Buscar

Domicílio Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Domicílio Tributário
Domicílio Tributário
♦ Domicílio Tributário (ELEIÇÃO): 
- REGRA: o sujeito passivo escolhe seu domicílio tributário; 
EXCEÇÕES:
1) Caso seja OMISSO: 
1.1) Pessoa Natural: residência habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade;
 1.2) Pessoa Jurídica de Direito Privado: local da sede ou de cada estabelecimento, para FG nele ocorrido; 
1.3) Pessoa Jurídica de Direito Público: qualquer de suas repartições no território da entidade tributante.
2) O domicílio impediu ou dificultou a fiscalização e arrecadação: Autoridade administrativa recusa o domicílio eleito;
CTN. Art. 127. NA FALTA DE ELEIÇÃO, pelo contribuinte ou responsável, de domicílio tributário, na forma da legislação aplicável, CONSIDERA-SE COMO TAL:
I - quanto às pessoas naturais, a sua residência habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade;
II - quanto às pessoas jurídicas de direito privado ou às firmas individuais, o lugar da sua sede, ou, em relação aos atos ou fatos que derem origem à obrigação, o de cada estabelecimento;
III - quanto às pessoas jurídicas de direito público, qualquer de suas repartições no território da entidade tributante.
§ 1º - Quando não couber a aplicação das regras fixadas em qualquer dos incisos deste artigo, considerar-se-á como domicílio tributário do contribuinte ou responsável O LUGAR DA SITUAÇÃO DOS BENS OU DA OCORRÊNCIA DOS ATOS OU FATOS QUE DERAM ORIGEM À OBRIGAÇÃO.
ERRADO: Na falta de eleição, pelo contribuinte ou responsável, de domicílio tributário, na forma da legislação aplicável, considera-se como tal o local em que tenha ocorrido o fato gerador do tributo.
§ 2º - A autoridade administrativa pode recusar o domicílio eleito, quando impossibilite ou dificulte a arrecadação ou a fiscalização do tributo, aplicando-se então a regra do parágrafo anterior.
♦ É inválida notificação fiscal enviada para endereço diverso do domicílio do tributário do contribuinte (STJ, Resp 33.837/MG)
♦ O domicílio do contribuinte ou responsável, EM REGRA, será estabelecido por eleição: A REGRA GERAL É O DOMICÍLIO DE ELEIÇÃO, ISTO É, ELEITO PELO CONTRIBUINTE OU RESPONSÁVEL TRIBUTÁRIO;
♦ NA FALTA DE ELEIÇÃO PELO CONTRIBUINTE OU RESPONSÁVEL TRIBUTÁRIO, o domicílio da pessoa jurídica de direito privado é o lugar da sua sede, ou, em relação aos atos ou fatos que derem origem à obrigação, o de cada estabelecimento. ERRADO: O domicílio da pessoa jurídica de direito privado será o lugar em que estiver localizada sua sede.
♦ NA FALTA DE ELEIÇÃO PELO CONTRIBUINTE OU RESPONSÁVEL TRIBUTÁRIO, o domicílio da pessoa jurídica de direito público (União, Estados-membros, Distrito Federal, Municípios e autarquias) é qualquer de suas repartições no território da entidade tributante (art. 127, caput, II, CTN). ERRADO: O domicílio da pessoa jurídica de direito público será o lugar em que estiver localizada sua sede.
♦ O lugar eleito pelo contribuinte como domicílio tributário PODERÁ ser recusado pela autoridade tributária, sob a alegação de prejuízo à atividade fiscalizatória.  A recusa da autoridade administrativa ao lugar eleito pelo contribuinte ou responsável tributário deve ser fundamentada na impossibilidade ou dificuldade da fiscalização ou arrecadação do tributo (art. 127, § 2°, CTN).
♦ A autoridade fiscal na hipótese de dificuldade da fiscalização ou arrecadação do tributo PODERÁ notificar a pessoa jurídica de direito privado 1) NO LUGAR DA SITUAÇÃO DOS BENS ou 2) DA OCORRÊNCIA DOS ATOS OU FATOS QUE DERAM ORIGEM À OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA (art. 127, §§ 1° e 2°, CTN). ERRADO: Caso a autoridade fiscal não consiga notificar a pessoa jurídica de direito privado em sua sede, poderá fazê-lo em qualquer de suas unidades;
♦ No que diz respeito ao chamado domicílio tributário, é correto afirmar que em casos específicos, pode o domicílio tributário ser aquele da situação dos bens ou da ocorrência dos atos ou fatos que deram origem à obrigação.
♦ Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, o lugar da situação dos bens OU da ocorrência do fato gerador.
ERRADO: Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, o lugar onde for encontrada.
ERRADO: Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, o lugar onde for encontrada ou a sede da Fazenda Pública.
ERRADO: Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, a sede da Fazenda Pública competente ou da ocorrência do fato gerador.
ERRADO: Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, o lugar que a Fazenda Pública indicar ou o lugar da situação dos bens.
Questões 
1. O domicílio do contribuinte ou responsável, em regra, será estabelecido por eleição.
2. O domicílio da pessoa jurídica de direito privado será o lugar em que estiver localizada sua sede.
3. O domicílio da pessoa jurídica de direito público será o lugar em que estiver localizada sua sede.
4. O lugar eleito pelo contribuinte como domicílio tributário não poderá ser recusado pela autoridade tributária, sob a alegação de prejuízo à atividade fiscalizatória.
5. Caso a autoridade fiscal não consiga notificar a pessoa jurídica de direito privado em sua sede, poderá fazê-lo em qualquer de suas unidades.
6. Sobre a disciplina conferida ao domicílio tributário, pelo Código Tributário Nacional, assinale a opção correta.
A O domicílio do contribuinte ou responsável, em regra, será estabelecido por eleição.
B O domicílio da pessoa jurídica de direito privado será o lugar em que estiver localizada sua sede.
C O domicílio da pessoa jurídica de direito público será o lugar em que estiver localizada sua sede.
D O lugar eleito pelo contribuinte como domicílio tributário não poderá ser recusado pela autoridade tributária, sob a alegação de prejuízo à atividade fiscalizatória.
E Caso a autoridade fiscal não consiga notificar a pessoa jurídica de direito privado em sua sede, poderá fazê-lo em qualquer de suas unidades.
7. Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, o lugar onde for encontrada.
8. Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, o lugar onde for encontrada ou a sede da Fazenda Pública.
9. Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, a sede da Fazenda Pública competente ou da ocorrência do fato gerador.
10. Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, o lugar da situação dos bens ou da ocorrência do fato gerador.
11. Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar, o lugar que a Fazenda Pública indicar ou o lugar da situação dos bens.
12. Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar,
A o lugar onde for encontrada.
B o lugar onde for encontrada ou a sede da Fazenda Pública.
C a sede da Fazenda Pública competente ou da ocorrência do fato gerador.
D o lugar da situação dos bens ou da ocorrência do fato gerador.
E o lugar que a Fazenda Pública indicar ou o lugarda situação dos bens.
13. Na falta de eleição, pelo contribuinte ou responsável, de domicílio tributário, na forma da legislação aplicável, considera-se como tal o local em que tenha ocorrido o fato gerador do tributo.
14. No que diz respeito ao chamado domicílio tributário, é correto afirmar que é coincidente, em qualquer hipótese, com o domicílio civil, previsto no Código Civil brasileiro de 2002.
15. No que diz respeito ao chamado domicílio tributário, é correto afirmar que em casos específicos, pode o domicílio tributário ser aquele da situação dos bens ou da ocorrência dos atos ou fatos que deram origem à obrigação.
16. No que diz respeito ao chamado domicílio tributário, é correto afirmar que
A é coincidente, em qualquer hipótese, com o domicílio civil, previsto no Código Civil brasileiro de 2002.
B em casos específicos, pode o domicílio tributário ser aquele da situação dos bens ou da ocorrência dos atos ou fatos que deram origem à obrigação.
C no caso do contribuinte pessoa física, é sempre coincidente com a sua residência.
D não apresenta qualquer distinção na sua fixação no que diz respeito ao caso dos contribuintes pessoas jurídicas, sejam estas de direito privado de direito público.
Gabarito
1 CERTO. 2 ERRADO. 3 ERRADO. 4 ERRADO. 5 ERRADO. 6A. 7 ERRADO. 8 ERRADO. 9 ERRADO. 10 CERTO. 11 ERRADO. 12D. 13 ERRADO. 14 ERRADO. 15 CERTO. 16B.

Outros materiais