Buscar

AULA 8 - Educação Especial e Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· O grande desafio da mudança para a educação inclusiva é a conscientização de que ela não é apenas uma meta, mas uma jornada com o propósito de acolher todos os alunos e com eles desenvolver um trabalho que os leve a uma vida digna e com igualdade de direitos em todas as áreas: de educação, saúde, trabalho, segurança, lazer, integridade física e moral. Todos os profissionais envolvidos precisam de capacitação adequada para exercer sua função, por meio de formação, avaliações e reciclagens. Com relação à formação e capacitação, assinale a alternativa CORRETA:
Os fatores capacidade e competência dos professores de classe são básicos para que a inclusão de fato aconteça nas escolas.
· Ao elaborar seu plano de ensino, o professor deve levar em conta todo o contexto funcional e pedagógico da escola, os alunos com quem vai trabalhar e os recursos dos quais fará uso, a fim de alcançar o progresso desejado na aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
Apesar de muitas vezes o professor ter uma classe com um número elevado de alunos, ele precisa conhecer cada um deles, para entender como se dá a aprendizagem em nível individual.
· Ellen é uma professora recém-formada numa escola superior e contratada por uma escola pública estadual, onde recebeu uma classe de alunos e, dentre os quais, um aluno surdo. Embora não tenha experiência, assume seu trabalho com entusiasmo. Que fatores podem ser considerados relevantes para que ela possa desenvolver um bom trabalho na prática da educação inclusiva?
No decorrer do seu curso, é esperado que Ellen tenha recebido informações sobre o funcionamento da rede de apoio e de posturas a serem seguidas nas escolas regulares para a inclusão.
· Mesmo com todas as Leis, Decretos, propostas e avanços no sentido da educação inclusiva, ainda existem muitas dúvidas e lacunas para a eficácia do processo de inclusão. Diante desta evidência, assinale a alternativa CORRETA:
No Brasil, para atuar na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, bem como no Ensino Médio, o professor deverá ter formação em nível superior; porém, em algumas regiões isto não acontece.
· Um professor com 20 anos de carreira certamente já passou por muitas mudanças no processo de ensinar. Mudanças geralmente acontecem por força de Leis e Decretos, que chegam até às escolas para serem cumpridas. E o professor, acostumado com uma forma de ensinar, tem de buscar nova capacitação para continuar seu trabalho. Nem sempre foi considerado o que pensam os professores, nem se pediu a opinião deles ou se levou em conta seus sentimentos e experiências. A partir disso, assinale a alternativa CORRETA:
Mesmo diante das dificuldades de adesão às mudanças propostas, cada escola pode criar oportunidades para reflexão e debate, onde o professor pode compartilhar seus sentimentos.

Outros materiais