Buscar

AVALIAÇÃO I TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO, PRESERVAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS

Prévia do material em texto

1As formas de utilização do acervo corretamente contribuem no processo de preservação e conservação. Entretanto, a continuidade da preservação e da conservação dependem do interesse de gestores, das equipes e do emprego satisfatório de equipamentos e materiais. Pensando nisso, as bibliotecas institucionais desenvolvem campanhas de conscientização dos usuários, alertando sobre os danos causados na má utilização dos acervos. Sobre essas campanhas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Biblioteca Universitária da Universidade de Caxias do Sul - UCS.
II- Universidade Federal do Ceará.
III- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB.
(    ) Desenvolveu uma cartilha com dicas de como adotar cuidados com os livros.
(    ) Promoveu uma exposição dos diversos danos causados aos livros, bem como os principais agentes causadores.
(    ) A equipe de bibliotecários e o setor de audiovisual desenvolveu um vídeo criativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II.
B
I - II - III.
C
II - III - I.
D
III - I - II.
2Os conceitos preservação, conservação e restauração são comuns a arquivos, bibliotecas e museus, entretanto, não possuem o mesmo significado e as mesmas práticas de procedimentos, considerando que as materialidades são distintas. Sobre os ambientes de bibliotecas e as demais unidades de informação, analise as sentenças a seguir:
I- Conservação é o conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos, como higienização, reparos e acondicionamento.
II- A preservação precisa possuir o conhecimento técnico quanto à área de preservação e de mecanismos de ação dos chamados agentes de deterioração.
III- A conservação utiliza melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam retardar a degradação dos materiais do acervo.
IV- Conservar é estabelecer políticas de circulação, práticas de encadernação, critérios de armazenagem e medidas de segurança que envolvam a aplicação de procedimentos padronizados a todo um sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANTUNES, C. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM - USP. In: VIEIRA, B. V. G.; ALVES, A. P. M. (Orgs.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
3A ação que os agentes biológicos ocasionam aos acervos é bastante fácil de reconhecer. Esses agentes dependem exclusivamente das condições do meio ambiente para se proliferarem. É possível ainda associar esses agentes à natureza química dos materiais que constituem os documentos. Sobre os agentes biológicos, analise as sentenças a seguir:
I- Fungos são os agentes que se alimentam de papéis, cola, couro, pigmentos e outros elementos presentes nos materiais do acervo.
II- Os poluentes como os gases e as partículas sólidas são provenientes do ambiente externo à biblioteca e provocam reações químicas sérias aos acervos.
III- Os roedores são agentes deteriorantes do acervo que se aproximam devido à presença de resíduos de alimentos, hábito que deve ser desencorajado junto aos funcionários e usuários.
IV- Os insetos são potencialmente os piores inconvenientes dos acervos documentais e, em regra, são realizados por baratas, brocas, traças e cupins que podem estar em papel ou revestimentos do material.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
4A iluminação no museu é um importante fator cênico das exposições e dos cuidados com o acervo. A luz em excesso pode ser agente de deterioração. Por outro lado, a ausência de luz é propícia para a infestação de agentes biológicos. Sobre a iluminação, analise as sentenças a seguir:
I- Um acervo de material orgânico exposto por longo tempo à ação da luz apresenta danos como amarelecimento, esmaecimento das cores e destruição das fibras.
II- As melhores lâmpadas atualmente são as de LED, pois não aquecem ou emitem raios danosos.
III- A iluminação artificial tem pior efeito na materialidade dos objetos do que a luz natural.
IV- As lâmpadas incandescentes são equivalentes às lâmpadas frias no conforto do objeto.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
5As demandas do usuário e do visitante exigem um constante cuidado com os acervos. Os profissionais que trabalham nas unidades de informação precisam estar atentos para as técnicas que deixam os objetos em condições adequadas de uso e permanência material e informacional. A respeito dessa preocupação salvadora dos acervos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Chamamos de conservação o conjunto de procedimentos técnicos, metodológicos e práticos que ajudam na durabilidade física, material e informacional do acervo.
B
Chamamos de conservação a atenção dada à transferência da informação do suporte material para o suporte digital, não importando mais a materialidade física do documento.
C
Chamamos de conservação as ações desestabilizadoras que visam acelerar o processo de degradação de documentos a fim de renovar as tipologias.
D
Chamamos de conservação as ações que intercedem na estrutura física do documentos, deixando marcas visíveis dessa interferência.
6O uso de critérios de raridade visa estabelecer a diferença entre obras valiosas e as demais. A definição para obra rara não é consensual. Rodrigues (2006) traz em sua obra aspectos para a verificação de livros raros. Sobre o que deve ser levado em consideração na atribuição de raridade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os períodos que caracterizam a produção artesanal de impressos, bem como a fase inicial da imprensa em determinado lugar, são indícios do limite histórico, da raridade de uma obra.
(    ) Ilustrações produzidas artesanalmente, tipos de materiais para a confecção do suporte na impressão, tipo de papel e emprego de pedras ou materiais preciosos na encadernação levam a identificar uma obra rara.
(    ) Publicações em pequenas tiragens, censuradas, expurgadas, primeiras edições são características do valor cultural de uma obra rara.
(    ) A documentação detalhada da obra contendo o registro fotográfico e o fichamento com descrição minuciosa da restauração são indícios de uma obra rara.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, M. C. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 115-121, jan./abr. 2006.
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - F.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - F.
7Segundo Hazen (2001), a preservação em bibliotecas também pode englobar a mudança de formatos físicos, em que a informação passa de uma matriz a outra. De acordo com esse autor, os formatos buscam a preservação, o acesso à informação e a disseminação do conteúdo produzido, sobretudo no tocante a materiais informacionais bibliográficos. Considerando a sequência da trajetória de construção dos formatos físicos ao longo do tempo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAZEN, D. C. Desenvolvimento, gerenciamento e preservação de coleções. In: HAZEN, D. C. et al. Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
A
Computadores, manuscritos, e-readers, smartphones, cópia heliográfica.
B
Cópia manuscrita, fac-similares e reimpressões, microfilmagem e dispositivos digitais.
C
Materiais informacionais e bibliográficos, cópia heliográfica e formatos digitais.
D
Cópia manuscrita, reimpressões, cópia heliográfica, formato impresso.
8As unidades de informação atualmenteprecisam se preocupar com o estabelecimento de políticas de preservação digital. A Câmara Federal dos Deputados e o Arquivo Nacional são exemplos de bibliotecas ou arquivos que estabelecem essas políticas. Quanto à finalidade das políticas de preservação digital, analise as sentenças a seguir:
I- As políticas de preservação digital têm a finalidade de orientar legalmente a preservação e acesso aos objetos digitais.
II- Constituem registro material de um fazer científico, de uma cultura, de expressão artística e na área das ciências exatas.
III- Visam superar a obsolescência dos objetos tecnológicos e dos próprios suportes informacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I e III estão corretas.
9Nas bibliotecas, as técnicas de conservação passam por diversas etapas de procedimentos. As atuais medidas de conservação têm sido voltadas às causas da deterioração, e a busca por melhores condições da vida útil dos acervos é o padrão de conduta dos conservadores. Sobre as etapas de conservação de acervos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O diagnóstico é a primeira etapa do processo de conservação e serve para decidir as prioridades no processo de conservação ou restauração na instituição.
(    ) A retirada de excrementos de insetos aderidos às obras e aos documentos, com utilização de bisturi e lupa, é parte da etapa de reparos em último lugar dos procedimentos de conservação.
(    ) O armazenamento em bibliotecas prevê a guarda dos materiais na posição vertical, em estantes e em ambientes com ventilação, sendo, portanto, a penúltima fase das medidas de conservação.
(    ) O monitoramento da temperatura e da umidade do ar são etapas secundárias na escala de preocupação do conservador nas bibliotecas, pois essas condições ambientais não ocasionam imediata deterioração dos acervos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - V - F.
10O conceito de segurança para acervos e funcionários é abordado por Teixeira e Ghizoni (2012). Segundo os autores, envolve cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequada e medidas de salvaguarda contra catástrofes. Sobre as medidas de segurança aos objetos, analise as afirmativas a seguir:
I- Máscaras, chapéus, cestos etc. são peças que precisam de sustentação para não deformarem sua estrutura.
II- Esculturas e estátuas devem ser retiradas de sua base e protegidas em seus relevos e extremidades.
III- Uma pintura deve ser sustentada pela sua tela.
IV- É recomendável o controle de acesso e de circulação de pessoas nos locais de guarda e preservação do acervo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA, L.; GHIZONI, V. Conservação preventiva de acervos. Florianópolis: FCC, 2012.
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C
As afirmativas II e III estão corretas.
D
As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Outros materiais