Buscar

Desafio - Generalidades e definições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio - Generalidades e definições
Você sabe o que é uma groma egípcia? Para responder a este desafio, você deverá pesquisar o que é, como usar e para que serve este instrumento. Agora vamos voltar um pouco no tempo. Imagine que você vive em uma cidade do Egito e um grande faraó encarrega-o de construir uma pirâmide. A "groma egípcia" poderá ser útil nessa construção?
Padrão de resposta esperado
Sim, a groma egípcia pode ser útil na construção da pirâmide!
O que é:
A groma egípcia é um instrumento manual com uma base em forma de X, suspensa por uma corrente e que tem pendentes em cada ponta do X uma corda com um pequeno peso. Além de ser utilizada para alinhar direções em áreas planas até objetos distantes e depois transferir as linhas para o solo marcando linhas retas, ainda podia ser usada para marcar ângulos necessários nas construções, como, por exemplo, nas pirâmides.
Como Usar:
Este instrumento era também chamado de gromaticus. A groma é um esquadro óptico que divide o espaço em quatro quadrantes e serve para o traçado de linhas retas e ângulos retos.
A parte superior do instrumento é formada por uma cruz de 4 braços perpendiculares de dimensões iguais que servem de esquadro de direção; em cada um dos braços é suspenso um fio à prumo chamado perpendicular. Este braço é fixo a um braço metálico que a liga a um longo pé que serve como suporte do equipamento.
Uma vez a groma instalada sobre o ponto desejado e o esquadro de visada posicionado na direção desejada, as operações podem ser iniciadas. Sobre o eixo de visada do olho, o primeiro fio de prumo se sobrepõe ao segundo fio e todas as balizas posicionadas sobre este eixo estão forçosamente alinhadas em relação aos fios de prumo que serviram para a visada. Pode-se assim obter um alinhamento perfeito em uma distância razoável.
Utilidade na construção das pirâmides:
Na construção das pirâmides era utilizada para transferir as linhas de visada da obra para o solo como também para marcar os ângulos necessários para erguer a construção.

Continue navegando