Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
PROVA PRESENCIAL ANTROPOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

(
Prova presencial regular
Curso:
 
Módulo:
Município:
Grupo:
Disciplina(s): 
 
100955
 
-
 
ANTROPOLOGIA
 
DA
 
EDUCAÇÃO
Nome:
Data:
/
/
Assinatura
 
do
 
aluno:
 
 
)
Preencha o gabarito abaixo com X na coluna correta. Atente para a coluna de numeração e das alternativas.
	Questões
	A
	B
	C
	D
	E
	1
	 
	
	
	
	 X
	2
	
	
	 X
	
	
	3
	
	 X
	
	
	
	4
	
	
	 X
	
	
	5
	
	
	 X
	
	
	6
	 X
	
	
	
	
	7
	
	 X
	
	
	
	8
	
	 X
	
	
	
	9
	 X
	
	
	
	
	10
	
	
	
	 X
	
	11
	
	 X
	
	
	
	12
	
	 X
	
	
	
1 )
A ideia de	envolve vários aspectos da produção humana (tais como valores, leis, costumes etc.), além da produção material de um povo (tais como os artefatos, os utensílios, o vestuário, a moradia, a alimentação e tudo o que o homem construiu ou produziu para adaptar-se ao meio ambiente e atender às suas necessidades de sobrevivência e conforto). Diz respeito a tudo aquilo que socialmente caracteriza a vida de um povo ou grupos no interior de uma mesma sociedade e condiciona a	do homem.
Assinale a alternativa que contém os termos que completam as frases acima.
A )
etnocentrismo / cultura
B )
tolerância / visão de mundo
C )
cultura / diversidade
D )
 (
Requisição: 4241679 Matricula: 684398 Data: 14/02/2022 12:31 Página: 
2
/7
)
pluralidade / mentalidade
E ) cultura / visão de mundo
2 )
O etnocentrismo está na base da maioria dos casos de preconceito, discriminação e exclusão, sendo, muitas vezes, o resultado da ignorância e da intolerância em relação ao medo que o novo e o desconhecido podem gerar.
Como o etnocentrismo se relaciona com o relativismo cultural?
A )
O relativismo, assim como o etnocentrismo, facilita a ampliação do conhecimento sobre o outro, mas também pode construir abordagens excludentes sempre que um indivíduo ou grupo entenda que só pode se afirmar se negar o outro.
B )
O relativismo é uma visão de mundo produzida quando adotamos nossos valores, princípios e modelos culturais como referência para olhar o "outro" e sua cultura, sem buscar captar a lógica daquela cultura, enquanto o etnocentrismo é a capacidade de captar a lógica da cultura do outro.
C )
Quando se fala do etnocentrismo e sua relação com o relativismo cultural, temos a oportunidade de rever nossos valores, nossos conceitos e nossa visão de mundo, combatemos o preconceito e a discriminação. O relativismo cultural é conceito que se contrapõe ao etnocentrismo, sendo a base para o combate a visões etnocêntricas.
D )
O relativismo é irracional, frágil em termos de argumentação e inconsciente; no entanto, ao adotarmos uma atitude etnocêntrica, assumimos a postura de respeito ao outro.
E )
Trata-se do modo de pensar a diferença: enquanto pelo etnocentrismo percebemos a cultura a partir de sua própria lógica, adotando assim uma atitude antropológica, pelo relativismo reforça os preconceitos.
3 )
As relações étnico-raciais no Brasil têm sido marcadas pela negação, por mitos e por conflitos, sendo muito recente a sua discussão em relação ao processo educativo, em especial no que diz respeito às características que um profissional da educação deve ter para um bom desempenho.
PORQUE
Para que um professor atue de forma efetiva no combate ao preconceito relacionado a essa questão, é fundamental que ele se perceba como um mediador das tensões étnico-raciais que aparecem, atendendo às exigências postas pelas leis e diretrizes que regem a educação no país. Além disso, precisa constantemente rever sua prática pedagógica, com base em um referencial teórico que discuta a alteridade e as relações multiétnicas, assim como escolher metodologias inovadoras que oportunizem a reflexão, a criticidade, a criatividade e que estimulem o protagonismo do aluno. Não se esquecendo, também, de investir em sua formação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
D )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E )
As asserções I e II são proposições falsas.
4 )
Uma educação e uma prática pedagógica que se proponham inclusivas e anti-discriminação exigem
 	dos professores e uma sólida formação para a percepção da alteridade. Cursos, oficinas e capacitações regulares podem - e devem - ser oferecidos aos futuros educadores tanto quanto aos profissionais já em exercício, por meio da	. Indicar leituras, oferecer acesso a palestras e fóruns de discussão em torno do tema da diversidade são recursos que na maioria das vezes produz resultados compensadores em termos de mudança de hábitos, percepções e visões de mundo sobre o tema.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam as lacunas no texto.
A )
formação inicial / formação continuada
B )
formação continuada / capacitação
C )
capacitação / formação continuada
D )
criticidade / formação inicial
E )
boa vontade / formação inicial
5 )
I. Um dos fatos históricos que marcaram a história do Brasil e que serve de exemplo de choque cultural e do quanto o etnocentrismo pode ser danoso foi a violência cometida em relação aos negros africanos transformados em escravos. Essa era uma prática comum entre os colonizadores.
PORQUE
II. sob o peso do não reconhecimento do outro, essa atitude foi levada ao extremo, pois para os colonizadores aquelas pessoas nem eram consideradas humanas, o que demonstra um exemplo do desrespeito à diferença e a forma como ela era pensada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. B ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
D ) As asserções I e II são proposições falsas.
E ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
6 )
I. Hoje, no contexto da globalização, a facilidade de deslocamento (no espaço e no tempo) e de comunicação podem trazer duas consequências importantes: por um lado, há uma tentativa de homogeneização de culturas, enquanto por outro há um reforço das identidades locais, regionais e nacionais. Para a Antropologia essa é uma questão importante, considerando que o conceito de cultura continua a ser uma poderosa categoria de análise da contemporaneidade. Em todas as áreas, aspectos constituintes da cultura são destacados, reforçados e validados.
PORQUE
II. é muito mais fácil vermos quais são as diferenças que existem entre indivíduos, grupos e países. E nem sempre sabemos como lidar com essas diferenças. Identidades são construídas e desconstruídas, muitas vezes com base no sentimento de pertencimento: quando sabemos quem somos e o que nos define, por fazermos parte de um grupo, de uma cultura, de uma etnia, de uma religião, enfim, por nos identificarmos com características comuns a esses grupos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. B ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. D ) As asserções I e II são proposições falsas.
E ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
7 )
A	se baseia sempre em uma troca de experiências entre indivíduos, uma troca igualitária. Fundamenta-se na ideia de que nos civilizamos cada vez mais quando nos dispomos a aprender com toda e qualquer pessoa. É tentar se colocar no lugar do outro e buscar compreender a lógica da sua cultura, mudando nosso comportamento em relação ao dele.
Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa a frase e a ideia.
A )
Educação
B )
Atitude antropológica
C )
Cultura
D )
Alteridade
E )
Antropologia
8 ) A antropologia
Página12