Buscar

2- Fórum (Excitação elétrica e ultrassonografia)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Gabriela Luiza Magro	
Data de envio: 28/02/2021
Período: 1º Período – T7 – Turma A
Assunto 1 - Qual a diferença dos canais iônicos do marcapasso (NSA) e do miócito contrátil?
Qual íon é responsável pelo "acoplamento" da excitação elétrica?
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bP3DxzY_q8k&t=3s
Os músculos especializados do coração são chamados de miócitos cardíacos, contraídos por impulsos elétricos, conhecidos como potenciais de ação. Esses impulsos começam a partir de um pequeno grupo de miócitos chamado de células marcapasso que constituem o sistema de condução cardíaco. As células marcapasso e os miócitos contrateis exibem formas diferentes do potencial de ação. 
As células marcapasso do nodo sinoatrial disparam espontaneamente em torno de 80 potenciais de ação por minuto, sendo que cada uma desencadeia um batimento cardíaco, elas não possuem um potencial de repouso verdadeiro, isso se deve a uma ação chamada de correntes “engraçadas”, presentes somente nas células na células marcapasso, que se abrem e permitem um influxo de sódio, a despolarização é conhecida como “potencial de marcapasso”. O canais de cálcio se abrem, íons de cálcio influem para dentro da célula, depolarizando mais ainda a membrana, isso resulta na fase ascendente, despolarização. No pico, canais de potássio se abrem, os canais de cálcio se tornam inativos e os íons de potássio deixam a célula, fase descendente, repolarização.
Miócitos contráteis tem um conjunto diferente de canais iônicos. Contém miofibrilas e um potencial de repouso estável. Despolariza apenas quando estimulado. Quando a célula é despolarizada tem mais sódio e cálcio dentro da célula. Os íons positivos escapam por intersecções até as células adjacentes e aumentam a voltagem da célula até o limiar. Canais rápidos de sódio se abrem criando um influxo rápido de sódio e aumento da voltagem, fase despolarizadora. Os canais de cálcio do tipo L se abrem causando um influxo lento, mas constante. No seu pico, canais de sódio se fecham rapidamente e canais de potássio se abrem, isso resulta em uma pequena diminuição de potencial de membrana, conhecida como repolarização precoce. Os canais de cálcio se mantem abertos e o efluxo de potássio é equilibrado pelo influxo de cálcio, isso mantém o potencial de membrana relativamente estável, causando o platô. O cálcio é crucial no acoplamento da excitação elétrica, a contração muscular física, o influxo de cálcio do fluído extracelular não é suficiente para induzir a contração, em vez disso, ativa uma liberação de cálcio muito maior, conhecida como liberação de cálcio induzida por cálcio. O cálcio desencadeia a contração por um mecanismo de filamento deslizante, à medida que os canais de cálcio se fecham, o efluxo de cálcio predomina e a voltagem da membrana retorna a seu valor de repouso, repolarização. O período refratário absoluto é muito mais longo no músculo cardíaco.
O íons responsável pelo acoplamento é o cálcio.
Assunto 2 - Como funciona um aparelho de ultrassonografia?
Chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Ele emite ondas sonoras inaudíveis ao ser humano. Quando atingem as partes internas do corpo retornam em tempos diferentes, são processadas pelo computador e formam imagens.

Outros materiais