A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Redação sobre a necessidade da valorização do SUS

Pré-visualização | Página 1 de 1

Redação sobre a necessidade da valorização do SUS
Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5° diz que:” a saúde é um direito social. “ No entanto, é possível perceber que nem todos brasileiros conseguem entender esse artigo, já que, nem todos defendem o SUS. Isso ocorre devido a falta de valorização do SUS por parte de alguns cidadãos e a ausência de recursos.
Em uma primeira análise, é importante destacar que uma das causas dessa problemática é a ausência de valorização do SUS, ou seja, muitos cidadãos não valorizam esse sistema. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), mostra que cerca de 70% da população brasileira depende do SUS. Desse modo, é perceptível que esse sistema precisa ser cada vez mais valorizado, pois, somente asssim, será possível melhorar as condições de saúde de todos os brasileiros e garantir que todos sejam assistidos.
Além disso, uma das consequências desse impase é a falta de bens, isto é, os governantes não investem no SUS, o que faz com que os atendimentos aos pacientes sejam precários.Também, com a ausência de recursos financeiros e falta de ferramentas necessárias, pode levar alguém a óbito. Dessa forma, é necessário que medidas sejam tomadas para solucionar o problema.
Sendo assim, é necessário que o governo federal, aliado ao Ministério da Saúde, promova palestras nas escolas sobre a importância da valorização do SUS,para que, desde pequenas as crianças aprendam a valorizar esse sistema e levem esse conhecimento á seus pais, formando assim, uma geração informada.Ademais, os mesmos órgãos devem investir mais no SUS, para que, o mesmo possa funcionar de maneira digna. Somente assim, o artigo 5% da Constituição, será cumprido e o dado do IBGE será levado á sério.
Redação feita por mim: Maria Chiara Medeiros de Oliveira

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.