Buscar

ATIV SEMINARIO 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Dados do Estudante: 
Dados da Atividade:
	Atividade Cultural
	AC1 ( )
	AC2 ( x )
	Ativ-SASPE ( )
	Ativ- 
Reposição
	( )
	Código e Tipo de Atividade: 
	ACD- Assistência a filme
	Mês/ano de realização da atividade:
	10/2021
	Local de realização da atividade:
	Youtube- https://www.youtube.com/watch?v=5y9KMq6G8l8&t=3s
	Componente Curricular de referência:
	Seminário de Práticas Educativas 7
Apresente um breve relato da atividade e uma reflexão, articulando-a à temática proposta em seu Seminário:
Planejamento e estratégia para gestão Escolar 
Para realização dessa atividade, optei por assistir o documentário Paulo Freire Contemporâneo.
O documentário apresenta a biografia de Paulo Freire expondo momentos valorosos da sua vida pessoal, sua vida como educador e intelectual. Além de relatar a repercussão do seu trabalho e o legado de suas contribuições como educador.
O Filme utiliza imagens documentais, recortes de gravações da participação de freire em entrevistas e palestras, além de também mostrar diversos depoimentos de pessoas que trabalharam com ele, com o objetivo de narrar as vivencias com FREIRE, e a sua herança, até hoje muito presente na educação.
O filme dedica-se a recordação dos acontecimentos marcantes na trajetória de Freire, apresentando a importância do seu trabalho não só para educação brasileira, mas também em escala mundial.
Inicialmente o documentário exibe sua memorável experiencia pedagógica em Angicos, no Rio Grande do Norte, onde trezentas pessoas foram alfabetizadas em 40 horas. Em seguida é lembrado o golpe militar de 1964, acontecimento que levou Freire a frear suas atuações na educação brasileira, exilando-se no Chile, Estados Unidos e posteriormente na suíça. 
O documentário relata sua experiencias fora do país, e os impactos da sua contribuição.
Fatos de sua vida pessoal também são lembrados.
O documentário também reúne personagens que viveram a experiencia de Angicos, além de também realizar entrevistas com personagens de diversas instituições de ensino e movimentos sociais que hoje vivem com base no legado Freiano.
Alinhando o conteúdo do documentário ao tema proposto nessa atividade, podemos observar que todo o empenho de Freire, todo o seu planejamento e estudos para as suas memoráveis contribuições para a educação fizeram toda diferença no processo de ensino aprendizagem de todos aqueles que ele atingiu com seu método. Assim como feito com as trezentas em Angicos, onde Freire procurou famílias/pessoas analfabetas para aplicar o seu método de alfabetização em 40 horas. 
Toda sua proposta de dialogicidade, de respeitar as vivencias dos alunos na construção do conhecimento fazem toda diferença no processo de ensino aprendizagem. É importante observarmos que a ilustre obra de Freire nos faz ver que uma gestão educacional de qualidade faz total diferença nos resultados do funcionamento de uma escola, e do impacto que essa escola irá gerar na vida dos alunos. Assim como Freire, os gestores educacionais da atualidade precisam estar aptos a ouvir e a lidar com diversas realidades para nortear as atividades educacionais, não só a realidade do educador que busca desenvolver seu papel, mas principalmente a realidade e saberes do aluno, que é uma chave fundamental no ambiente escolar. 
Bibliografia: DOCUMENTÁRIO: Paulo Freire Contemporâneo [HD]

Outros materiais