Buscar

APOL 2 Educação e Trabalho

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto:
“O mundo feudal teve sua origem na crise do Império Romano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 67.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a finalidade da Escola de palácio, criada pelos reis por volta dos séculos IX e X.
Nota: 10.0
	
	A
	Objetivavam a formação das mulheres para a camararia do Castelo.
	
	B
	O objetivo era formar escravos para servir os suseranos.
	
	C
	Formação de funcionários para o trabalho monárquico.
Você acertou!
Esta é a resposta correta: "Com a Era Carolíngia, que compreende os séculos IX e X, deu-se a instituição da escola de palácio, criadas pelos reis e cujas finalidades principais eram a formação de quadros para o governo do funcionalismo régio (relativo aos funcionários das monarquias) e 0 impulso às escolas monacais, que tinham, por finalidade inicial, a formação de monges e novos professores pertencentes à classe eclesiástica em regime de internato. Nos mosteiros, sobretudo a partir do século X, com 0 movimento reformador e seus objetivos de fortalecer, moralizar e reformar a Igreja, além da ascese (meditação religiosa), os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos."  (livro-base, p. 69). 
	
	D
	A formação de operários para o trabalho nas festas promovidas no Castelo.
	
	E
	Transmitir conhecimento administrativo para a formação de sucessores aos Reis e Rainhas.
Questão 2/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Iniciemos, então, considerando que trabalho e educação são duas palavras que se referem a práticas humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 21.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que traz a definição etimológica da palavra trabalho.
Nota: 10.0
	
	A
	Tripalium, instrumento composto de três paus usado na Roma antiga.
Você acertou!
Comentário: Trabalho e educação são práticas humanas, quanto ao trabalho, etimologicamente falando significa tripalium, instrumento de tortura da Roma antiga pertencente as relações de produção escravistas. (texto-base, p. 21).
	
	B
	Forquilha, utilizada com borrachas, com formato de Y.
	
	C
	Caveira, local onde o escravo era torturado.
	
	D
	Guilhotina, instrumento que decepava a cabeça do condenado.
	
	E
	Lança, instrumento para empalar o condenado.
Questão 3/10 - Educação e Trabalho
Atente para o texto a seguir:
“Caracterizada pela divisão de trabalho e poder político, a escola aparece como lócus criado artificialmente para a transmissão de conhecimentos específicos a alguns membros da comunidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.48.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, onde surgiram as primeiras escolas? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Antiga Mesopotâmia e ensinavam as artes da oratória e relacionamento civil.
	
	B
	Egito Antigo e transmitiam ensinamentos de caráter moral e político.
Você acertou!
"As primeiras escolas surgiram no Egito Antigo, quando houve uma divisão intensa do trabalho. Nessas escolas, eram repassados aos alunos ensinamentos de caráter moral e político".  (Livro-base, p.48).
	
	C
	Babilônia e apresentavam aos alunos a arte da guerra e estratégia.
	
	D
	Grécia antiga e ensinavam a arte de dominar o povo e religião.
	
	E
	A nação de Canaã relatada na Bíblia e a Escola de Profetas.
Questão 4/10 - Educação e Trabalho
Atente para o texto a seguir:
“Os educadores sempre expressam concepções de homem em suas práticas, tendo ou não consciência disso, sabendo ou não explicitar o que fundamenta seu trabalho educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 29.
Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição da palavra ontologia.
Nota: 10.0
	
	A
	É a ciência que define as concepções de ser humano e suas relações com o aprendizado.
	
	B
	Esta ciência estuda os seres aquáticos, em toda a sua extensão.
	
	C
	É o estudo dos ser, sendo “ser” tudo o que existe.
Você acertou!
Comentário: 'A ontologia é o estudo dos seres, e ser é tudo o que existe" (texto-base, p.28).
	
	D
	Estuda os fósseis, em qualquer era geológica.
	
	E
	Estudo das Escolas do saber e da produção do conhecimento.
Questão 5/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Os chimpanzés derrubam bananas com varas, a aranha constrói a teia para pegar seu alimento, o castor constrói diques utilizando-se de troncos de árvores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 40.
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da palavra tecnologia.
Nota: 10.0
	
	A
	Considera-se tecnologia, somente elementos dotados de hardware (máquina).
	
	B
	São considerados somente os elementos manufaturados da Idade Média.
	
	C
	É todo elemento inserido entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ou seja, instrumento que transforma a natureza.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque "é um elemento inteposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando as possibilidades de transformação da natureza. O machado, por
exemplo, corta mais e melhor que a mão humana; a vasilha permite armazenamento de água" (Oliveira, 1995, p. 29). Urna pequena tábua encerada e um estilete possibilitaram escrever mais
rápido — ainda que de forma menos duradoura — urna data ou urna mensagem em um bloco de pedra. Um computador com memória armazena uma imensidade de dados que eram inimagináveis até poucos anos atrás."(texto-base, p.40, 41).
	
	D
	Somente os elementos dotados de software (programação).
	
	E
	Objetos constituídos somente por elementos que utilizam fiação elétrica.
Questão 6/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto:
“No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 69.
Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente para a atividade laboral dos monges Cristãos no século X.
Nota: 10.0
	
	A
	Os religiosos participavam da formação militar e espiritual dos soldados.
	
	B
	Os monges passeavam pelo território buscando novos vocacionados.
	
	C
	Os monges trabalhavam assessorando os reis nas manufaturas.
	
	D
	Os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta pois "Nos mosteiros, sobretudo a partir do século X, com o movimento reformador e seus objetivos de fortalecer, moralizar e reformar a Igreja, além da ascese (meditação religiosa), osmonges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos."  (livro-base, p. 68).
	
	E
	Os monges Cristão debatiam o texto sagrado Cristão com os monges budistas.
Questão 7/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em nossas práticas educativas, saibamos nós explicitá-las ou não, sempre expressamos as visões de ser humano e de educação que temos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 26.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da visão histórico-social do ser humano.
Nota: 10.0
	
	A
	Na Pedagogia, o homem é organismo vivo e alguns não têm a faculdade de apreender conhecimentos.
	
	B
	Os humanos não precisam do trabalho para viverem.
	
	C
	O homem não é um ser social, pois não se relaciona com o meio em que habita.
	
	D
	A visão do homem neste quesito é mitológica.
	
	E
	O homem é um ser histórico, ao mesmo natural e social.
Você acertou!
"A terceira perspectiva, que acaba por superar as duas anteriores, é a do homem como ser histórico, não mais visto nem como essência nem corpo natural, mas como um ser, ao mesmo tempo natural, histórico e social. O ser humano passa a ser considerado como membro da pólis, corpo animado, animal espiritualizado, sujeito objetivado" (Severino, 1994, p. 34). Nessa perspectiva, a educação é vista como processo. Por conseguinte, passa a se considerar as relações sociais e históricas para entendermos o que é o homem, o que é a educação e o que é o trabalho". (livro-base, p. 26).
Questão 8/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A concepção naturalista constituiu-se com as contribuições de pensadores como Roger Bacon, John Locke, David Hume, Johannes Kepler, Immanuel Kant, Isaac Newton e Auguste Comte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 24.
Considerado o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição da “visão naturalista” do ser humano.
Nota: 10.0
	
	A
	A visão naturalista é obtida pelo ser humano de forma Filosófica.
	
	B
	A visão naturalista é adquirida com a visão espiritual; através da Sociologia.
	
	C
	A visão naturalista privilegia o conhecimento adquirido na experiência, o conhecimento empírico.
Você acertou!
Comentário: Nesta visão, observa-se o empírico, o conhecimento adquirido pela experiência, conhecer a si mesmo. (texto-base, p. 24).
	
	D
	Nesta visão, só as pessoas com conhecimento abstrato estão aptas a conhecer as coisas do mundo.
	
	E
	O que determina esta visão é a capacidade de afastar-se da natureza para não influenciar-se por ela.
Questão 9/10 - Educação e Trabalho
Atente para o excerto de texto a seguir:
“No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.69.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a atividade praticada pelos monges nos mosteiros a partir do século X.
Nota: 10.0
	
	A
	Os monges produziram o “Organon”, para transmitir o conhecimento pedagógico dentro do Palácio.
	
	B
	Ensinavam as técnicas da construção de palácios com muros fortificados.
	
	C
	Copiar textos antigos e participar dos debates de teologia cristã.
Você acertou!
Esta é  resposta correta porque "Nos mosteiros, sobretudo a partir do século X, com o movimento reformador e seus objetivos de fortalecer, moralizar e reformar a Igreja, além da ascese (meditação religiosa), os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos". (livro-base, p. 69).
	
	D
	Os monges eram os responsáveis pelo senso dos escravos.
	
	E
	Os monges com a Igreja exerciam atividade de mordomos do rei.
Questão 10/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“A palavra educação tem sua origem em [um] termo latino para designar o ato de educar, que, segundo o dicionário Aurélio [...] expressa, entre outros significados, o ato de se cultivar algo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 22.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que define a “visão essencialista” do ser humano.
Nota: 10.0
	
	A
	Somente os seres caracterizados pela Teologia possuem essência.
	
	B
	O homem é um ser que realiza a sua essência, pois são entes que têm uma substância.
Você acertou!
Comentário:Na visão essencialista, "tanto o mundo como o homem são vistos como entes substanciais que realizam uma essência" (Severino, 1994, p. 31). Nessa perspectiva, "o homem, como todos os demais seres existentes, tem uma essência, uma natureza fixa [...]" (texto-base, p. 22).
	
	C
	A visão essencialista foi atribuída com o surgimento do Islamismo.
	
	D
	Todas as pessoas são iguais biologicamente, portanto, as características de cada ser também são iguais.
	
	E
	A visão essencialista foi atribuída por Friedrich Nietzsche na Idade Média.

Outros materiais