Buscar

Atividade Contextualizada - Farmacologia Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada - Farmacologia Básica
Aluna: Regiane Fernandes Nunes
Matricula: 28201107
 Curso: Biomedicina 
Explique qual o mecanismo pelo qual os organofosforados causam intoxicação. Relacione esse mecanismo, com detalhes moleculares e cascatas de sinalização envolvidas, com os sinais e sintomas citados no caso clínico. Comente a conduta farmacológica tomada no caso, explicando/justificando o emprego de cada fármaco utilizado.
Os agrotóxicos organofosforados são ésteres, amidas ou derivados tiol dos ácidos de fosforo contendo varias combinações de carbono, hidrogênio, oxigênio, fosforo, enxofre e nitrogênio. Compostos orgânicos altamente lipossolúveis e biodegradáveis, eles são rapidamente hidrolisados tanto nos meios biológicos quanto no ambiente, se distribuindo de forma rápida, pelos tecidos orgânicos e ultrapassando as barreiras placentárias e hematoencefálicas. 
A absorção no organismo humano se dá pelas vias oral, cutânea e respiratória, sendo sintetizado rapidamente, ocorrendo a distribuição pelos tecidos. Seu mecanismo de ação se dá principalmente pela inibição enzimática das enzimas acetilcolinesterase (encontrados em tecidos nervosos e eritrócitos) e a butirilcolinesterase (plasma). Como resultado desta inibição enzimática, o substrato acetilcolina se acumula nas terminações nervosas, sendo responsável por hidrolisar a acetilcolina produzindo colina e acetato. 
A estimulação continua e eventual paralisia dos receptores de acetilcolina vão ser responsáveis pelos sinais clínicos e sintomas de intoxicação por organofosforados. Estes receptores abrangem os muscarínicos e nicotínicos, levando a efeitos no sistema nervoso central e periférico. 
O caso do paciente citado acima, foi intoxicado por um inibidor de organofosforados, sendo uma intoxicação aguda, pode-se observar que a síndrome colinérgica que o agricultor sofreu, foram manifestações muscarínicas, fazendo com que o mesmo apresentasse sintomas como: visão turva, fraqueza, sudorese e salivação intensas, dificuldades de respirar, vomito, defecação, micção voluntárias, miose e hipotensão. 
As medidas de primeiros socorros iniciam com a remoção imediata dos trajes do paciente, assim evitando maior contaminação com inseticida. Logo depois deve ser feito a administração de fármacos como a Atropina e a Pralidoxima.
A Atropina é um antagonista competitivo do receptor muscarínico da acetilcolina, ela é efetiva na reversão da broncorreia e o broncoespasmo, evitando falência respiratória. O uso da Pralidoxima age removendo o grupo fosforil da enzima colinesterase inibida, provocando a reativação da enzima. O tratamento deveria continuar até que a fraqueza e as fasciculações acabem. 
Fontes de pesquisas: 
https://www.ecycle.com.br/organofosforados/
https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2014/08/inibid_enzim_intox.pdf 
https://www.indice.eu/pt/medicamentos/DCI/atropina/informacao-geral 
https://www.medway.com.br/conteudos/como-reconhecer-e-tratar-a-intoxicacao-por-organofosforados-e-carbamatos-no-ps/
http://emglab.com.br/organofosforados.html

Outros materiais