia de desenvolvimento, a placa neural se invagina ao longo do seu eixo central, fixada a notocorda, para formar o sulco neural mediano longitudinal, com as pregas neurais presentes em ambos os lados. As pregas neurais se tornam particularmente proeminentes na extremidade cranial do embrião, passando por um processo de elevação e convergência e são o primeiro sinal do desenvolvimento do encéfalo. Quando as pregas neurais finalmente se encontram, fusionam-se transformado a placa neural em tubo neural.
E) Cite os derivados do tubo neural e cristas neurais
R- O tubo neural origina o sistema nervoso central enquanto parte das células da crista neural original o sistema nervoso periférico. Ainda, as células da crista neural migram-se pelo organismo do animal através da via dorsal ou ventral, originando diversas células e sistemas pelo corpo, como: os melanócitos, as células de Schwann, odontoblastos, tecido conjuntivoe ossos da face e do crânio e etc.
F) Cite as lâminas formadas na diferenciação do mesoderma.
R- O celoma extraembrionário divide o mesoderma extraembrionário em mesoderma somático extraembrionário (que reveste o trofoblasto e cobre o âmnio) e em mesoderma esplâncnico extraembrionário (que envolve a vesícula umbilical).

Outros materiais

Outros materiais