Buscar

Atividade 1- Desafios contemporâneos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta:
A história ocidental vem sendo impactada de diferentes formas, ao menos, a partir da segunda metade do século XX, podemos observar um grande número de “novos” sujeitos sociais a expressarem-se no cenário político e social. Nesse contexto, a emergência dos chamados subalternos, provocam no âmbito dos espaços de poder importantes reflexões sobre outros sujeitos, que com o ascenso das lutas sociais iniciaram movimentos de críticas contundentes à ideia de sujeito universal da História. Nos últimos 50 anos, as pautas feministas que, juntamente, com as demandas dos movimentos LGBTs, emergiram com muita força pressionando as sociedades, em seus lugares de poder, pela ampliação dos Direitos Humanos, acolhendo Mulheres e LGBTs como sujeitos de direitos. Da mesma forma, por conta de suas particularidades históricas, as populações indígenas e negras, coerentes com sua trajetória de resistência à extrema exploração e bárbara violência que sofreram, passam a imprimir aos combates do presente sua marca e seu capital cultural e político que muito tem a nos ensinar. [...] As expressões dessas lutas no Brasil ganharam espaço no ano de 2013, que foi marcado por uma série de manifestações, que arregimentaram setores diversos da sociedade civil. Se o mote dessas mobilizações foi o aumento da passagem de ônibus (R$ 0,20 centavos), ficou nítido que a necessidade de manifestar-se não se limitava à essa questão, tendo em vista que diversos movimentos sociais empunharam suas bandeiras de luta pelas ruas do país. Esses movimentos, reconfigurados no presente, têm suas raízes em séculos de lutas - nacionais e internacionais.
Fonte: DALAGASSA. A.H. et al. Contra todas as formas de assédio, em defesa dos direitos das mulheres, das-is indígenas, das/os negras/os, e das/os LGBT - Cartilha do GTPCEGDS, Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-1669293546.pdf
Historicamente é possível observar que parcelas da população foram privadas, de diversas formas, dos direitos de liberdade e igualdade apontados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essas parcelas da população são reconhecidas a partir do termo “minorias”, e eles são responsáveis por movimentos sociais plurais, com horizontes e objetivos comuns em prol de combater o preconceito e adquirir maior espaço nos diversos setores sociais. Nesse sentido, a partir das informações do texto-base e dos conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, proponha medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito dessas segmentos seja respeitado.
Resposta:
 Com base nos conhecimentos ministrados na aula e no material somados a minha percepção e pesquisas sobre as desigualdades, eu acredito que a melhor forma de combater a desigualdade social é por meio da educação e políticas públicas de inserção das minorias em todos os âmbitos sociais e econômicos. 
Alguns atos ficaram normalizados na sociedade como: a ideia de concentrar a população negra ao espaço de pobreza e sempre abaixo da população branca, o ato de existir uma escola para deficientes físicos e mentais separada dos demais, a ideia de mulher ser a única a dar mais atenção e carinho aos filhos e ao cuidado da casa e o ato dos homoafetivos terem que fingir ser ou gostar de coisas que não gostam são atitudes que não devem mais ser feitas e tratadas como regra ou normal.
Acredito que politicas como: misturar alunos em escolas publicas brancos, negros e deficientes ajudará na educação dos alunos desde a infancia para que eles, então, vejam essa minoria como também pertencente e no meio da sociedade.
As escolas e faculdades privadas, por sua vez, poderiam fornecer bolsas para essas minorias que são oprimidas para que elas tenham a oportunidade de um bom ensino é uma possibilidade de um futuro melhor, de sucesso.
Uma política vigente e muito efetiva atualmente são as cotas para as minorias na universidade. Acredito que devem permanecer.
Fora tudo isso, o governo deve incentivar políticas que tentem mudar a ideia da população ao costume de tratar os brancos de maneira superior aos negros para que seja acabado com a ideia de que minorias sempre ficarão reclusas ou pertencentes a um único -e rebaixado- espaço na sociedade.

Outros materiais