Buscar

MÓDULO 3 - Atenção no SUAS a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA CIDADANIA/CAPACITAÇÃO CIDADANIA
Atenção no SUAS a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência
SUASADV202201
Módulo 3
Exercícios de Fixação Aula 02
Questão 1
Acerca da atuação do SUAS no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Cabe ao SUAS realizar o depoimento especial para possibilitar a intersetorialidade e integração com o SGDCA, de modo a evitar a revitimização.
b. Cabe ao SUAS identificar e atuar sobre a ameaça ou situação de violação de direitos em conjunto com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança ou do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência. 
c. Para não haver quebra de sigilo, os órgãos do SGD não devem compartilhar entre si informações sobre situações suspeitas ou confirmadas de violência contra crianças e adolescentes.
d. É papel do SUAS buscar saber por parte da criança/adolescente exatamente como a violência aconteceu para poder oferecer proteção.
	Sua resposta está correta.
O papel preponderante do SUAS no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência é realizar o atendimento e o acompanhamento da criança ou do adolescente vítima ou a testemunha de violência e suas famílias com o intuito de evitar a continuidade e a repetição da violência, fornecer suporte para superação das consequências da violação sofrida e prevenir agravos, limitando-se ao cumprimento da sua finalidade de proteção socioassistencial.
A resposta correta é: Cabe ao SUAS identificar e atuar sobre a ameaça ou situação de violação de direitos em conjunto com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança ou do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência.
Questão 2
As ações da Assistência Social, conforme previsto na Política Nacional de Assistência Social, estão organizadas em dois níveis de proteção e complexidade, que são:
Escolha uma:
a. Primária e Secundária.
b. Baixa e Alta Complexidade.
c. Básica e Especial. 
d. Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social
	Sua resposta está correta.
A Assistência social está organizada nos tipos de proteção social: Básica e Especial, sendo que a proteção social especial se subdivide em média e alta complexidade.
A resposta correta é: Básica e Especial..
Questão 3
Relacione a primeira e a segunda coluna:
· O Centro de Referência de Assistência Social é a unidade de referência: Proteção Social Básica.
· Compreende o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências: - Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
· Compreende o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora: Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
· Compreende o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): Proteção Social Básica.
· Compreende ações voltadas para indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados, mas não houve rompimento dos vínculos familiares e/ou comunitários. Proteção Social Especial de Média Complexidade.
· Compreende as ações do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) Proteção Social Especial de Média Complexidade.
· Envolve as ações destinadas a indivíduos e famílias que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça, de forma, que necessitam serem retiradas de seus núcleos familiares e/ou comunitários e de intervenções que promovam proteção integral. Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
· Tem como objetivo prevenir situações de risco e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Proteção Social Básica.
· O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é a unidade de referência. Proteção Social Especial de Média Complexidade.
Questão 4
A proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social. São considerados serviços de proteção especial de média complexidade: (escolha a alternativa correta).
Escolha uma:
a. Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
b. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado em Abordagem Social, Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). 
c. Família Substituta e Família Acolhedora.
d. Serviço de Acolhimento Institucional, República e Casa Lar.
	Sua resposta está correta.
São Serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade: - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI); - Serviço Especializado em Abordagem Social; - Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); - Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; - Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
A resposta correta é: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado em Abordagem Social, Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)..
Questão 5
De acordo com o conteúdo exposto na Lei 13.431 de 2017, no Decreto 9. 603 de 2018 e na matéria já estudada sobre intersetorialidade, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A intersetorialidade prevê a integração intrassetorial da rede socioassistencial com a intersetorial, ou seja, a ação articulada com outras áreas de política social para produzir melhores resultados. 
b. A intersetorialidade caracteriza-se pela construção de propostas de intervenção a serem desenvolvidas exclusivamente pelas instituições governamentais para o enfrentamento de problemas sociais complexos.
c. A intersetorialidade não é recomendada para atuar sobre problemas estruturais da sociedade por não possuir potencial político de articulação com os outros setores.
d. Na área da assistência social, as ações são consideradas mais efetivas, eficientes ou sustentáveis se concentradas em um único setor e com capacidade para agirem por si sós.
	Sua resposta está correta.
A intersetorialidade prevê a integração intrassetorial da rede assistencial com a intersetorial, ou seja, a ação articulada com outras áreas de políticas públicas a fim de produzir melhores resultado, bem como garantir um atendimento qualificado.
A resposta correta é: A intersetorialidade prevê a integração intrassetorial da rede socioassistencial com a intersetorial, ou seja, a ação articulada com outras áreas de política social para produzir melhores resultados..

Continue navegando