Buscar

AD2_2021 2_QuestõesÉtnicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
 FACULDADE DE EDUCAÇÃO
 FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ / UAB
 Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação (ADx2) – 2021.2
Disciplina: Questões Étnicas e de Gênero
Aluno(a): 
Matrícula: 
Polo: 
1) A força da tradição das religiões de matriz africana é fonte de resistências e ressignificações em muitos campos da cultura nacional. O Candomblé e a Umbanda são religiões afro-brasileiras categorizadas pelo censo, portanto, presentes na população brasileira. No bairro da Liberdade na cidade de Salvador fica a sede de um dos blocos afrobrasileiros mais antigos. Criado em 1974, o bloco transcendeu os limites do Carnaval, justamente, por sua proximidade com as culturas religiosas de matriz africana e afro-brasileira. Veja o link a seguir e responda: https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2019/02/1986465-grito-de-protesto-num-terrei ro-de-candomble-como-o-bloco-ile-aiye-virou-monumento-do-carnaval-baiano.shtml
Caracterize os festivais brasileiros que se inspiram na cultura afro-brasileira e as festas sagradas que obedecem a um calendário que se repete anualmente e cite dois exemplos dessas festas sagradas. (4 pontos)
Os festivais brasileiros que se inspiram na cultura afro-brasileira exaltam as raízes africanas através de histórias, tradições e principalmente na religião, que sobreviveram graças ao sincretismo com o catolicismo. 
Exemplos: distribuição de doces no dia de Cosme e Damião / Ibejis (27 de setembro) e a Festa de Iemanjá / Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Conceição (02 de fevereiro). 
2) Discriminação e preconceito são termos usados para designar as práticas racistas que ocorrem nas escolas, principalmente no que tange a construção de estereótipos, apesar de condenadas pela constituição brasileira. Na escola, a discriminação e o preconceito racial podem materializar nas práticas racistas e na ausência de materiais didáticos que contemplem a história e a cultura negra. Veja, a seguir, o documentário “Das raízes às pontas” e caracterize pelo menos quatro maneiras de uma Educação Anti-Racista. (3 pontos) 
Documentário: https://vimeo.com/243675623
A educação anti-rascista pode ser trabalhada na escola através de atividades que exaltem personalidades negras que tiveram destaque ao longo da história, uso de materiais didáticos e paradidáticos que valorizem a cultura negra e o respeito às diferenças, reuniões com as famílias para saber se o aluno apresenta alguma queixa em casa sobre tratamento racista por parte de outros colegas de classe e realizar na escola eventos festivos relacionados à cultura africana (Carnaval e folclore, por exemplo). 
3) É importante problematizar e pesquisar outras possibilidades pedagógicas que contemplem a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira. As explicações tradicionais sobre desigualdades raciais nos indicadores de escolaridade costumam destacar que, por serem mais pobres, as pessoas negras tenderiam a apresentar dados piores que o das pessoas brancas. Leia a matéria do Correio Braziliense, a seguir, e busque exemplos de reforço de estereótipos atribuídos ao negro que acabam por incidir como um estigma sobre as crianças negras. (3 pontos) Link: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/06/05/interna-brasil,8614 33/tres-estudantes-sao-indiciados-por-ataque-racista-a-aluna-do-rio.shtml
Os esteriótipos mais comuns são: 
- negros são descendentes de escravos, quando o correto é que são descendentes de africanos que foram escravizados;
- nariz largo e lábios grossos;
- cabelo crespo (chamado de cabelo ruim, duro ou comparado à esponja de aço);
- comparação com macacos.
Estudante Ndeye Fatou Ndiaye 
Fonte: Correio Braziliense

Continue navegando