Buscar

Atividade magnetismo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade
1. Leia o excerto a seguir:“Campos elétricos e magnéticos estáticos estão desacoplados um do outro. Desta forma, cada campo existe por si só (ou seja, a fonte de campo elétrico independe do campo magnético e vice-versa) e pode ser tratado separadamente. Por outro lado, campos variáveis no tempo estão acoplados.” (GUSSOW, 2009, p. 9)
GUSSOW, M. Eletricidade básica. Porto Alegre: Bookman, 2009. (Coleção Schaum)
Com base no excerto apresentado, desenvolva um breve resumo (com uma ou até duas páginas) do processo de criação da teoria eletromagnética.
· A historia do eletromagnetismo pode ser considerada uma junção dos estudos acerca do magnetismo que séculos depois levou a descoberta da eletricidade.
Em 1819, Hans Christian Oersted físico dinamarquês descobriu que existem uma relação definida entre magnetismo e eletricidade. Ele descobriu que uma corrente elétrica é acompanhada de certos efeitos magnéticos que obedecem as leis definidas, se uma bussola se alinhara em ângulo reto ao condutor indicando dessa forma a presença de uma força magnética a presença dessa força pode ser demonstrada pela passagem de uma corrente elétrica por um condutor vertical.
· Circuito magnético ou campos estáticos - Muitos aparelhos elétricos dependem do magnetismo de um ou mais formas para sua operação. Para fazer esses equipamentos funcionarem de maneiras eficientes engenheiros planejaram intricados projeto para criar as condições magnéticas desejadas, os imãs projetados para um determinado trabalho devem ter intensidade necessária e devem ser produzidos com percursos magnéticos ou circuitos de formas e materiais apropriados.
Um circuito magnético é definido como o caminho percorrido pelas linhas de força magnética deixando o polo norte passando através do circuito completo e retornando ao polo sul. Um circuito magnético pode ser um circuito serie ou paralelo ou qualquer combinação.
· Campo elétrico – A função de transmissor das interações entre cargas elétricas podendo ser de afastamento ou aproximação de acordo com o sinal da carga que o produziu.
As cargas elétricas puntiformes são corpos eletrizados cujas dimensões são despreziveis se comparada as distancias que as separa de outras corpos eletrizados.
· Algumas diferenças e semelhanças do campo elétrico e magnético:
Campo elétrico: É composto por carga, possui monopolo, linhas abertas, se manifesta por linha campo elétrico, linha não se cruza campo magnético etc.
Campo magnético: Temos polo norte e sul, não existem monopolo, se manifest por linha campo magnético, linha fechada, linha não se cruza campo magnético etc.

Outros materiais