Buscar

Biologia molecular aol IV

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
Para a clonagem de DNA muitos métodos foram descritos até hoje, porém a tecnologia mais bem estabelecida para obtenção de cópias idênticas de fragmentos específicos do DNA é:
1. 
Os clones de DNA são bem produzidos quando usada as técnicas de transferência de um núcleo de uma célula adulta para outra.
2. 
A tecnologia do DNA recombinante, através das enzimas de restrição e DNA-ligase é a mais utilizada para produção de clones do DNA.
Resposta correta
3. 
A técnica mas bem descrita para clonagem de DNA não envolve enzimas de restrição por causa da estabilidade dessa molécula.
4. 
A clonagem de DNA é bem realizada através da tecnologia do DNA recombinante, contudo sem a necessidade de um vetor.
5. 
Para produzir clones de DNA é essencial a utilização de enzimas DNA-ligase, com elas não é necessário o uso de vetores.
2. Pergunta 2
A clonagem do DNA é uma das técnicas de clonagem mais utilizadas na atualidade, contudo apesar de pouco conhecida, suscita também questões éticas.
Sobre isso é correto afirmar: 
1. 
As discussões em relação a clonagem do DNA giram em torno principalmente da utilização de células tronco de embriões 
2. 
A clonagem do DNA usada para produção de OGM causa hoje grandes discussões éticas em relação a contaminação genética de sementes.
Resposta correta
3. 
A clonagem do DNA causou espanto por produzir organismos como a ovelha Dolly e permitir a clonagem de seres humanos.
4. 
Clonagem do DNA atualmente é uma técnica extremamente complexa, sendo por isso pouco aplicável na prática.
5. 
O uso de OGM, organismos derivados de clonagem do DNA, é bem extenso e até o momento não levantaram nenhuma dúvida ética. 
3. Pergunta 3
 Sabe-se hoje que existem diversos tipos de clonagem de acordo com o método utilizado e com a aplicação a que se destina.
Sobre o conceito de clonagem responda:
1. 
Para ser considerado clone somente se for originado de outra célula preexistente, como na clonagem natural.
2. 
O processo de clonagem foi inventado pelo homem não sendo um mecanismos natural das células eucariotas.
3. 
Clonagem pode ser considerado um conjunto de moléculas, células ou organismos que tiveram origem de outro equivalente.
Resposta correta
4. 
A clonagem é somente um organismo complexo que teve origem a partir de outro organismo original.
5. 
A clonagem é um processo que só acontece naturalmente, na fase de zigoto, sendo impossível recria-lo em laboratório.
4. Pergunta 4
A análise dos perfis de expressão gênica é importante para várias aplicações distintas, em especial para investigar o perfil de células cancerígenas e poder prever a resposta do paciente a determinado tratamento.
Sobre a tecnologias de análise da expressão gênico podemos afirmar:
1. 
As análises dos perfis genéticos atualmente são extremamente onerosas e laboriosas, por isso tem quase nenhuma aplicação na prática.
2. 
A tecnologia de microarray são as mais utilizadas hoje, por permitir investigar a expressão de milhares de genes através da hibridização. 
Resposta correta
3. 
A análise de expressão gênica é muito feita através dos microarray, contudo sua limitação é na quantidade de genes que ela pode analisar. 
4. 
A tecnologia de microarray são as menos utilizadas hoje, por necessitar da utilização de sondas extremamente caras para hibridização.
5. 
Os fundamentos da técnica de microarray é a ausência da necessidade de hibridização nas amostras, o que torna essa técnica tão difundida.
5. Pergunta 5
O diagnóstico molecular de agente infecciosos é uma realidade hoje e é utilizado de forma ampla devido as vantagens apresentadas em relação as técnicas convencionais.
Em relação as vantagens apresentadas pelo diagnostico molecular é correto afirmar:
1. 
O custo das técnicas moleculares é extremamente alto tornado essas técnicas pouco aplicáveis na rotina dos laboratórios, sendo aplicáveis apenas na área da pesquisa cientifica. 
2. 
A possibilidade de amplificar quantidade ínfimas do DNA de uma agente infeccioso, aliados ao baixo custo e menor tempo são as maiores vantagens dessa técnica.
Resposta correta
3. 
As técnicas moleculares são desvantajosas em relação as anteriores por causa da utilização de primers e da necessidade de se conhecer o genoma dos microrganismos fato impossível de se realizar.
4. 
As únicas vantagens dessa técnica é a possibilidade de amplificar o DNA de patógenos com quantidade de amostras bem pequenas, visto que o tempo de reação é o mesmo das técnicas anteriores.
5. 
As maiores vantagens em relação as técnicas anteriores é a especificidade já que é possível identificar com grande eficácia qualquer agente infeccioso, porém pé necessário uma grande quantidade de amostra.
6. Pergunta 6
Um dos problemas enfrentados na clonagem do DNA é a capacidade de manipular esse DNA de forma independente.
Uma das formas de solucionar esse problema foi o uso de DNA bacteriano, em relação a esse DNA, pode-se afirmar:
1. 
O DNA recombinante se mostrou extremamente difícil de ser carreado para fora da bactéria, fato que prejudicou o uso de bactérias nessa técnica.
2. 
O DNA bacteriano, denominado plasmídeo, se mostrou um ótimo vetor de DNA recombinante por suas características. 
Resposta correta
3. 
Os plasmídeos são DNA bacteriano que mostrou pouco potencial de aplicação na tecnologia no DNA recombinante.
4. 
A forma mais eficaz de carrear DNA recombinante foi através de DNA polimerase, que é um DNA bacteriano.
5. 
O plasmídeo é uma enzima bacteriana que demonstrou um potencial significativo em carregar moléculas de DNA.
7. Pergunta 7
Sabe-se que o corpo humano carrega mais de duzentos tipos de células diferentes entre si, cada uma com sua morfologia e função distintas.
A diferenciação dessas células ocorre no período embrionários por mecanismos de expressão dos genes:
1. 
Os mecanismos de expressão de genes, somados a diferenciação do genoma são a razão para haver diferenciação entre as células.
Resposta correta
2. 
As células se diferenciam por mecanismos que são totalmente desconhecidos da ciência atual, sendo de impossível confirmação até o momento. 
3. 
As células diferentes apresentam um genoma, ou seja, genes diferentes daí o motivo de serem cada uma de uma forma e com uma função.
4. 
As diferenças nas células acontecem devido as diferentes proteínas que elas expressam resultado dos seus diferentes genomas
5. 
Todas as células apresentam o genoma igual, sendo os únicos fatores para elas se diferenciarem a expressão dos genes dentro dessas células.
8. Pergunta 8
As bibliotecas de DNA foram uma solução encontrada para tentar descrever ou identificar um gene em meio a dezenas de fragmentos de outros genes.
Porém essa técnica foi superada com a descoberta da reação em cadeia da polimerase, dentre os fatores que dão grande vantagem a técnica de PCR, podemos citar:
1. 
O método de PCR é muito mais rápido que os anteriores, porem produz um número de cópias equivalentes e é bem mais caro sua utilização. 
2. 
A técnica de PCR é utilizada especificamente para amplificar sequencias de nucleotídeos não tendo aplicação na clonagem de DNA.
3. 
A PCR permite clonar uma grande quantidade de qualquer gene a partir de uma amostra pequena de DNA e em um tempo muito menor
Resposta correta
4. 
Através da técnica de PCR não foi mais preciso o uso das bibliotecas de DNA, porém o tempo das técnicas são praticamente iguais.
5. 
O uso da PCR permite a clonagem de uma quantidade absurda de sequencias de DNA, contanto que se tenha uma biblioteca de DNA.
9. Pergunta 9
As células têm um fluxo de informação genética em seu interior que é sempre unidirecional e que obedece a etapas que podem ser reguladas.
Em relação ao fluxo de informação e a regulação na expressão gênica é correto afirmar:
1. 
O dogma central diz respeito ao fluxo de informação genética na célula e os fatores que controlam a expressão do gene só ocorrem na própria proteína. 
2. 
O fluxo de informação na célula sempre ocorre do DNARNA sendo denominado “dogma central”, visto que a regulação da transcrição é mais comum.
Resposta correta
3. 
A informação genética dentroda célula é bidimensional podendo ser transmitida desde a proteína para o DNA como no caminho inverso.
4. 
Os fatores de regulação da expressão gênica que são mais comuns acontecem no controle da tradução das proteínas.
5. 
Em relação a passagem de informação do gene para a célula ainda não foram descritos fatores que regulem a expressão de genes nesse processo.
10. Pergunta 10
A prática de clonagem causou grande repercussão pela possibilidade de originar um organismo inteiro sem a necessidade de pais biológicos. Contudo outros tipos de clonagem também têm grande aplicação na sociedade.
Assinale a afirmativa correta sobre o tema:
1. 
A clonagem reprodutiva causou grande comoção, porém outras formas de clonagem como a terapêutica e de DNA ainda são utilizadas até hoje.
Resposta correta
2. 
A clonagem reprodutiva causou grande impacto na sociedade a partir da ovelha Dolly e é a única forma de clonagem até hoje descrita.
3. 
A ovelha Dolly foi o único clone que a humanidade produziu devido ao medo que foi gerado diante dessa técnica.
4. 
Dos processos de clonagem os únicos que causaram grande repercussão na sociedade foi a clonagem terapêutica por causa dos embriões. 
5. 
A clonagem terapêutica e reprodutiva são as duas únicas formas de clonagem que foram descritas até o momento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes