Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

Pré-visualização | Página 2 de 3

são sempre democráticas não há quem manda e quem obedece, pois todos têm liberdade de dizer sim ou não. Porem as decisões são tomadas coletivamente em reunião. A inclusão é definida por um sistema educacional flexível, organizado para atender as necessidades especificas, interesses e habilidade de cada aluno. Há uma relação de harmonia entre a direção escolar e a equipe docente, todos participam e expõem suas dúvidas. 
Pode-se chamar de um bom gestor, aquele que não se acomoda, que circula pelos espaços, aproveita os momentos educativos, como no recreio, nos corredores, na quadra, na sala de aula, chegada e saída, entre outros. 
Na sala dos professores há um cronograma feito entre a diretora, os professores e as coordenadoras, onde fica designado que cada dia um deles cuide do recreio, mantendo a ordem entre os alunos.
É fundamental para a organização da escola um gestor circulando e atuando em todos os ambientes, transformando momentos e situações em oportunidades para educar. Observar de forma criteriosa, mediar, intervir no sentido de manter a harmonia dentro da organização, estabelecendo o bem-estar de todos, regulando a integridade dos alunos.
Cada situação que surge exige uma postura diferenciada na atuação do gestor para melhoria do trabalho educativo dentro da escola. É através do diálogo que contorna situações inesperadas.
Na sua rotina os alunos entram por um portão lateral onde as vans, micro-ônibus e pais param para deixa seus filhos. Esse acesso também é de entrada dos professores e demais colaboradores da escola. É aferido a temperatura e disponibilizado álcool em gel, que também se encontra espalhado por todos os ambientes da escola. O uso de máscara é obrigatório para todos. 
O acesso principal possui câmera de segurança e interfone, assim como o restante da escola que também possui câmeras espalhadas, isso ajuda na segurança e também na ordem.
Sobre o sistema de trabalho dos coordenares, professores e diretora, cada um trabalha de uma maneira especifica, mas todos seguem o PPP escolar, que fica disponível na sala dos professores. Semanalmente é feita uma reunião para avaliar o desenvolvimento de algum aluno, alguma questão da escola, entre outros.
Os professores e coordenadores também são avaliados, no caso dos professores cada um possui uma ficha, e nela são descritos seu comportamento, como ocorre suas atividades em sala, se ele sabe lidar com os alunos, etc. No caso dos coordenadores, sua avaliação é feita do princípio que ele saiba lidar com os alunos e professores. Essa avaliação reflete no salário, promoção, manter o profissional na escola para o próximo ano letivo.
Os profissionais da escola têm uma boa comunicação com os alunos e com os pais dos alunos, comunicando sempre que necessário sobre seus filhos na escola, comunicando o seu desempenho em sala. E com os alunos procuram sempre uma maneira de lhes dar uma maior atenção para suas necessidades complementares.
Os pedagogos têm a intenção de trazer ao conhecimento do aluno as melhores informações com muita qualidade e dedicação, tanto a Diretora quando os coordenadores procuram trabalhar em conjunto com os pedagogos da escola, que visam sempre o melhor para todos.
	Durante o recreio há um revezamento entre os professores e coordenadores para cuidar dos alunos e ao mesmo tempo observar seu comportamento. Primeiro descem para lanchar os alunos do Infantil e assim sucessivamente até o 9º ano. 
	A equipe pedagógica conta com o auxílio de WhatsApp como ferramenta de comunicação. Eles têm grupos onde são repassados os recados, mas todos os dias antes de começar as aulas a diretora vai até a sala dos professores, onde todos estão reunidos e passa os recados de maior urgência.
	Fica claro que a instituição possui uma equipe organizada e disciplinada, onde consegue atender a demanda dos alunos com maestria. É evidente a preocupação com os alunos, principalmente no período em que vimemos que é a Covid 19, onde alguns alunos realização atividades de forma remota. 
Os pais são sempre bem-vindos a escola caso os alunos tenham algum problema ou até mesmo para verificar como este seu desempenho escolar. Inclusive pude presenciar o atendimento de um pai que mesmo com problemas de saúde, autorizou sua filha a ir para escola de forma presencial, já que há um risco de se pegar Covid – 19. Vê-se que os pais têm uma preocupação para com seus filhos, em dar – lhes uma boa educação escolar.
	Como citado acima, a escola possui alguns projetos dentre eles a Campanha do agasalho e Gincana Reciclar, onde as roupas são doadas para famílias carentes ou para alunos carentes. O mesmo se dá através da reciclagem, em que os alunos levam tampinhas e lacre de garrafa pet para terem seu destino correto e assim ajudar a comunidade.
	A comunidade não apresenta nenhuma resistência, ao contrário, ela entende que precisa este presente na vida dos alunos, dessa forma incentivando os mesmos para que cresçam e se tornem cidadãos de bem.
	É fundamental que os representantes da comunidade estejam presentes na Escola, discutindo, estudando, elaborando e decidindo sobre o trabalho, ou seja, alunos, pais, funcionários e educadores se apropriando coletivamente do processo educacional. Pois só assim será possível estabelecer uma relação dialógica entre a bagagem trazida pelos pais e alunos e práxis dos educadores.
	Há uma cobrança por parte dos pais, quanto à realização dos temas e a supervisão dos estudos dos seus filhos. Em alguns casos, os professores percebem perfeitamente que os alunos não têm um bom desempenho em aula são justamente aqueles que os pais não são incisivos no acompanhamento dos estudos dos seus filhos. 
Nesse caso os pais são procurados por parte do coordenador responsável e eles constatam que não há uma cobrança efetiva dos estudos, que reflete diretamente no seu desempenho em sala de aula. Os coordenadores procuram sempre dialogar com pais e alunos e para que assim todos possam chegar há um consenso sobre a situação do aluno. 
Conclusão
Quando realizei o estágio na Gestão Escolar percebi que por ser a escola um espaço que tem por função formar cidadãos conscientes, ativos e participantes da sociedade, está se forma um campo fértil para atuação de um pedagogo.
O estágio em Gestão Escolar se torna imprescindível para mim estudante do Curso de Pedagogia, pois através do mesmo consegui observar tudo o que está por traz do ato docente, toda parte de organização pedagógica, tudo aquilo que se faz necessário para que a aprendizagem dos alunos aconteça da melhor maneira possível, aquilo que até então era desconhecido por mim e com isso pude construir um mundo paralelo entre a teoria que me foi passada pelas tele aulas e a realidade da observação.
Este estágio me proporcionou uma valiosa experiência, pois ao ver os pressupostos da gestão democrática, percebi o quanto o trabalho do pedagogo é importante. Pode-se dizer que este trabalho foi muito gratificante, pois sendo em pouco tempo aprendi muito com os profissionais que convivi, sendo que estes me deram o maior apoio e me acolheram muito bem, fazendo com que meu estágio se tornasse um momento único e memorável.
Encerrei meu estágio com a certeza de que além de adquirir conhecimento, houve uma intensa troca de experiências entre mim, os docentes e a equipe pedagógica, tendo cada vez mais a certeza que escolhi o curso certo.
Plano de Ação Gestão Escolar
Tema:
· A importância da família na construção da aprendizagem pela criança;
Objetivos:
· O projeto escola x família pretende debater sobre a importância do processo de escolarização das crianças de maneira há favorecer a construção de desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças.
· Com isso podemos desenvolver um trabalho no ambiente escolar incluindo a família no processo de ensino aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da autoestima a fim de aproxima-los dos princípios da escola como solidariedade humana, respeito, democracia e inclusão entre
Página123