A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
2 AVALIAÇÃO DE QUIMICA GERAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Ao nosso redor vemos uma grande diversidade de substâncias. Elas se diferenciam por muitos aspectos, como cor, estado físico (sólido, líquido e gasoso), cheiro, sabor, capacidade de entrar em combustão, pontos de fusão e ebulição, densidade etc. Isso se deve à capacidade que o átomo tem de combinar com outros átomos, seja de um mesmo elemento, seja de um elemento diferente, com a finalidade de realizar ligações químicas. Ao se transformar em um íon estável, um átomo de sódio (Na - 1A) e um átomo de oxigenio (O- 6A), respectivamente:
(0/1 Ponto)
perde 1 elétron e ganha 1 elétron.
ganha 1 elétron e perde 2 elétrons.
ganha 2 elétrons e perde 3 elétrons.
perde 1 elétron e ganha 2 elétrons.
perde 3 elétrons e ganha 2 elétrons.
2
(Fesp-PE) Os números quânticos são identificações importantes que determinam as características da última camada de uma distribuição eletrônica, independente do elemento. O último elétron distribuído de um átomo de um determinado elemento químico tem a ele associados os seguintes números quânticos: n = 4, l = 0, ml = 0 e ms = -1/2. É correto afirmar que:
(1/1 Ponto)
O átomo tem os seus elétrons distribuídos em três camadas de energias.
O átomo tem o último elétron com spin para baixo.
O último elétron distribuído desse átomo encontra-se em um orbital do tipo s.
O último subnível é o p.
O orbital está completo.
3
(Vunesp) Hoje sabemos que, em condições ambientes, só os gases nobres são formados por átomos isolados uns dos outros, ou seja, átomos que têm pouca tendência de se unir com outros átomos; dizemos então que eles são muito estáveis (pouco reativos). Os átomos dos demais elementos químicos, ao contrário, atraem-se não só mutuamente como também átomos de outros elementos, formando agregados suficientemente estáveis, que constituem as substâncias compostas. Os elementos A e B têm, respectivamente, 3 e 5 elétrons na camada de valência. Quando A e B reagem, forma-se um composto:
(1/1 Ponto)
iônico, de fórmula A2B3.
covalente, de fórmula AB2.
iônico, de fórmula AB2.
iônico, de fórmula AB.
covalente, de fórmula A3B2.
4
(UFPE) Nas usinas siderúrgicas, a obtenção de ferro metálico a partir da hematita envolve a seguinte reação (não-balanceada). Percebe-se dessa reação que o CO2 é liberado para a atmosfera, podendo ter um impacto ambiental grave relacionado com o efeito estufa. Qual o número de moléculas de CO2 liberadas na atmosfera, quando um mol de óxido de ferro (III) é consumido na reação? Considere: número de Avogadro igual a 6 x 1023 partículas.
(1/1 Ponto)
6 x 1023
12 x 1023
18 x 1023
24 x 1023
36 x 1023
5
(PUC-RJ) Na poluição atmosférica, um dos principais irritantes para os olhos é o formaldeído, CH2O, o qual é formado pela reação do ozônio com o etileno. Num ambiente com excesso de O3 (g), quantos mols de etileno (C2H4) são necessários para formar 10 mols de formaldeído (CH2O)? 
(1/1 Ponto)
10 mols
2 mols
5 mols
1 mol
3 mols
6
Nos calendários, os dias são agrupados de sete em sete, indicando as semanas. De modo geral, nossas atividades são organizadas segundo os dias da semana - de segunda a sexta-feira estudamos e trabalhamos, aos sábados vamos às compras ou buscamos algum lazer e aos domingos passeamos ou descansamos. Uma aula de natação todas as terças à noite, por exemplo, seria uma atividade periódica, pois se repetiria a cada sete dias, sempre na coluna da terça-feira. Assim, podemos prever que, em um determinado mês, iremos à natação nos dias 1, 8, 15, 22 e 29. Enfim, para todos nós, cada dia da semana tem suas características e propriedades especiais, que vão se repetindo periodicamente. Sobre a Tabela Periódica moderna ou atual, marque a alternativa correta: 
(1/1 Ponto)
A eletronegatividade é a capacidade de doar elétrons.
Elementos em um grupo ou família possuem a mesma configuração eletrônica na última camada.
O raio atômio aumenta de baixo para cima num grupo ou família.
Os elementos são colocados de forma aleatória na tabela.
A energia de ionização dos elementos cresce no período da direita para a esquerda.
7
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor para iniciar a reação. As reações inorgânicas são classificadas de acordo com os reagentes participantes e produtos formados. Dadas as reações abaixo, indique a opção que apresenta a ordem correta de suas classificações: 
(0/1 Ponto)
deslocamento; decomposição; síntese; deslocamento; dupla troca
deslocamento; síntese; decomposição; deslocamento; dupla troca
dupla troca; decomposição; síntese; dupla troca; deslocamento
dupla troca; síntese; decomposição; dupla troca; deslocamento
síntese; decomposição; deslocamento; dupla troca; dupla troca
8
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes dos originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc. A partir da classificação abordada sobre as reações inorgânicas, analise as equações I, II e III abaixo e determine sua classificação: 
(1/1 Ponto)
síntese, análise e simples troca.
análise, síntese e simples troca.
simples troca, análise e análise.
síntese, simples troca e dupla troca.
dupla troca, simples troca e dupla troca.
9
(UFRGS-RS) Um aditivo para radiadores de automóveis é composto de uma solução aquosa de etilenoglicol. Sabendo que em um frasco de 500 mL dessa solução existem cerca de 30g de etilenoglicol (C2H6O2), a concentração comum dessa solução, em g/L, é:
(0/1 Ponto)
600
60
0,06
0,6
6
10
(UFRRJ) O carbonato de cálcio é usado na fabricação de vidros, adubos, cimentos e dentifrícios. Encontrado na natureza na forma de argonita, calcita, calcário, etc. A massa de carbonato de cálcio (CaCO3) que deve ser dissolvida em água (admitindo-se a solubilização total do sal) para obter 500 mL de solução 0,2 M é: 
(Ca=40g/mol; C=12g/mol; O=16g/mol)
(1/1 Ponto)
1g
10g
27 g
5g
25 g
11
A solubilidade do K2Cr2O7 a  60 °C, é 43 g/100 g de água. Sabendo que uma solução foi preparada dissolvendo-se 50 g do sal em 100 g de água, podemos concluir que:
(1/1 Ponto)
todo sal continuou na solução.
todo sal passou a formar um corpo de chão.
7 g do sal foi depositado no fundo do recipiente.
12 g do sal foi depositado no fundo do recipiente.
31 g do sal passou a formar um corpo de chão.
12
(UFSM-RS) O airbag é inflado quando o nitrogênio (N2) é produzido através do azoteto de sódio (NaN3), em condições especiais. Uma das reações envolvidas nesse processo está abaixo. A massa de azoteto de sódio necessária para inflar um airbag de 10 L com nitrogênio, conforme a equação dada, é, aproximadamente (Na=23g/mol; N=14g/mol):
(1/1 Ponto)
0,19g
19g
68 g
1,9g
130 g
13
Considerando-se a equação química não balanceada
Mg + HCl → MgCl2 + H2
e admitindo-se, num balanceamento, o coeficiente 6 (seis) para cada produto, o coeficiente de cada reagente será, respectivamente:
(1/1 Ponto)
3 e 6.
6 e 6.
6 e 12.
12 e 6.
12 e 12.
14
(UFSM-RS) Considere as equações:
I - Al2O3 + HCl → AlCl3 + H2O
II - SO2 + NaOH → Na2SO3 + H2O
III - BaO4 + HNO3 → Ba(NO3)2 + H2O2 + O2
A sequência correta dos coeficientes dos reagentes e produtos necessários para o balanceamento estequiométrico dessas equações é:
         I            II           III
(1/1 Ponto)
6,3,3,2 / 1,2,1,1 / 2,1,2,2,2
1,6,2,3 / 2,1,1,1 / 1,1,2,1,1
1,3,3,2 / 2,1,2,2 / 1, 2,1,1,1
6,1,2,3 / 2,1,2,2 / 2,1,2,2,2
1,6,2,3 / 1,2,1,1 / 1, 2,1,1,1
15
Toda reação de combustão envolve a presença de gás oxigênio (comburente) e um combustível que é queimado. Quando o combustível é um composto orgânico, a reação completa sempre produz gás carbônico e água. Abaixo temos a equação química que representa a reação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.