Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
ESTUDO DE CASO
 Esse é um tipo de problema bastante encontrado em países industrializados, sendo necessário aplicações de sansões ou punições bastantes severas para impedir seu avanço, e buscar soluções que possam intervir e melhorar essa situação. Não se pode deter somente nos problemas, é necessário focar nas soluções. 
 Em primeira análise, é possível optar por outras fontes de energia nos poluentes na indústria, pode ser citado a energia hidroelétrica, eólica, geotérmica entre outras. Uma das grandes dificuldades nas questões ambientais é exatamente conscientizar a população e os donos das indústrias, com isso é de necessidade iniciar um incentivo à população ao uso de transportes que não contribuem para a poluição do ar e das vegetações, como pode ser citado os carros e outros automóveis elétricos, ou outros tipos que não liberem muitos poluentes. 
 Em segunda análise, na contemporaneidade o petróleo, o carvão e o gás natural são utilizados para economizar 75% dos gastos com energia. Os indivíduos como cidadãos pode contribuir para o ato consciente em diminuir estes gastos pela metade e ter um bom nível de vida. Algumas sugestões para amenizar os gases poluentes seria o transporte coletivo, podendo diminuir o número carros; utilização do metrô, por ele ser elétrico a poluição é pequena; pode-se utilizar fonte de energia menos poluentes como energia hidrelétrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica, energia nuclear (isso tendo devidos cuidados com causadores de acidentes nucleares, e o lugar para onde vai o lixo nuclear).
 Com isso, o governo deveria praticar investimentos de pesquisas em questão de purificação dos motores e escapamentos dos veículos, usufruir de combustível (como a gasolina) sem presença de chumbo, podendo adaptar um conversor catalítico. Assim, com essas práticas, além de promover a diminuição da poluição, consequentemente irá amenizar o consumo de energia por pessoa, como no caso, o uso do carvão.

Outros materiais