Buscar

Antropologia Geral e da Religião TEO60 I Aavaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I - Antropologia Geral e da Religião (TEO60) NOTA DEZ (10)
 1-O primeiro emprego moderno do termo etnologia é do final do século XVIII, e foi de Kóllar, jurista e etnólogo na corte do império Austro-Húngaro. Esse autor definia etnologia como: "a ciência das nações e povos, ou o estudo dos eruditos no qual investigam nas origens, línguas, costumes e instituições das várias nações e, finalmente, na pátria e antigas sedes para poder julgar melhor as nações e povos de seus próprios tempos". Sobre como o século XVIII é também conhecido, assinale a alternativa CORRETA:
A) Século das luzes. B) Século das trevas. C) Século da vida. D) Século do amor.
2-Presentemente grande parte das etnografias são realizadas por antropólogos que passaram por treinamento nas diferentes técnicas antropológicas contemporâneas de coleta de dados e registro de culturas distintas, técnicas que implicam o convívio empático e participativo junto aos povos por eles estudados. Sobre a definição de etnocentrismo, segundo Hoebel e Frost A) Teria um papel positivo para o próprio grupo, favorecendo o ajuste individual à cultura e à coesão social, por levar os membros de uma determinada cultura a considerar e aceitar o seu modo de vida como o melhor e o mais saudável. B) Consistiria na atitude do indivíduo de supervalorizar sua própria cultura contra todas as outras. C) Visão das coisas segundo a qual os bens e o modo de ser do próprio indivíduo são o centro de tudo. D) Visão das coisas segundo a qual os valores e o modo de ser do próprio grupo são o centro de tudo, e todas as outras são avaliadas e julgadas com referência a ela.
3-Alguns estudiosos consideram a etnografia e a etnologia como ramos da ciência da cultura, enquanto que alguns antropólogos têm a etnografia e a etnologia como métodos procedimentais da disciplina antropologia.Sobre a etnografia, assinale a alternativa CORRETA: A) Etnografia seria a maneira pela qual a antropologia coletaria os dados de que lança mão em suas especulações, sendo resultado do contato entre a objetividade do teólogo e aquela dos membros das culturas que estuda. B) Etnografia seria a maneira pela qual a antropologia coletaria os dados de que lança mão em suas especulações, sendo resultado do contato entre a subjetividade do antropólogo e aquela dos membros das culturas que estuda. C) Etnografia seria a maneira pela qual a teologia coletaria os dados do contato entre a subjetividade do antropólogo e aquela dos membros das culturas que estuda. D) Etnografia seria a maneira pela qual a teologia coletaria os dados de que lança mão em suas especulações, sendo resultado do contato entre a subjetividade do antropólogo e aquela dos membros das culturas que estuda. 
4-Dentro da tradição norte-americana, a antropologia divide-se em quatro grandes áreas de investigação, a saber: a Antropologia Física ou Biológica; a Arqueologia; a Linguística e a Antropologia Cultural. Sobre a Linguística, assinale a alternativa CORRETA: A) Seu interesse primordial está em conhecer o comportamento humano em sua dimensão cultural, ou seja, as formas pelas quais nós agimos em função da cultura da qual fazemos parte. B) Estuda o ser humano em suas características biológicas, procurando determinar a origem e evolução de nossa espécie, sua anatomia, fisiologia e características fenológicas, tanto em populações humanas atuais, quanto nas antigas. C) Se ocupa das línguas humanas, no que diz respeito a sua estrutura interna, suas conexões, história, dinâmica de mudança e, notadamente, o significado que estas conferem à cultura e à expressão do ser humano em uma dada sociedade, dentro da perspectiva que é a língua o meio privilegiado pelo qual nossa espécie apreende o mundo e lhe dá sentido. D) Investiga a evolução das sociedades humanas ao longo da história, focando exclusivamente naquelas extintas e sem escrita, e tendo por base os vestígios arqueológicos.
5A Antropologia Social privilegia aqueles aspectos da vida social que são relativos à família e ao parentesco e ainda ao domínio do econômico, do político, do religioso e do jurídico, entendendo-os enquanto partes de um todo articulado que os determina, a saber: a sociedade. Sobre as características da Antropologia Social, assinale a alternativa INCORRETA: A) Seu enfoque sincrônico e sua recusa à diacronia.
B) Estuda o ser humano em suas características biológicas, procurando determinar a origem e evolução de nossa espécie (a partir do achado de fósseis de hominídeos e pré-hominídeos), sua anatomia, fisiologia e características fenológicas, tanto em populações humanas atuais, quanto nas antigas.
C) Os antropólogos sociais são especialistas nas relações sociais manifestas na família e no parentesco, bem como nos diferentes grupos etários, na organização política e jurídica e nas atividades econômicas, aquilo que eles denominam como estrutura social. D) Antropologia Social não se preocupa com a reconstituição histórica das instituições que observa em uma dada sociedade, mas antes privilegia a comparação com outras observáveis em outras sociedades.
6-Os princípios éticos presentes nos universos religiosos moldam comportamentos humanos. As tradições religiosas são fontes de valores éticos, na medida em que fornecem meios e sinalizam para uma conduta íntegra de seus adeptos. Cada religião, a seu modo, constitui, assim, um aparato ético pautado nos próprios textos sagrados ou em normas instituídas por seus fundadores, conforme a tradição de origem. As tradições religiosas assumem um discurso ético que forma a base de suas ações, inseridas em um ambiente social, que dialoga com assuntos prementes da sociedade. As transformações ocorridas no seio da sociedade contemporânea desencadearam muitos desafios, como a urbanização desordenada, a massificação dos meios de comunicação, as crises de mercado, o fenômeno de globalização e outros. Tais desafios, provocam no ser humano um vazio existencial, deixando-o abandonado, sedento, consumista, efêmero, sem consistência. Assim, as religiões tornam-se espaços onde as pessoas buscam um sentido para vida.
A partir dessas ideias, conclui-se que, no ponto de aproximação entre tradições religiosas, no que concerne à ética, está: A) A velocidade das transformações ocorridas no seio da sociedade contemporânea, com seus significativos desafios e exigências. B) O fato de as religiões construírem um aparato ético padronizado, tendo como base os textos considerados sagrados ou as normas instituídas pelas divindades que as originaram. C) A busca por proporcionar às pessoas meios para a obtenção da felicidade, cujo sentido está centrado em fazer o bem ao semelhante, desde que este não desrespeite os dogmas de cada crença.
D) O fato de que as religiões, assumindo um discurso ético com base nas suas tradições religiosas, inserem-se em um ambiente social e oferecem sentido para a existência humana.
7-Não é possível pensar o processo de construção cultural como ausente de encontros conflituosos. O homem, ser dinâmico e mutável, significa e ressignifica a realidade dialeticamente, dando-lhe sentido. Uma consequência gerada pela secularização foi o pluralismo religioso, conforme denominou Berger (1985), ou seja, as religiões não possuem mais o monopólio sobre a sociedade e suas esferas; dessa forma, surge o pluralismo, que possibilita às pessoas transitar pelas mais variadas formas de expressão religiosa. Assim, crescem o mercado e a oferta religiosa, o que se pode perceber nitidamente em nossas cidades, pelo número de igrejas que abrem e fecham todos os dias, na esteira dos novos movimentos religiosos (NMRs). O processo de secularização não afeta simplesmente o espaço das tradições religiosas, mas também a cultura vigente e, mais, a dimensão subjetiva da pessoa. Os NMRs, extremamente diversos, tornam-se visíveis a partir da Segunda Guerra Mundial e, como religiosos, oferecem não apenas um posicionamento teológico sobre a existência e sobre as coisas sobrenaturais, mas se propõem a responder, no mínimo,a algumas questões últimas que, tradicionalmente, têm sido endereçadas às grandes religiões. A) As consequências da secularização uniformizaram as religiões tradicionais. B) A secularização contribuiu para o surgimento de novas expressões religiosas. C) Os NMRs representam uma realidade que atinge uma cultura específica. D) O processo de secularização favoreceu o predomínio das religiões sobre as sociedades.
8-Toda cultura pode ser classificada em diferentes aspectos. Uma classificação amplamente aceita desta seria aquela que a divide entre material, imaterial, real e ideal.Sobre a cultura material, assinale a alternativa CORRETA:A) Seria aquela efetivamente vivenciada por seus membros no cotidiano.
B) Consiste em coisas materiais propriamente, ou seja, em bens tangíveis. C) Abarca todos os elementos intangíveis da cultura. D) É a cultura tal como ela se apresenta no discurso de seus membros, consistindo no conjunto de ações idealizadas por aqueles que compõem uma dada cultura.
9-Para Marconi e Presotto (2001), seria através da observação participante que o antropólogo teria a chance de viver entre o grupo estudado, podendo, assim, tomar parte de suas conversas, ritos e atividades, e observar o conjunto de manifestações de caráter ideológico e material deste povo; bem como as maneiras pelas quais os indivíduos da sociedade pesquisada reagem aos estímulos psicológicos e ainda os mecanismos adaptativos e o sistema de valores de sua cultura.Sobre a observação participante, segundo Marconi e Presotto (2001), assinale a alternativa INCORRETA: A) Esta prática demandaria do pesquisador argúcia, objetividade e uma atitude relativista quanto à cultura pesquisada. B) O antropólogo não precisa ter disponibilidade para atuar junto ao campo, pois o que importa é a teoria e não a prática nesse tipo de análise.
C) Disponibilidade do antropólogo em permanecer em campo durante largos períodos, ou o suficiente, pelo menos, para a compreensão da cultura estudada.
D) As técnicas associadas à observação participante seriam o registro sistemático das atividades e práticas observadas, tanto por meio do diário de campo do pesquisador, quanto de fichas, fotografias, gravações, filmes e demais meios disponíveis. 
10Um aspecto fundamental da cultura é seu caráter simbólico. Ela é transmitida pelo conjunto todo dos elementos sociais. No entanto, para estudar e compreender a fundo este conceito, podemos classificá-la em diferentes tipos de cultura. São elas: a cultura material, imaterial, real e ideal. A partir destes pressupostos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Cultura material. II- Cultura imaterial. III- Cultura real.
IV- Cultura ideal.
( ) Refere-se à realização prática da cultura, as atividades cotidianas por meio de ações concretas.
( ) Basicamente consiste em bens reais, materiais e tangíveis, construídos pelos seres humanos.
( ) São os discursos produzidos e valorizados por pessoas de uma cultura, mas que não necessariamente são praticados.
( ) Diz respeito aos elementos intangíveis da cultura, como a música, a dança, os hábitos e os valores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - IV - I - III. B) III - I - IV - II. C) III - I - II - IV. D) I - III - IV - II.
“Porque pelas tuas palavras, serás justificados e, pelas tuas palavras serás condenado.”(Mateus 12:37)

Outros materiais