Buscar

APS FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APS FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA
ALUNOS: 
1- O que é enxaqueca com ou sem auras? Descrever a fisiopatologia
R= Enxaqueca sem aura: tem a ver com as características decorrentes da patologia, como: crises que duram entre 4 e 72 horas, presença de náuseas, vômitos e vaersão a luz e/ou barulhos, odores fortes, dor pulsátil, unilateral ou de intensidade moderada a intensa.
Enxaqueca com aura: é caracterizada por uma alteração da visão que leva ao aparecimento de pequenos pontos luminosos ou embaçamento dos limites do campo de visão, que podem ocorrer de 15 minutos a 1 hora e que é seguida de uma dor de cabeça muito forte e constante.
2- Por que a paciente tinha visão de bolas e quadrados coloridos? Justifique
R= A paciente apresentava tal sintoma, pois, ela tem a enxaqueca com aura visual, alterações podem apresentar-se em formas geométricas ou linhas coloridas ou preto e branco com brilho, de tom cintilante ou desfocado.
3- O que é enxaqueca basilar? Seria o caso dessa paciente? Justifique
R= A enxaqueca basilar é um tipo de enxaqueca com aura, isto é, aquela que a sensação estranha que as pessoas sentem antes da dor e que, para muitos, é difícil de definir. O nome correto do quadro é: migrânea tipo basilar. Os sintomas são causados pela constrição da artéria basilar, que fornece sangue para todo o tronco cerebral.
4- O que é cefaleia pós-epiléptica? Por que ocorre?
R= Cefaleia pós-epiléptica é um sofrimento cerebral (ondas lentas de de 1 a 2Hz com reduzida amplitude), acompanhada de surtos esporádicos de ondas agudas predominantemente parieto occipitais. Ocorre devido a manifestações automáticas do evento epiléptico, que pode acontecer sozinho, como uma enxaqueca, antes, após ou durante (cefaleia ictal) dependentemente de idade do doente, do tamanho do foco epileptogênico, da velocidade, tipo e a forma que se propaga.
5- O que é epilepsia com aura occipital?
R= Epilepsia com manifestação convulsiva, sendo que em 73% das convulsões eram secundárias e dois em apenas 7% dos casos tem sintomas visuais precedendo convulsões. A doença geralmente tem início precoce nas epilepsias occipitais em relação às epilepsias em geral, o tempo de doença é comum, a evolução global das epilepsias occiptais são tão favoráveis quanto as gerais.
6- Por que no EEG houve o aparecimento de espículas na região parietal esquerda? Explique.
R= A presença de espículas no EEG é indicativa de epilepsia do lobo parietal podendo envolver os lobos vizinhos parieto-temporais e parieto-occipitais, sendo elas as áreas responsáveis pela visão primária e associativa, isso explica as crises de ausência com aura visual, as alucinações visuais de bolinhas coloridas seguida de cefaleia moderada a intensa.
7- O que são cefaleias primárias e secundárias. Descreva um exemplo de cada.
R= As cefaleias primárias são as que ocorrem sem etiologia demonstrável pelos exames clínicos ou laboratoriais usuais. As principais são enxaquecas, também conhecidas como migrânea. As cefaleias secundárias são provocadas por alguma doença. Neste caso, a dor é uma consequência decorrente de uma doença clínica ou neurológica. Tem como exemplo a cefaleia associada a infecção sistêmica, disfunções endócrinas, meningite entre outras.
8- A fisioterapia pode atuar nos casos relatados? Como? Justifique.
R= A fisioterapia tem como finalidade principal detectar o real estado do paciente, suas reais condições clínicas e daí promover um programa para a melhoras cognitiva do paciente. A reabilitação neurológica tem como objetivo ajudar no retardamento da doença ou evolução e de orientar os pacientes com mecanismos compensatórios, prevenção de complicações e melhorar a qualidade de vida. A acupuntura pode ser considerada como uma forma de atuação do fisioterapeuta na enxaqueca.
9- Quais as complicações da enxaqueca? Explique-as.
R= As complicações da enxaqueca com aura, as pessoas podem adquirir manchas coloridas pelo corpo, flashes de luz, confusão mental, sensação de formigamento e agulhamento na cabeça e fraqueza muscular. Já a enxaqueca sem aura, é a mais comum, ocorre em 70% das pessoas, que é causada por alterações hormonais, odores e cheiro de perfumes, produtos de limpeza, consumo de certos alimentos e bebidas, alterações do sono entre outros.
10- Qual seria a diferença das doenças apresentadas pelos pais da paciente? Existe alguma relação com o caso da paciente? Explique.
R= A esclerose múltipla tem sim a ver com o caso da paciente. A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica, as células de defesa do organismo atacam o SNC, provocando lesões cerebrais e medulares, enquanto a que esclerose difusa é degenerativa e é a forma mais rara da doença e nela ocorre a deterioração mental, comprometendo o centro oval e desmielinização difusa dos hemisférios cerebrais. Pacientes acometidos pela esclerose múltipla tem incidência maior de dores de cabeça e os dois diagnósticos correlacionam-se, já que pai e mãe possuem histórico de esclerose e isso pode ter originado a enxaqueca na filha.
REFERÊNCIAS: 
aura/#:~:text=A%20enxaqueca%20sem%20aura%20%C3%A9,e%20agravamento%20com%20esfor%C3%A7o%20f%C3%ADsico.
https://amenteemaravilhosa.com.br/auras-epilepticas/
https://www.epilepsia-cirurgia.com.br
https://www.scielo.br/scielo.php?s/script=sci_arttext&pid=s0004-282x1962000300003
https://vitaclinica.com.br/blog-da-vida/causas-sintomas-e-tratamentos-da-enxaqueca-basilar
https://victorbarboza.com.br/tipos-de-epilepsia-e-crises-convulsivas/#:~:text=O%20lobo%20occipital%20%C3%A9%20o,%C3%A1rea%20lesionada%20no%20lobo%20occipital.
https://www.einstein.br/doencas-sintomas/esclerose-multipla
https://www.scielo.br/j/anp/a/mvXR5D3SJkcftHXRjtPFgPS/?format=pdf&lang=pt
https://www.hong.com.br/enxaqueca-com-sem-aura/
https://www.drneuro.com.br/enxaqueca-sem-

Outros materiais