Buscar

Portfólio 3 Resolvido

Prévia do material em texto

Portfólio 03
Atividade de Portfólio
Equipe: Afonso L. Saraiva - 510864
 Leticia Kathleen Rodrigues Camurca - 510708
 Rebecca Castro Cysne - 500753
1. Descreva como fazer a detecção do íon amônio e por que sua detecção deve ser feita na amostra original?
Para a detecção do íon de amônio devemos primeiramente umedecer um vidro de relógio com água e aderir um pedaço de papel de pH no mesmo. No cadinho é adicionado um segundo papel de pH no seu interior. Nesse cadinho é adicionado sobre o papel, 15 gotas da amostra e de hidróxido de sódio até que o papel se torne azul, para garantirmos que a solução se encontra básica. Imediatamente após o papel se tornar azul é tampado o cadinho com o vidro de relógio. Se o papel presente no vidro de relógio também se tornar azul, o vapor formado (gás amoníaco) também é básico e portanto constata-se a presença de amônio.
Conforme descrito no passo-a-passo acima, o íon pode ser identificado pela formação do gás amoníaco NH₃. A análise é feita na amostra original pois durante o processo de separação de cátions a amônia é inserida diversas vezes, podendo detectar o gás erroneamente na amostra estudada se for feita na solução obtida após a separação do 4° grupo.
2. Durante a análise do 3º grupo de cátions, o que indica o aparecimento de uma solução violeta durante a análise deste grupo? Qual a forma em que este íon se apresenta para dar esta coloração?
A cor violeta evidencia a presença de manganês. Após a centrifugação do precipitado e adição de 5 gotas de ácido nítrico e 5 de peróxido de hidrogênio, o óxido de manganês (MnO₄) se solubiliza e torna-se em Mn²⁺.
3. Por que as separações analíticas na análise sistemática dos cátions do 4º Grupo são muito difíceis? Explique com reações.
Os precipitados de cálcio, estrôncio e bário possuem propriedades químicas muito similares entre si, além de não sofrerem reações de oxirredução, serem substâncias tipicamente iônicas e possuírem a constante do produto de solubilidade semelhante.
Esses precipitados, os carbonatos, podem ser descritos nas seguintes reações:
I. Ca²⁺ + CO₃ → CaCO₃
II. Sr²⁺ + CO₃ → SrCO₃
III. Ba²⁺ + CO₃ → BaCO₃
4. Em uma solução amostra desconhecida foi feito o seguinte procedimento na sequência.
A. Adicionou-se ácido clorídrico (HCl) e houve a formação de precipitado.
B. Na solução oriunda da etapa anterior foi adicionada tioacetamida (TA), HCl e houve formação de precipitado.
C. Na solução oriunda da etapa anterior adicionou-se Tioacetamida (TA), amônia (NH₃), e cloreto de amônio (NH₄Cl) até tornar o meio alcalino e não houve a formação de precipitado.
D. Na solução oriunda da etapa anterior, foi adicionado carbonato de amônio (NH₄)₂CO₃ e houve formação de precipitado.
Diante dos resultados em cada item respectivamente, responda se a afirmativa é falsa ou verdadeira e o porquê.
I. Nesta amostra não há chumbo e não há prata.
Falso. Logo na etapa A descrita, nota-se a formação de precipitado. Para a separação no 1º grupo de cátions, pode haver a formação de precipitados com íons Pb²⁺ e Ag⁺.
II. Nesta amostra pode haver arsênio.
Verdadeiro. Com a afirmação quanto a formação de precipitado na etapa B, referentes ao 2º grupo de cátions, pode-se deduzir a presença de precipitado de arsênio.
III. Nesta amostra não há cobalto. 
Verdadeiro. Ao observarmos a adição de tioacetamida, amônia e cloreto de amônio na etapa C descrita, nota-se que se refere ao 3º grupo de cátions, onde temos como precipitado o CoS. Porém, nessa solução não há formação de nenhum precipitado.
IV. Nesta amostra há cálcio.
Verdadeiro. Com a formação de precipitados na etapa D, referente ao 4º grupo de cátions, pode-se supor a presença do precipitado CaC₂O₄.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes