Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 2 Educação e Trabalho

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto:
“O mundo feudal teve sua origem na crise do Império Romano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 67.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a finalidade da Escola de palácio, criada pelos reis por volta dos séculos IX e X.
Nota: 10.0
	
	A
	Objetivavam a formação das mulheres para a camararia do Castelo.
	
	B
	O objetivo era formar escravos para servir os suseranos.
	
	C
	Formação de funcionários para o trabalho monárquico.
Você acertou!
Esta é a resposta correta: "Com a Era Carolíngia, que compreende os séculos IX e X, deu-se a instituição da escola de palácio, criadas pelos reis e cujas finalidades principais eram a formação de quadros para o governo do funcionalismo régio (relativo aos funcionários das monarquias) e 0 impulso às escolas monacais, que tinham, por finalidade inicial, a formação de monges e novos professores pertencentes à classe eclesiástica em regime de internato. Nos mosteiros, sobretudo a partir do século X, com 0 movimento reformador e seus objetivos de fortalecer, moralizar e reformar a Igreja, além da ascese (meditação religiosa), os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos."  (livro-base, p. 69). 
	
	D
	A formação de operários para o trabalho nas festas promovidas no Castelo.
	
	E
	Transmitir conhecimento administrativo para a formação de sucessores aos Reis e Rainhas.
Questão 2/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Iniciemos, então, considerando que trabalho e educação são duas palavras que se referem a práticas humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 21.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que traz a definição etimológica da palavra trabalho.
Nota: 10.0
	
	A
	Tripalium, instrumento composto de três paus usado na Roma antiga.
Você acertou!
Comentário: Trabalho e educação são práticas humanas, quanto ao trabalho, etimologicamente falando significa tripalium, instrumento de tortura da Roma antiga pertencente as relações de produção escravistas. (texto-base, p. 21).
	
	B
	Forquilha, utilizada com borrachas, com formato de Y.
	
	C
	Caveira, local onde o escravo era torturado.
	
	D
	Guilhotina, instrumento que decepava a cabeça do condenado.
	
	E
	Lança, instrumento para empalar o condenado.
Questão 3/10 - Educação e Trabalho
Atente para o texto a seguir:
“Caracterizada pela divisão de trabalho e poder político, a escola aparece como lócus criado artificialmente para a transmissão de conhecimentos específicos a alguns membros da comunidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.48.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, onde surgiram as primeiras escolas? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Antiga Mesopotâmia e ensinavam as artes da oratória e relacionamento civil.
	
	B
	Egito Antigo e transmitiam ensinamentos de caráter moral e político.
Você acertou!
"As primeiras escolas surgiram no Egito Antigo, quando houve uma divisão intensa do trabalho. Nessas escolas, eram repassados aos alunos ensinamentos de caráter moral e político".  (Livro-base, p.48).
	
	C
	Babilônia e apresentavam aos alunos a arte da guerra e estratégia.
	
	D
	Grécia antiga e ensinavam a arte de dominar o povo e religião.
	
	E
	A nação de Canaã relatada na Bíblia e a Escola de Profetas.
Questão 4/10 - Educação e Trabalho
Atente para o texto a seguir:
“Os educadores sempre expressam concepções de homem em suas práticas, tendo ou não consciência disso, sabendo ou não explicitar o que fundamenta seu trabalho educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 29.
Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição da palavra ontologia.
Nota: 10.0
	
	A
	É a ciência que define as concepções de ser humano e suas relações com o aprendizado.
	
	B
	Esta ciência estuda os seres aquáticos, em toda a sua extensão.
	
	C
	É o estudo dos ser, sendo “ser” tudo o que existe.
Você acertou!
Comentário: 'A ontologia é o estudo dos seres, e ser é tudo o que existe" (texto-base, p.28).
	
	D
	Estuda os fósseis, em qualquer era geológica.
	
	E
	Estudo das Escolas do saber e da produção do conhecimento.
Questão 5/10 - Educação e Trabalho
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Os chimpanzés derrubam bananas com varas, a aranha constrói a teia para pegar seu alimento, o castor constrói diques utilizando-se de troncos de árvores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 40.
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da palavra tecnologia.
Nota: 10.0
	
	A
	Considera-se tecnologia, somente elementos dotados de hardware (máquina).
	
	B
	São considerados somente os elementos manufaturados da Idade Média.
	
	C
	É todo elemento inserido entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ou seja, instrumento que transforma a natureza.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque "é um elemento inteposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando as possibilidades de transformação da natureza. O machado, por
exemplo, corta mais e melhor que a mão humana; a vasilha permite armazenamento de água" (Oliveira, 1995, p. 29). Urna pequena tábua encerada e um estilete possibilitaram escrever mais
rápido — ainda que de forma menos duradoura — urna data ou urna mensagem em um bloco de pedra. Um computador com memória armazena uma imensidade de dados que eram inimagináveis até poucos anos atrás."(texto-base, p.40, 41).
	
	D
	Somente os elementos dotados de software (programação).
	
	E
	Objetos constituídos somente por elementos que utilizam fiação elétrica.
Questão 6/10 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto:
“No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 69.
Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente para a atividade laboral dos monges Cristãos no século X.
Nota: 10.0
	
	A
	Os religiosos participavam da formação militar e espiritual dos soldados.
	
	B
	Os monges passeavam pelo território buscando novos vocacionados.
	
	C
	Os monges trabalhavam assessorando os reis nas manufaturas.
	
	D
	Os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta pois "Nos mosteiros, sobretudo a partir do século X, com o movimento reformador e seus objetivos de fortalecer, moralizar e reformar a Igreja, além da ascese (meditação religiosa), os
Página12