Buscar

Modelo Pedido de Explicação Judicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AO JUÍZO DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE CIDADE.../ESTADO...
Zé Pequeno, Nacionalidade..., Estado Civil..., Empresário, inscrito no CPF de número ..., Endereço eletrônico, Residente e domiciliado à Rua..., Nº..., Cidade..., Estado..., neste ato, representado por meio de seu advogado, conforme procuração com poderes especiais, oferecer, EXPLICAÇÃO JUDICIAL, com fulcro no artigo 144 do Código Penal, Contra Lampião, Nacionalidade..., Estado Civil..., Empregado..., inscrito no CPF de número ..., Endereço eletrônico, Residente e domiciliado à Rua..., Nº..., Cidade..., Estado..., pelos fatos e fundamentos de direito a seguir.
1. DO CABIMENTO:
A priori, convém salientar que a presente ação se encontra acostada devido ao Sr. Lampião fazer uso de termos confusos, propagados em face da empresa onde trabalhou por anos para o Sr. Zé Pequeno. Desta feita, faço jus ao artigo 144 do Código Penal, o qual permite em caso de declarações dúbias requerer que sejam explicadas em juízo, para assim prosseguir com ação pelo crime contra honra ou não. 
Portanto, não é cabível ainda propor queixa-crime, tendo em vista a não fidúcia de que as alegações ofertadas constituam crime contra a honra da empresa.
2. DOS FATOS:
Lampião trabalhou durante anos na empresa de Zé Pequeno, ocupando o cargo de confiança, no ano passado foi demitido, pois a firma vinha passando por dificuldades financeiras. Insatisfeito com a demissão, Lampião passou a dizer que seu patrão deveria abrir “a caixa preta” de sua atividade empresarial, passando a percepção de que existiam muitas irregularidades no negócio. 
Zé Pequeno, tomando conhecimento do fato e tendo dúvidas do teor das frases proferidas, pretende requerer explicações destinadas a instrumentalizar uma futura ação penal. 
3. DO DIREITO:
Analisando os fatos apresentados, é notável a presente impossibilidade de interposição de uma queixa-crime contra o Sr. Lampião, contudo, desejando que o requerido esclareça suas falas, para que haja possibilidade de interpretar o significado de “abrir a caixa-preta”, o código penal prevê a possibilidade de solicitar explicações por meio de um pedido de explicação judicial. 
Assim, faz-se uso do artigo 144 do Código Penal, o qual garante a possibilidade de requer as explicações aqui já apresentadas e a partir daí, compreender a melhor forma de lidar com a situação, seja prosseguindo com uma queixa-crime, tendo em vista o possível crime contra honra, ou, em caso de fato atípico, seguindo cada parte a sua vida normalmente.
4. DOS PEDIDOS:
Tendo em vista todo o exposto até aqui, em face dos fatos e fundamentos apresentados, requer:
I – Que seja recebido o pedido de explicação judicial;
II – Que seja o requerido citado, para que apresente resposta dentro de 10 dias úteis; 
III – Que seja designada audiência de instrução e julgamento;
Local..., Data...
Advogado
OAB

Continue navegando