Buscar

AC Livro Alfabetização e Letramento na sala de aula Daniela Grizólio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O livro Alfabetização e Letramento na sala de aula, de autoria de Maria Lucia Castanheira, Francisca Izabel Pereira Maciel e Raquel Márcia Fontes Martins, aborda os desafios entre a teoria e a prática da alfabetização e letramento. 
Alfabetização e letramento são temas recorrentes na produção acadêmica e na produção editorial voltada para a área da educação. O questionamento durante o livro está nas possibilidades dos diálogos possíveis entre temas teóricos e práticas dos professores alfabetizadores.
O livro está dividido em 05 capítulos e trata sobre planejamento escolar, registro da rotina como construção da aprendizagem, avaliação diagnóstica, interação em sala de aula e letramento literário.
As autoras abordam durante o livro que o letramento visa a socialização dos conhecimentos produzidos pela alfabetização. Portanto, a ativação do conhecimento linguístico em diferentes situações e contextos de interação social ocorrem por meio da linguagem. 
Este livro contribuiu para minha formação em pedagogia, pois auxiliou na melhor compreensão dos processos de alfabetização e letramento, considerando suas múltiplas facetas, a necessidade de diferentes abordagens teóricos durante a prática em sala de aula e na contribuição pra a formação de alunos com acesso e permanência no mundo da escrita.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes