Buscar

Avliação final discussiva Biologia molecular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A transcrição reversa é uma reação que ocorre pela ação da enzima transcriptase reversa ou RT. Essa enzima é uma DNA polimerase dependente de RNA, ou seja, ela é capaz de sintetizar uma fita de DNA utilizando como molde a fita simples de RNA. Sua descoberta se deu a partir da observação de que, quando os retrovírus, cujo material genético é um RNA, infectam um hospedeiro, o RNA viral é convertido em DNA. Disserte sobre os componentes necessários para a reação de transcrição reversa e o que é originado ao final do processo.
Resposta:
Para o processo de transcrição reversa são necessários Oligonucleotídeos sintéticos, a enzima transcriptase reversa, os quatro dNTPs, a amostra de RNA e cofatores enzimáticos. Ao final da técnica, origina-se o DNA complementar ou cDNA.
2 "Durante muitos anos era árdua a tarefa de comprovar a paternidade de uma pessoa em relação à outra, em razão da ausência de prova científica com alto grau de confiabilidade. Com os avanços da medicina, descobriu-se a técnica de investigação de paternidade, através do exame de DNA". Disserte a quem pertence a paternidade do quadro exposto, explicando o porquê da sua conclusão e indique a metodologia utilizada no teste de paternidade.  
FONTE: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-153/dna-e-a-investigacao-depaternidade/#:~:text=O%20art.,filhos%20havidos%20fora%20do%20casamento.
A seguir encontra-se ilustrado um teste de paternidade. Acesso em: 25 jan. 2121.
Resposta:
 O teste de paternidade compara sequências polimórficas conhecidas como STR (short tandem repeat), ou marcadores microssatélites, que são amplificadas por meio do teste de PCR multiplex. A partir dessa análise, espera-se que o padrão de repetição em cada um dos cromossomos homólogos seja herdado da mãe e do pai. Dessa forma, de acordo com os dados apresentados na questão, o suspeito 3, é o pai do filho 1, e o suspeito 1, é o pai do filho 2, já que as sequências genéticas entre os suspeitos 3 e 1 são compatíveis com os filhos 1 e 2, respectivamente.

Outros materiais