Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
PROVA DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

PROVA DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
QUESTÃO 1
Ideologia, cidadania, multiculturalismo, fundamentalismo e diversidade cultural são questões muito presentes na atualidade e que se relacionam com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária que todos desejamos. A tolerância, o respeito ao outro e os direitos civis estão na base de uma sociedade que se proponha ser menos excludente e mais justa, com igualdade de oportunidades. Mas será que é possível que um indivíduo seja totalmente livre de qualquer tipo de preconceito?
Fonte: IESDE Brasil S/A.
Analisando a imagem anterior assinale a alternativa que melhor define o processo que leva à intolerância e ao preconceito.
a )
Inicialmente, em razão do preconceito, acontece a classificação e a discriminação, o que leva à intolerância.
b )
Inicialmente, em razão da intolerância, acontece a classificação e discriminação, o que gera preconceito.
c )
Inicialmente, em razão do preconceito, acontece a discriminação e a intolerância, o que leva à classificação.
d )
Inicialmente discriminamos e classificamos, o que gera discriminação e intolerância.
 e )
Inicialmente, em razão da classificação, acontece o preconceito e a discriminação, o que leva à intolerância.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Uma das características mais importantes do profissional docente na atualidade deve ser a flexibilidade, a criatividade e, sobretudo, a capacidade de integrar teoria e prática. Para que isso ocorra, é preciso ter mais contato com questões e temas relevantes para a sociedade atual, o que pode ser conseguido por meio de
a )
capacitações que melhorem sua teoria, já que a prática é bem trabalhada na formação inicial.
b )
reforço na legislação da educação para tornar a discussão sobre temáticas relacionadas à diversidade e o pluralismo responsabilidade dos docentes.
 c )
boa formação inicial e formação continuada, que discutam temas relevantes para a sociedade, de forma teórica e prática.
d )
ações promovidas pela comunidade, com o objetivo de deixar temas mais polêmicos fora da escola.
e )
iniciativas dos próprios docentes, junto a seus pares, para que definam o que e como continuar a sua capacitação.
QUESTÃO 3
Promover uma educação multicultural e interdisciplinar é uma das formas de se combater atitudes racistas, homofóbicas e intolerantes, e ao mesmo tempo valorizar as lutas dessas minorias e sua resistência em se deixar aliciar, diminuir, apagar ou excluir. É nesse sentido que o_____________, visto como uma relação, confronta a cultura dominante e as demais manifestações culturais e suas tentativas de resistência.
a )
nacionalismo
b )
pluralismo cultural
 c )
multiculturalismo
d )
preconceito
e )
etnocentrismo
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Observe a imagem abaixo, muito conhecida quando se discute a questão da igualdade:
Fonte: IESDE Brasil S/A
Enquanto humanidade somos um grande grupo, composto por diversas culturas, mas a despeito disso, nossas singularidades devem ser valorizadas. Para isso, não podemos pensar a igualdade em detrimento das diferenças. Isso significa que a igualdade deve acontecer na diversidade. Além disso, é preciso pensar em garantir também a equidade, que é a igualdade de oportunidades.
O que você compreende dessa imagem? Cada uma das três pessoas tem uma altura diferente, há três caixas iguais e todos querem ver o outro lado do muro. A solução mostrada no segundo quadro garantiu a
a )
diferença.
b )
diversidade.
c )
pluralidade.
 d )equidade.
e )
igualdade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
O etnocentrismo está na raiz da intolerância e da criação de estereótipos que são construídos em relação ao diferente. A escola se constitui o espaço por excelência para se exercitar o relativismo cultural e combater atitudes etnocêntricas, exatamente porque
 a )
ela é um microcosmo da sociedade.
b )
é o lugar para reforçarmos a classificação do mundo a partir da lógica da superioridade, com base nos ideais evolucionistas.
c )
ela é o espaço no qual os valores e princípios consagrados pela cultura são reforçados, com o objetivo de manter as condições e a estrutura que marcam a sociedade na qual a diversidade é pouco valorizada.
d )
é o lugar para tentarmos ver o mundo sob a visão etnocêntrica, classificando o mundo a partir da lógica da superioridade, considerando que é fora do espaço escolar que o combate ao preconceito deve acontecer.
e )
as questões relativas à alteridade podem estar presentes no cotidiano escolar, desde que a escola continue sendo um canal de transmissão da cultura dominante.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
O desenvolvimento da humanidade está marcado por conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar dos recursos naturais e transformá-los, de conceber a realidade e expressá-la. Por isso, ao se discutir cultura, deve-se ter sempre em mente a humanidade em toda a sua riqueza e diversidade. São complexas as realidades dos agrupamentos humanos e as características que os unem e diferenciam, e a cultura as expressa. Assim, cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, e grupos humanos. Cada realidade cultural tem sua própria lógica interna, a qual se deve conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam. Entendido assim, o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas.
José Luiz dos Santos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2007, p. 7-8. Adaptado.
De acordo com o texto, a cultura
 a )
expressa diferentes e complexas realidades dos grupos humanos.
b )
é sempre igual e tem sempre uma mesma lógica interna.
c )
contribui para aumentar os preconceitos.
d )
é adquirida por meio de conflitos entre diferentes nações.
e )
é proporcional ao desenvolvimento econômico dos povos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Na atualidade há muitos temas novos colocados para discussão pela Antropologia: nacionalismos, relações étnico-raciais, novo papel da mulher e as questões de gênero, mudanças tecnológicas, o papel das novas mídias sociais, novas fronteiras e imigração, economia mundial, crises humanitárias, fundamentalismos religiosos e terrorismo, etc. Enfim, com tudo isso a Antropologia está sendo desafiada a pensar sobre o processo de _______________ , marca do nosso tempo.
Assinale a palavra que completa o texto acima:
 a )
globalização.
b )
desintegração.
c )
aculturação.
d )
homogeneização
e )
socialização.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O Estado, por meio de leis, diretrizes e outros documentos, tem o objetivo de fazer com que os estudantes conheçam e reflitam sobre questões ligadas à pluralidade cultural, à economia, à política, à sexualidade, à saúde, ao meio ambiente, à ética, às inovações tecnológicas, às relações de trabalho e ao consumo dão ao estudante (e de certa forma também a toda a comunidade que faz parte do processo educativo) as condições de compreender o seu papel na sociedade na qual se insere e como posicionar-se no mundo. Trata-se de construir os conhecimentos relativos a temas tão complexos e importantes para o desenvolvimento do espírito crítico e das competências profissionais que hoje o mercado exige.
Estamos falando de:
a )
Plano Nacional de Educação.
b )
Parâmetros Curriculares Nacionais.
c )
Leis de inclusão.
d )
Diretrizes Curriculares Nacionais.
 e )
Temas Transversais.