Buscar

Cariostático Diamino Fluoreto de Prata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cariostático Diamino Fluoreto de Prata
Cárie Dentaria
É uma desbiose sendo uma doença biofilme açúcar dependente que ocorre pelo processo de desmineralização e remineralização a partir do momento que tem a subsaturação do meio, temos o biofilme que é uma condição natural e esta em homeostase, e algum estresse que é a acidificação do ph ( 5,5 esmalte e 6,5 dentina) é que permite que ocorra um desequilíbrio e inicie esse processo DES-RE e se não controlado temos o inicio da doença, para desencadear uma lesão de carie de fato.
Deve se lembrar sempre que a carie não é uma doença multifatorial, ela é uma desbiose sendo uma doença biofilme açúcar dependente, obvio que se sabe que as os fatores de fisco e preditores, mas não obrigatoriamente por se ter esse fator de risco e ou preditor que o indivíduo vai ter a doença.
É importante salientar que o PH crítico é de 4,5 para a fluarapatita o que é importante pois o flúor age diminuindo a Des e aumentando a Re, assim a partir do momento que houve um entendimento da importância desse flúor no processo DES RE houve um declínio da doença carie de 61,7% de 1967 para 2003 no Brasil como um todo, não só na população infantil como nas demais faixas. 
Ainda assim de acordo com o ultimo senso, 2010 avaliando o CPOD (cariados, perdidos e obturados por carie, ainda tem se uma prevalência de carie em indivíduos já nessa população pós flúor, e a partir da i a gente já consegue perceber que tem um grupo de risco em determinada população existindo uma polarização da doença carie.
Sabemos, ainda, que temos áreas na superfície dentaria que são mais susceptíveis a carie, que são áreas de estabilização de biofilme e restos de alimentos, que são as: cicatrículas e fissuras em área oclusal.
· Lesões Iniciais de Carie em Esmalte (Mancha branca)
É importante salientar que quando se chega uma lesão de macha branca tem uma camada subsuperficial, que esta intacta e o corpo da lesão está ali sofrendo desmineralização sendo cerca de 10x mais poroso que o esmalte hígido, por isso não se usa sonda de ponta aguda para evitar formar cavidade provocando iatrogenia, até porque estas lesões tendem a remineralizar se o houver aplicação de flúor e o paciente tenha uma higiene oral adequada
· Carie em Dentina
Esta apresenta uma progressão mais rápida que em esmalte, pois ela saiu ali daquela lesão inicial de esmalte que não é necessário intervenção de tão mínimo que atingiu e da própria capacidade de remineralizar. Já nesse caso, em dentina, se faz necessário uma intervenção maior com a remoção daquele tecido cariado com a ponta diamantada seguido de broca, sempre de acordo com a cavidade, usando broca nas paredes circundantes e cureta no assoalho, lembrando que temos que remover dentina infectada até sair em lascas.
Sabendo que essa lesão de carie em dentina é mais rápida, devido a maior presença de componentes orgânicos, disposição e tamanho dos primas, carbonato) devemos buscar diagnosticar e paralisar a progressão o mais rápido possível 
· Atividade de Carie
Então chega um paciente infantil na situação acima, a mãe alega que escova os dentes, quando pergunta da alimentação relata que “come normal, arroz, feijão, suco”, ai perguntamos ali o que coloca no suco “açúcar” quantas vezes no dia “4-5x ao dia e dorme com mamadeira na boca” ai temos a explicação de como se chegou nessa situação, ai iniciamos o processo de intervenção para que não ocorra uma maior progressão, ai faz se uso de meios tópicos de flúor, algo que paralise, ou seja que seja cariostatico.
Lembrando que vamos tratar o paciente com a doença carie e não só a lesão, então vem esse paciente em atividade de carie vai se fazer não só o tratamento operatório (restaurador), mas a remineralização dessa lesão de modo a aumentar a quantidade de fluoreto de cálcio presente nessa cavidade oral e controlar melhor esse processo DES-RE, funcionando ali como uma poupança. 
Diamino Fluoreto de Prata
· Apresenta propriedades tanto preventivas quanto cariostaticas
· Composição: hidróxido de amônia, nitrato de prata, hidróxido de cálcio, ácido fluorídrico e solvente
· Incolor com Ph básico 8,0
· É encontrado nas concentrações 10,12,30 e 38% e estão relacionadas a quantidade de flúor, mas já foi observado que não tem muita diferença pois eles vendem como se fosse concentração X mas não corresponde
· Mecanismo de Ação
· O fluoreto do tipo fluoreto de sódio vai agir na porção inorgânica atuando no processo DES RE; O fluoreto ainda tem a capacidade de obliterar os túbulos dentinarios o que dificulta a difusão de ácidos e a invasão bacteriana.
· O fosfato de prata, por sua vez, age na porção orgânica, possuindo ação antibacteriana agindo, portanto, no biofilme diminuindo sua formação e assim, também atuando no processo DES RE
· Indicações
· Alta atividade de carie
· Paralisar as lesões de carie agudas em crianças
· Redução da sensibilidade dentinária
· Endurecimento da dentina amolecida para facilitar o preparo cavitário e protético
· Prevenção de caries recorrentes
· Vantagens
· Baixo custo
· Indolor
· Seguro
· Não Invasivo
· Fácil Aplicação
· Preserva a estrutura dental
· Desvantagem
· Cor
· O dente da criança após aplicação fica escuro (vide imagem ao lado) o que causa um efeito visual ruim, pois os pacientes podem pensar que o dente esta estragado e ou que essa cor não sai do dente, no entanto um estudo em Cascavel/PR constatou que cerca de 24% das pessoas do estudo “Não importam que seja feio mas que resolva o problema”, 44% “acho feio mas aceitaria” , 28% “Aceitaria prontamente” e somente 4% alegam que “Jamais aceitaria”. De todo modo deve se explicar que o dente da criança não vai ficar daquele jeito, o diamino vai paralisar a carie e posteriormente vai se devolver estética forma e função aos dentes.
· Gosto metálico
· Irritação gengival e da mucosa
· Manuseio: estabilidade e cor
· Já se sabe que com o uso de Iodeto de potássio (na composição ou associar) neutraliza a coloração, de modo que não escurece a ponto de ficar preto, em alguns casos pode não ficar incolor, mas também não fica preto
· Instruções de uso
I. Tratamento de choque: 4 aplicações, sendo 1 por semana, com duração de 1 a 4 minutos dependendo da idade
II. Tratamento de manutenção: 1 aplicação a casa 6 ou 12 meses
· Técnicas ou procedimentos
1. Limpar ou fazer profilaxia com agua e pedra pomes;
2. Proteger os tecidos moles com vaselina ou isolamento absoluto;
3. Secar e aplicar o produto por cerca de 2 a 3 minutos;
4. Lavar;
Observação: repetir a aplicação pelo menos mais uma vez e manter o paciente sob controle
· Método de aplicação (segundo Guedes-Pinto e Issao 1999)
1. Profilaxia com pedra pomes e agua
2. Remoção da dentina amolecida (lama dentinária) com cureta
a. É para remover só a dentina amolecida, a lama dentinária, deve se ter cuidado pois se a cavidade for muito profunda não se pode aplicar pois pode irritar a polpa.
3. Lavagem e secagem
4. Proteção dos tecidos moles com vaselina ou manteiga de cacau
5. Isolamento relativo e secagem do campo operatório
6. Aplicação com bolinha de algodão ou cotonete umedecido, por 3 minutos.
Caso ocorra contato desta substância com tecido mole, por exemplo, a gengiva, formando uma área esbranquiçada, deve se neutralizar a ação do Diamino com solução salina a 3%. Se acontecer o contato com a pele e roupas se recomenda lavar com agua, amônia, ou agua oxigenada.

Outros materiais