Buscar

HOMEM COMO UNIDADE BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DANIEL MANUEL, JOANE JOSÉ BANDULA e JOEL SEBASTIÃO
HOMEM COMO UNIDADE BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL
O Homem Como Unidade Bio-Psico-Socio-Cultural
Actualmente usamos o modelo bio-psico-social, na tentativa de compreender as pessoas e os factores que influenciam seus comportamentos” (Agra,1986). Dizer que o homem é um ser bio-cultural não é simplesmente justa pois, estes dois termos, mostram que eles se co-produzem e que desembocam nesta dupla proposição: todo o acto humano é, ao mesmo tempo, totalmente biológico e totalmente cultural.
Segundo CHICOTE, (2007, P. 28) todo ser humano à nascença já constitui-se como indivíduo, com qualidades de integridade próprias, particularidades que o distinguem dos outros. O mesmo não se pode dizer em relação à Personalidade. O ser humano forma sua personalidade em resultado da sua constituição biológica (características herdadas), das influências do meio social e cultural do contexto em que se encontra (aquisições do meio), assim como das experiências de vida (desenvolvimento), e sempre considerando seu desenvolvimento psicológico (estabilidade emocional, de sentimentos). Por tal se diz ser uma unidade biopsico-social.
De forma clara, para dar ênfase ao termo bio-psico-socio-cultural, é necessário definir o roteiro bio-psico-socio-cultural na óptica psicológica:
Bio-psicologia: é uma área de estudo e investigação psicológica que tenta explicar o comportamento numa base orgânica. É uma área também conhecida por psicofiologia, neuropsicologia e genética comportamental (AMANCIO, 2000, P.38).
Socialização: é um processo através do qual uma pessoa aprende as regras ou normas da sociedade OKUMU (2011, p. 24).

Continue navegando